Fernando Meirelles critica Bolsonaro: “Está destruindo tudo!”
Wilson Spiler
Ao participar de uma mesa-redonda do site The Hollywood Reporter, Fernando Meirelles foi questionado sobre o “ambiente político reacionário” no Brasil sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro.
“Para o cinema brasileiro, é um momento duro. Ele [Bolsonaro] está destruindo tudo o que construímos (…) Nos anos 1990, antes de filmarmos Cidade de Deus, estávamos fazendo nove filmes por ano; no ano passado, foram 150. Agora, Bolsonaro está bloqueando tudo. Tem sido difícil”, lamentou o cineasta.
Embora já tenha assinado diversos filmes em Hollywood, Meirelles garantiu que jamais deixaria o Brasil para se mudar para os EUA.
“Eu tenho raízes muito profundas no meu país, e eu amo dirigir em português. Eu entendo inglês, mas não sinto, sabe? Se você diz ‘mango tree’ em inglês, para mim é só uma árvore. Em português, ‘mangueira’ tem outros significados afetivos para mim”, finalizou.
Para assistir à entrevista completa, clique AQUI.
Leia mais:
– ‘HISTÓRIA DE UM CASAMENTO’ LIDERA INDICAÇÕES AO GLOBO DE OURO: VEJA!
– ‘DOIS PAPAS’ (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘EDUARDO E MÔNICA’ TEM PRIMEIRO TRAILER DIVULGADO – VEJA!
Sobre Fernando Meirelles
Fernando Meirelles é um dos diretores brasileiros mais reconhecidos no cenário internacional. Responsável pelo clássico Cidade de Deus, o cineasta logo chamou a atenção de Hollywood e foi convidado para filmes como O Jardineiro Fiel (2005), que recebeu quatro indicações para o Oscar, tendo, inclusive, ganho na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante (Rachel Weisz); e Ensaio Sobre a Cegueira (2008), adaptação do best-seller de José Saramago, que contou com um elenco estelar, com nomes como, por exemplo, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Gael García Bernal, Danny Glover, Sandra Oh e a também brasileira Alice Braga.
Lista de prêmios
A saber, Fernando Meirelles é cotado para a temporada de premiações de 2020, inclusive ao Oscar. Afinal, Dois Papas, filme lançado pela Netflix recentemente, vem sendo muito elogiado pela crítica. O filme, aliás, já recebeu quatro prêmios internacionais:
- Favorito da Audiência no 42º Mill Valley Film Festival, na Califórnia;
- Melhor Filme no 6º Orca Island Film Festival, na Islândia;
- Prêmio MIAMI GEMS 2019 Gigi Guermont Audience Award no 37º Miami Film Festival;
- Prêmio da Audiência no 27º Hamptons Film Festival.
Além disso, Dois Papas foi indicado em quatro categorias no Globo de Ouro, entre elas, as de Melhor Filme de Drama e Melhor Roteiro.
Sobre ‘Dois Papas’
Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, Dois Papas apresenta um retrato intimista sobre um momento decisivo na história da Igreja Católica. A saber, o filme estreou mundialmente na Netflix em dezembro e teve sessão concorrida na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, tendo, inclusive, encerrado o evento.