Começa o Festival do Rio 2015: saiba tudo sobre o evento
Wilson Spiler
O Festival do Rio 2015 começa nesta quinta-feira (01/10) para a felicidade dos cinéfilos de plantão! Até o dia 14 de outubro, o Rio de Janeiro será a capital mundial do cinema.
Além das mostras já tradicionais, como Panorama, Expectativa, Première Brasil, Midnight, Première Latina etc, para este ano, o Festival do Rio preparou uma seleção abrangente e plural, com cerca de 280 filmes vindos de mais de 65 países. O circuito traz novidades, como a entrada do Cine Carioca Méier e o retorno do Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro e da Cinemateca do MAM.
A Première Brasil apresenta mais uma vez o melhor da produção nacional. Uma festa de mais de 50 filmes de todo o país, entre longas e curtas, de diretores estabelecidos e novos talentos. Para comemorar o aniversário da cidade, teremos ainda a mostra comemorativa Rio 450.
A celebração continua com uma homenagem aos 100 anos do mestre Orson Welles, uma retrospectiva especial das animações japonesas do Studio Ghibli e uma aula de cinema com Hal Hartley, que vem à cidade revisitar sua obra e ministrar uma lição de cinema aberta ao público. Seguindo seu maior objetivo – estimular o mercado cinematográfico e desenvolver a indústria no país –, o RioMarket promove a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas do ramo, proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação de profissionais do mercado. Este ano, a sede do Festival do Rio, que abriga o RioMarket e vários eventos abertos ao público, será no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, no Flamengo.
O documentário “Chico – Artista Brasileiro”, de Miguel Faria Jr., abre o festival neste dia 1º de outubro. Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor de uma extraordinária coleção de canções que habitam o imaginário coletivo do país, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme. O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico. “É um artista revisitando a sua própria história do ponto de vista da maturidade”, resume o diretor, que em 2005 assinou o bem-sucedido documentário sobre Vinicius de Moraes, recorde de público.
A co-produção entre Argentina e Espanha “O Clã”, do consagrado diretor Pablo Trapero, vencedor do Leão de Prata de melhor direção no último Festival de Veneza, encerra com chave de ouro o Festival do Rio 2015. Para saber mais sobre o evento, clique nos links abaixo:
>> CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS