FESTIVAL DO RIO 2016 | Listamos 15 filmes que você não pode deixar de ver

Wilson Spiler

Os amantes do Cinema já têm o que comemorar: começa hoje a edição 2016 do Festival do Rio, o maior evento do gênero do estado e, quiçá, do país. Para que vocês possam aproveitar melhor a concorrida lista de filmes do festival, fizemos o favor de lista 15 (mais um bônus) filmes que vocês não podem deixar de ver.

Os motivos são os mais diversos, desde a importância histórica às premiações recebidas em importantes festivais no exterior. Toda lista gera polêmica, é verdade, mas garantimos que nesse angu não tem caroço e que sai coisa boa desse omelete.

Para conferir toda a programação do Festival do Rio 2016, acesse o site oficial. Confira abaixo a nossa relação e boa diversão! 😉

Manchester à Beira-Mar

Lee Chandler é uma espécie de faz-tudo do pequeno complexo de apartamento onde vive, no subúrbio de Boston. Ele passa seus dias tirando neve das portas, consertando vazamentos e fazendo o possível para ignorar a conversa de seus vizinhos. Em suas noites vazias, Lee bebe cerveja no bar local e arruma confusão com qualquer um que lhe lançar um olhar. Quando seu irmão mais velho morre, ele recebe a desagradável surpresa de sua nomeação como tutor de seu sobrinho. De volta a sua cidade natal, ele terá que lidar com memórias queridas e dolorosas. Sundance Film Festival 2016.

Por que assistir?

Possível indicação ao Oscar de Melhor filme, Melhor Diretor (Kenneth Lonergan), Melhor Ator (Casey Affleck) e Melhor Atriz Coadjuvante (Michelle Williams). Concorreu ao melhor filme do Festival de Sundance 2016.

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 08/10 19:10 Reserva Cultural Niterói 2
Terça, 11/10 15:30 Roxy 3
Sexta, 14/10 16:30 Kinoplex São Luiz 4
Sexta, 14/10 21:45 Kinoplex São Luiz 4

Cinema Novo

O filme segue uma linha interpretativa e reflexiva, e pretende, a partir do acervo de imagens produzido pelo Cinema Novo e de depoimentos sobre o movimento, mostrar sua história e qual a medida de sua influência no Brasil de hoje.
Por que assistir?
Premiado com o L’Œil d’or (Olho de Ouro) de Melhor Documentário no Festival de Cannes. Ainda há a possibilidade de conhecer um pouco do trabalho de um dos mais importantes cineastas que o Brasil já viu: Glauber Rocha.

DIA SESSÃO CINEMA
Sexta, 14/10 19:30* Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Sábado, 15/10 21:30 Reserva Cultural Niterói 4
Terça, 18/10 16:00 Ponto Cine

* Sessão com convidado(s)

Loving

Richard e Mildred Loving formam um casal inter-racial nos EUA da década de 1960. Eles passaram os primeiros nove anos juntos lutando pelo direito de viver como uma família em sua cidade natal. Seu caso ficou conhecido na história do direito civil como Loving vs. Virginia e percorreu todo o caminho até a Suprema Corte que, em 1967, validou o matrimônio, oficializando-o como o primeiro casamento entre pessoas de raças diferentes em seu país. Esta história real de amor inspirou e ainda inspira casais ao redor do mundo. Do diretor Jeff Nichols (O abrigo). Festival de Cannes 2016.

Personal Shopper

Maureen é uma jovem americana que vive em Paris e trabalha como compradora de roupas para uma celebridade. Ela detesta seu trabalho, mas não vê outra forma de se sustentar na capital francesa. Em suas horas vagas, Maureen exercita sua capacidade psíquica de se comunicar com espíritos, em especial com Lewis, seu irmão gêmeo recém-falecido. Certo dia, ela começa a receber mensagens ambíguas, agora de fonte desconhecida. O longa é a segunda parceira entre a atriz Kristen Stewart e o diretor Olivier Assayas, dois anos após Acima das nuvens. Melhor diretor no Festival de Cannes 2016.
Por que assistir?
Premio de Melhor Diretor para Olivier Assayas no Festival de Cannes 2016. Estrelado por Kristen Stewart.

DIA SESSÃO CINEMA
Terça, 11/10 19:15 Estação NET Botafogo 1
Quarta, 12/10 21:30 Estação NET Ipanema 2
Sexta, 14/10 16:40 Roxy 1
Domingo, 16/10 17:00 Reserva Cultural Niterói 4

Pequeno Segredo

Um filme com histórias interligadas e conectadas por um único segredo que irá revelar as trágicas e belas vidas de três famílias e como esperança, sonhos e destino são capazes de unir pessoas de diferentes partes do mundo. Baseado na história real que inspirou o best-seller homônimo.
Por que assistir?
Representante do Brasil na disputa ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2017.

DIA SESSÃO CINEMA
Segunda, 10/10 19:30* Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Quarta, 12/10 21:15* Reserva Cultural Niterói 4

* Sessão com convidado(s)

Pitanga

O documentário investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antônio Pitanga, que, dirigido por grandes cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr., foi destaque em alguns dos momentos de maior inquietação artística do cinema brasileiro.
Por que assistir?
Dá ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais de Glauber Rocha, considerado um dos maiores diretos da cinematografia brasileira. Antônio Pitanga era um dos maiores atores do cinema nacional durante os anos de glória do cineasta, de Cacá Diegues e de Walter Lima Jr.

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 15/10 19:00* Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Domingo, 16/10 21:15 Reserva Cultural Niterói 4
Quarta, 19/10 16:00 Ponto Cine

* Sessão com convidado(s)

É Apenas o Fim do Mundo 

Após 12 anos distante, um escritor retorna a sua cidade natal para contar à família sobre sua morte iminente. Mas o ressentimento logo altera seus planos para aquela tarde, dando lugar a rixas que alimentaram e ainda alimentam solidão e dúvidas, enquanto todas as suas tentativas de empatia são sabotadas pela incapacidade das pessoas em ouvir e amar. Neste seu novo filme, Xavier Dolan adapta a peça homônima de Jean-Luc Lagarce. Com Léa Seydoux, Marion Cotillard e Vincent Cassel. Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2016.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2016.

DIA SESSÃO CINEMA
Terça, 11/10 21:15 Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Sexta, 14/10 13:00 Reserva Cultural Niterói 2
Sexta, 14/10 19:15 Reserva Cultural Niterói 2
Sábado, 15/10 17:40 Roxy 1
Domingo, 16/10 14:30 Kinoplex São Luiz 2

Elis

A história da cantora Elis Regina, desde sua chegada ao Rio de Janeiro, com 19 anos, até sua morte trágica e precoce. Apesar de todas as dificuldades, o sucesso vem fulminante e a vida de Elis ganha projeção nacional e internacional. Jovem de origem humilde, se torna uma das maiores artistas da música e é considerada até hoje a maior cantora do Brasil.

Por que assistir?
Além de contar a história da maior cantora da história do país (para a grande maioria), o filme recebeu os prêmios de Melhor Atriz (Andréia Horta), Melhor Montagem e Melhor Filme – Júri Popular no Festival de Gramado.

DIA SESSÃO CINEMA
Sexta, 07/10 19:00* Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Segunda, 10/10 21:45* Reserva Cultural Niterói 2

* Sessão com convidado(s)

Capitão Fantástico

Nas profundezas de uma floresta no noroeste do Pacífico, isolado da sociedade, Ben, um pai devoto, dedicou sua vida a transformar seus seis filhos em adultos extraordinários. Quando uma tragédia atinge a família, eles são obrigados a deixar este paraíso idealizado e começar uma viagem ao mundo exterior. Uma aventura que desafiará suas ideias sobre família e coletividade, forçando-os a relativizar tudo o que lhes foi ensinado até agora. Será Ben o melhor ou o pior pai do mundo? Com Viggo Mortensen. Sundance e prêmio de melhor diretor na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2016.

Por que assistir?

Ser estrelado por Viggo Mortensen já merece a sua atenção. Além disso, o longa levou o prêmio de Melhor Realizador (Matt Ross) na Sessão Un Certain Regard no Festival de Cannes 2016.

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 08/10 14:10 Kinoplex São Luiz 1
Sábado, 08/10 19:00 Kinoplex São Luiz 1
Domingo, 09/10 14:00 Cinemark Downtown 10
Domingo, 09/10 18:45 Cinemark Downtown 10
Segunda, 10/10 13:00 Reserva Cultural Niterói 2
Segunda, 10/10 19:30 Reserva Cultural Niterói 2
Sexta, 14/10 17:00 Roxy 2

O Contador

Christian Wolff é um gênio da matemática que tem mais afinidade com os números do que com pessoas. Sua vida pacata parece se resumir à gerência de um pequeno escritório de contabilidade em Atlanta. O burocrático negócio, no entanto, serve apenas como fachada para seu verdadeiro trabalho: ele manipula os números para algumas das organizações criminosas mais perigosas do mundo. Enquanto o governo passa a investigá-lo mais de perto, Wolff ajuda a contadora de uma empresa de robótica a resolver um rombo de milhões de dólares. Com Ben Affleck e Anna Kendrick.

Por que assistir?

Dirigido por Gavin O’Connor (Guerreiro), o longa tem no elenco grandes nomes como Ben AffleckAnna Kendrick, J. K. Simmons, Jon Bernthal, Jeffrey Tambor e John Lithgow.

DIA SESSÃO CINEMA
Quarta, 12/10 16:15 Cinemark Downtown 10
Quarta, 12/10 21:15 Cinemark Downtown 10
Quinta, 13/10 14:30 Kinoplex São Luiz 2
Quinta, 13/10 21:45 Kinoplex São Luiz 2
Sábado, 15/10 21:30 Roxy 1
Domingo, 16/10 21:30 Reserva Cultural Niterói 2

Eu, Daniel Blake

Daniel Blake, 59 anos, trabalhou como marceneiro durante a maior parte de sua vida em Newcastle, Reino Unido. Agora, depois de um ataque cardíaco que quase o fez despencar de um andaime, ele precisa da ajuda do Estado pela primeira vez em sua vida. Em sua jornada burocrática, ele cruza o caminho de Katie e seus dois filhos. Para ela, só ha duas opções: viver em um abrigo para sem-tetos ou mudar-se para uma cidade a cerca de 500 quilômetros de Londres. Um retrato fiel da Grã-Bretanha moderna. Do mestre do cinema inglês Ken Loach. Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016.

Yoga Hosers

Colleen Collette e Colleen McKenzie estão no primeiro ano de faculdade em Manitoba, no Canadá, onde passam seus dias fazendo yoga e com os rostos grudados em seus smartphones. Um dia, os dois rapazes mais cobiçados da faculdade as convidam para uma festa. Mas elas acabam por acidentalmente despertar uma força demoníaca enterrada no solo de Manitoba e, para conseguirem ir a festa, terão de lutar contra um exército de pequenos monstros chamados Bratzis, com a ajuda do caçador Guy Lapointe. Do diretor Kevin Smith (O balconista, Procura-se Amy, Pagando bem, que mal tem?). Sundance 2016.
Por que assistir?
Kevin Smith é um ícone no meio nerd. Conhecido como roteirista de quadrinhos e ator, os filmes do diretor geralmente se passam na sua cidade natal, Nova Jérsei, e são cheios de referências à cultura pop, em particular à quadrinhos e Star Wars.

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 08/10 14:50 Roxy 1
Sexta, 14/10 17:15 Reserva Cultural Niterói 4
Sábado, 15/10 14:00 Roxy 3
Domingo, 16/10 19:00 Kinoplex São Luiz 1

Voyage of Time: Life’s Journey

Este ambicioso e épico documentário do diretor Terrence Malick (Além da linha vermelha, A árvore da vida) é uma viagem no tempo pela história do universo: testemunhamos o nascimento das estrelas e a evolução da vida na Terra, nos maravilhamos com a grandeza do Sol e dos planetas e mergulhamos nas profundezas dos oceanos, onde criaturas incandescentes flutuam na escuridão. Com narração da atriz Cate Blanchett, o filme é um olhar contemplativo sobre a grandeza do infinito que nos envolve, através de imagens tanto reais quanto fabricadas. Festivais de Veneza e Toronto 2016.

Por que assistir?

Porque Terrence Malick merece sua atenção. Para os que valorizam a arte e a parte técnica do cinema, as obras do diretor são indispensáveis.

DIA SESSÃO CINEMA
Segunda, 10/10 22:00 Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Quarta, 12/10 17:20 Kinoplex São Luiz 2
Quarta, 19/10 19:50 Roxy 3

A Mulher que Se Foi

Para Horacia Somorostro, a vida se tornou uma eterna reclusão, uma prisão onde tudo tem sido muito difícil, cruel e inexplicável. Estamos em 1997, ano em que a princesa Diana morreu em um violento acidente de carro. O mundo chora a morte de Madre Teresa de Calcutá. Distante dos holofotes, as Filipinas são tomadas pelo medo, se transformando na capital asiática do sequestro. Um estudo incisivo do abismo entre ricos e pobres, passado e presente neste conto sobre uma mulher que passou quase metade de sua vida em suspensão. Do diretor Lav Diaz. Festival de Toronto e Leão de Ouro em Veneza 2016.
Por que assistir?
Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2016.

DIA SESSÃO CINEMA
Quinta, 13/10 19:00 Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Sexta, 14/10 14:00 Roxy 3
Terça, 18/10 19:00 Reserva Cultural Niterói 2

A Luz Entre Oceanos

Em uma ilha remota da Austrália, após a Primeira Guerra Mundial, um veterano ainda traumatizado se dedica ao seu novo emprego de faroleiro, enquanto busca consolo na solidão. Ele pretendia permanecer por um bom tempo sozinho, mas seus planos mudam quando conhece uma jovem cheia de vida que mora do outro lado da baía. Apesar dos obstáculos, eles rapidamente se casam na esperança de formar uma família. Mas o destino do jovem casal toma um novo rumo quando um barco levando uma criança e um homem morto chega à ilha. Com Michael Fassbender, Alicia Vikander e Rachel Weisz. Veneza 2016.

Por que assistir?

Com Michael FassbenderAlicia Vinkander, o filme dirigido por Derek Cianfrance (Namorados para Sempre, O Lugar Onde Tudo Termina) esteve presente na competição do Leão de Ouro em Veneza.

DIA SESSÃO CINEMA
Segunda, 10/10 18:45 Cinemark Downtown 10
Quarta, 12/10 21:15* Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

* Sessão com convidado(s)

*BÔNUS:

Divinas Divas

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, acompanhamos as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e de hoje.

Por que assistir?

Primeiro filme da atriz Leandra Leal como diretora dá visibilidade às travestis, marginalizadas pela sociedade durante anos. Uma ótima oportunidade de conhecer melhor esse mundo quase particular.

DIA SESSÃO CINEMA
Sábado, 08/10 19:00 Roxy 1
Sábado, 08/10 19:00 Roxy 2
Domingo, 09/10 13:00 Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
Segunda, 10/10 14:00 Kinoplex São Luiz 1
Segunda, 10/10 19:00 Kinoplex São Luiz 1

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN