Festival do Rio 2020 adiado novidades

Festival do Rio 2020 é adiado, mas promete novidades

Wilson Spiler

Infelizmente, o que já esperávamos, se confirmou: a edição 2020 do Festival do Rio foi adiada. A saber, o evento previsto para dezembro enfrentou, claro, dificuldades financeiras e sanitárias por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, os organizadores, parceiros e potenciais patrocinadores prometem novidades: estão sendo planejados eventos híbridos (presenciais e/ou com transmissão pela internet) para o primeiro semestre de 2021.

Aliás, a direção afirmou, em nota, que segue com “compromisso firme e inabalável com a indústria audiovisual, com a cidade do Rio de Janeiro, com o país e com o cinema brasileiro”. Ainda de acordo com o texto, isso foi decisivo para que eles prosseguissem com uma seleção oficial da Première Brasil.

Seleção oficial do Festival do Rio 2020

O Festival do Rio 2020 recebeu cerca de 700 inscrições de curtas e longas de ficção e documentário. Dessa forma, o anúncio da seleção oficial da Première Brasil acontece em 21 de dezembro.

– O Festival do Rio está trabalhando ao lado de seus patrocinadores e parceiros. E vislumbramos uma cidade renascendo com uma nova prefeitura. Canais de TV e plataformas de streaming, exibidores e distribuidores, parceiros institucionais e institutos culturais, todos queremos e precisamos do Festival. A cidade precisa do Festival. Mas, sobretudo, os produtores nacionais precisam de uma vitrine como a Première Brasil. A ideia é realizar projeções especiais ao longo do primeiro semestre de 2021 como forma de manter viva a relação do público com a Première Brasil e com o Festival – afirma Ilda Santiago, diretora do Festival do Rio.

Enfim, agora é aguardar para ver as novidades que o próximo Festival do Rio vai trazer ainda em 2020 ou não. Que a cultura resista e siga firme e forte no país. E que venham muitas outras edições do evento nos próximos anos.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN