Festival do Rio | ‘Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta’ faz um alerta sobre o futuro do planeta
Bruno Oliveira
Kopenawa: Sonhar A Terra-Floresta foi exibido no Festival do Rio na mostra Première Brasil: Hors Concours Longa-Metragem. Segundo a curadoria, ele foi selecionado aos 45 minutos do 2º tempo e quase ficou de fora. Esse é mais um documentário com foco nos índios. Nesse caso, os holofotes ficam em cima de Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena, xamã e defensor da Amazônia. Com ele entendemos como eles enxergam o mundo de forma poética e simples a ponto de nos ensinar lições que deveriam ser óbvias para o povo branco.
Sinopse
O filme explora o pensamento de Kopenawa sobre a preservação da Amazônia, sua ancestralidade e a cosmologia de seu povo, apresentando reflexões profundas sobre a crise climática e as transformações impostas pelo “povo da mercadoria”. O documentário traz uma vasta coleção de imagens de arquivo que retratam a trajetória de Davi e seu ativismo global em defesa dos direitos indígenas e da floresta. A obra também conta com depoimentos de parceiros próximos, como a fotógrafa Claudia Andujar, o antropólogo Bruce Albert e o líder indígena Ailton Krenak.
- Festival do Rio | ‘Meu Lugar É Aqui’ retrata o conservadorismo na Segunda Guerra
- Festival do Rio | ‘Eu Sou a Neta dos Antigos’ busca preservar as sementes nativas de Roraima
- Festival do Rio | ‘Caminho da Vida’ é um filme contemplativo
A filosofia de Kopenawa
A princípio, esse documentário parecia ser só um apanhado de registros de Kopenawa, mas aos poucos ele foi se moldando e se transformando em algo que eu não esperava. Para mim, que não conhecia as filosofias dele, foi bem impactante. As palavras de sabedoria parecem tão óbvias saindo de sua boca que nos faz parecer um bando de pessoas imbecis a atrasadas. Tudo o que ele diz me tocou e fez muito sentido. Ele não é só um defensor das florestas e da Amazônia, tudo o que ele fala também serve para o mundo se precaver, pois em breve, tudo pode acabar.
A Queda do Céu
Além dos registros de Kopenawa em vídeos, também temos momentos de contemplação em que são lidos trechos de suas obras literárias por vozes conhecidas de nosso Brasil. Entre eles, personalidades como Gilberto Gil, José Celso Martinez Corrêa e Camila Pitanga. O livro A Queda do Céu é a grande base desses textos. Lançado originalmente em 2010, marca a parceria de Kopenawa com Bruce Albert, etnólogo-escritor, e nos mostra pensamentos aquém do que imaginamos. Uma realidade muito diferente da nossa, mas que parece nos ensinar muito mais do que nós a eles.
A vida de Davi Kopenawa
O documentário é sobre Davi Kopenawa, e com isso em mente, alguns momentos de sua vida são mostrados e explicados. Começamos conhecendo a sua história de sua vocação de xamã que descobriu quando ainda era criança. Passamos pelo avanço do homem branco pelas florestas causando epidemias, violência e destruição. Terminamos com a luta de Davi para denunciar e parar esses avanços que tanto causam mal a seu povo quanto para o mundo inteiro. Tudo isso com muito aprendizado e nos dando tapa na cara com luva de pelica.
Conclusão
Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta é um documentário contemplativo que tenta nos passar uma mensagem preocupante de como as coisas estão indo em nosso mundo. Mesmo assim, notamos um ar positivo de que as coisas podem melhorar. Esse é mais um documentário que venho aqui indicar. Indico todos, eu sei, mas todos eles possuem algo a nos revelar e nos ensinar. Nunca é tarde para aprender alguma coisa, ainda mais se falarmos sobre nossa sobrevivência em nosso planeta.
Elenco do filme Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta
Davi Kopenawa
Ailton Krenak
Gilberto Gi
Claudia Andujar
José Celso Martinez
Ficha Técnica – Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta
Título original: Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta
Direção: Marco Altberg, Tainá de Luccas
Roteiro: Marco Altberg, Tainá de Luccas
Duração: 82 minutos
País: Brasil
Gênero: documentário, biopic
Ano: 2024
Classificação: Livre