Festival-Ecoando-2022-programação-shows

Fotos: Divulgação

Festival Ecoando traz novos artistas em shows gratuitos no RJ

Wilson Spiler

Música, arte, sustentabilidade e lifestyle. Essas são as premissas do Festival Ecoando 2022, movimento que prepara para levar ao público seu primeiro grande evento, nos dias 15 e 16 de outubro, no Parque Garota de Ipanema.

Com proposta inclusiva, integrativa e democrática, o festival chega para dar espaço a novos artistas e novos olhares da cena musical de uma forma única, em um palco emblemático da música brasileira com um line-up diversificado de artistas que vêm emergindo no cenário nacional.

Shows do Festival Ecoando

Entre os nomes selecionados para a edição de estreia estão: Luthuly, Feyjão, Tibi, Ternário (Izrra, Amanda Coronha e Lary), Adora, Guga Sabatiê, Julia Jóia, Becca, Cammie, Gui Valença, Mariana Mug, Leandro Léo, Analu, Liza Lou, Patrick Vieira, DJ Ramone, Dj Nicko, Dj Marisa D’Amato e mais um Headliner surpresa no segundo dia de evento. Além disso, apresentando essa primeira edição estarão Louise Heine, Giordanna Forte e Rafa Oliveira.

Trazendo para a realidade a proposta de ser uma experiência de entretenimento com propósito, o Festival Ecoando 2022 contará com uma área de projetos sustentáveis (onde serão ofertados produtos, serviços e presença de institutos), uma área de Gastronomia e Bar, espaços Instagramáveis e uma Área de Triagem e Reciclagem do Resíduo. Na programação, o público poderá desfrutar também de um treino funcional promovido pela Baby Brasa Sports.

Leia também:

Coldplay remarca shows no Brasil: veja as novas datas!

PittyNando: o verbo que tomou conta de fãs em show no Rio de Janeiro

Paramore anuncia shows no Brasil: veja onde e como comprar ingressos

Festival Ecoando e o meio ambiente

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Rio, o Festival Ecoando 2022 irá realizar ações como a limpeza da praia do Arpoador e do Diabo em Ipanema, e a gestão dos resíduos gerados durante o evento, com previsão de reciclar uma tonelada de lixo com certificação Evento Lixo Zero.

O Festival Ecoando também fará a distribuição de mudas de plantas nos dois dias de evento, que simboliza a entrega do replantio que está sendo executado na praça, a fim de compensar o CO2 produzido e conscientizar os participantes.

“Não é apenas sobre música, mas como a música pode deixar uma mensagem positiva e melhorar as pessoas. É sobre como as pessoas podem melhorar o mundo ao nosso redor. Queremos gerar uma experiência de entretenimento com propósito, onde o público fará parte de um evento lixo zero, que também irá compensar todo carbono (CO2) gerado com doações e plantio de mudas, além de um calendário de atividades de limpeza de praia e da praça, treino funcional e exposição de projetos e institutos ligados a esse tema”, afirma Renzo Simoni, um dos criadores do projeto.

Legado sustentável

Dentre as premissas do festival está a promoção da sustentabilidade. Para alcançar este objetivo de forma prática e deixar um legado sustentável, o evento promoverá as seguintes ações:

Selo lixo zero

Em todas as etapas de desenvolvimento e produção o projeto recebe uma assessoria de sustentabilidade para que sejam tomadas as melhores decisões no que tange aquisição de materiais e execução dos serviços contratados, além do descarte correto dos resíduos gerados durante todo o processo de produção, com certificação auditada pelo Instituto Lixo Zero Brasil e consultoria da Impacta e Agência Água;

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Através dos quais seguirão uma linha de trabalho comprometida com os objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS da ONU, e todo time de trabalho e sistema de produção estarão alinhados com os critérios ESG de mercado a fim de garantir que os padrões de desempenho social, ambiental e econômico sejam obtidos simultaneamente;

Ecoando 1 por 1

Para cada pessoa que se inscrever no canal do Youtube do festival, um resíduo será reciclado do meio ambiente e, em parceria com a ONG Route Brasil, serão promovidos mutirões de limpeza de ambientes para alcançar o maior número de inscritos e consecutivamente o maior número resíduos retirados do meio ambiente;

Compensação de carbono

O carbono gerado pela produção do festival será metrificado para compensação via plantio de árvores em parceria com a carpe projetos socioambientais.

Festival nasceu do projeto Ecoando Música

O projeto Festival Ecoando, que começou (e assim segue) toda terça-feira, no Dumont, na Gávea, em 2021, a partir dos encontros entre jovens artistas da cena carioca para compartilhar suas novas composições.

Dessa forma, o Ecoando Música se transformou em um sarau semanal, selo e acelerador cultural. Em um ano foram mais de 50 encontros, somando mais de 300 artistas que subiram ao palco para soltar o verbo e o verso para amigos, produtores e parceiros da cena artística carioca.

Ecoando Música na TV

Com o propósito maior de trazer à luz toda a qualidade artística que vinha sendo criada nestes encontros, de forma independente e autônoma, foi produzida e filmada uma diária de vivência artística e fruição musical em julho de 2021. Resultado desse movimento foi a primeira edição do projeto “Ecoando Música”, com lançamento no Youtube, Spotify e todas as plataformas digitais.

Como consequência natural o projeto seguiu produzindo pequenos shows desses artistas na capital fluminense e a realização de uma turnê musical – apresentada em série documental, lançada no ar pela TV Band Rio, dentro do programa Mood TV.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Programação do Festival Ecoando 2022

Sábado 15/10

9h – Limpeza de Praia Route
10h – Treino Baby Brasa
12h – Música On by Playlist
14h – Abertura de palco – DJ
15h – Shows
22h – Encerramento

Domingo 16/10

9h – Limpeza de Praia Route
10h – Treino Baby Brasa
12h – Música On by Playlist
14h – Abertura de palco – DJ
15h – Shows
22h – Encerramento

SERVIÇO: Festival Ecoando

Quando: dias 15 e 16 de outubro
Horário: das 09h às 22h
Shows: a partir das 14h
Onde: Praça Garota de Ipanema
Quanto: entrada gratuita
Classificação etária: livre

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN