Festival Musimagem 2022 confira a programação e os convidados Rachel Portman

Foto: Redes sociais / Reprodução

Festival Musimagem 2022 reúne amantes de trilhas sonoras em evento híbrido e gratuito

Wilson Spiler

As trilhas sonoras são essenciais para conectar os espectadores com filmes e séries. Por isso, para discutir os caminhos dessa indústria, o Festival Musimagem, um dos maiores eventos sobre trilha sonora do mundo e o único da América Latina, chega à sua oitava edição em 2022 celebrando a paixão do público por essas músicas.

O evento é gratuito e traz profissionais renomados da cinematografia nacional e internacional. Entre os convidados estão a vencedora do Oscar de melhor trilha sonora original por “Emma” (2020), Rachel Portman; bem como John Lunn, de “Downton Abbey” (2010); David Mansfield (“O Ano do Dragão”); e Christopher Gordon, premiado diversas vezes pela composição de “Moby Dick”.

O Festival Musimagem 2022 é a primeira edição híbrida do evento, que acontece entre os dias 8 e 13 de novembro, e faz sua estreia em São Paulo.  O público poderá acompanhar gratuitamente a programação presencial na Faculdade Santa Marcelina, nos dias 11 e 12, e sempre de forma remota pelo link: www.festival.musimagembrasil.com.

Leia também:

‘Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania’ ganha primeiro trailer: VEJA!

Festival de MPB de Ilha Solteira terá Gabriel Sater e A Banda Mais Bonita da Cidade

Moacyr Luz lança álbum de inéditas em homenagem ao Rio de Janeiro

Festival Musimagem 2022: convidados nacionais e internacionais

Além dos estrangeiros já citados, o Festival Musimagem 2022 também traz com profissionais consagrados do mercado nacional como Roberto Menescal  (“Bye Bye Brasil”); assim como Nivaldo Ornelas (“A Dança dos Bonecos”); e Túlio Mourão (“Jorge, Um Brasileiro”), além de contar com compositores da Musimagem.

As mesas vão mesclar sotaques durante os debates e palestras. Rachel Portman (Inglaterra), David Mansfield (EUA), John Lunn (Inglaterra), Gorka Oteiza – SoundTrackFest (Espanha) e Christoper Gordon (EUA) vão trazer os temas de suas expertises e encantar o público com os processos que envolvem a construção de uma trilha sonora marcante. Para isso, as atrações internacionais vão contar com traduções simultâneas para o português.

Cursos do Festival Musimagem 2022

Os cursos do Festival Musimagem 2022 contam com temas diversos que mostram as múltiplas possibilidades do uso da música em materiais audiovisuais. O público terá acesso aos cursos “Games e trilhas sonoras”; bem como “Compondo com softwares gratuitos”; “Trilhas sonoras e novelas”; e “Publicidade e trilhas sonoras”. Sempre de forma gratuita. Para participar, basta fazer inscrição pelo site www.festival.musimagembrasil.com.

Prêmio Remo Usai 

O Prêmio Remo Usai homenageia grandes nomes da música brasileira durante o Festival Musimagem 2022. Este ano o homenageado é Eduardo Souto Neto, o mais popular e reconhecido compositor de música incidental no Brasil. Ele é o autor de sucessos como a música do Rock in Rio e o Tema da Vitória, que foi consagrado no tricampeonato de Ayrton Senna na Fórmula 1.

Serviço: Festival Musimagem 2022

Quando: de 8 a 13 de novembro, dàs 10h às 22h

Onde: online – site e YouTube / presencial – Faculdade Santa Marcelina – R. Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, SP (apenas nos dias 11 e 12)

Festival Musimagem 2022: programação completa

Dia 10/11 – Online

  • 10h – Debate online: Trilhas Sonoras e Direitos Autorais

Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no streaming? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, com a ocorrência cada vez mais frequente de buyouts. Advogados e criadores lado a lado discutem estas questões no Festival Musimagem.

Dra. Vanisa Santiago (RJ), Dr. Frederico Lemos (RJ), Tim Rescala (RJ)

Apresentação Felipe Radicetti (PR)

  • 15h – Palestra online: O órgão no Cinema mudo

Felipe Radicetti, organista, apresenta uma breve história ilustrada com excertos de filmes e imagens de época do uso de órgãos de tubos nas grandes salas de cinema dos Estados Unidos e Inglaterra, nos anos que antecederam o cinema sonoro. Os modos de uso do instrumento para o acompanhamento de filmes foram determinantes para o desenvolvimento da idiomática do órgão na música popular.

Apresentação: Felipe Radicetti (PR)

Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

  • 10h – Curso híbrido: Publicidade e trilhas sonoras

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

Zeh Netto (RJ) – ao vivo de SP

  • 15h – Palestra online: Rachel Portman (Inglaterra)

A compositora inglesa, autora de mais de uma centena de trilhas como “Emma” (pela qual ganhou o Oscar), “Chocolate”, “Não me abandone jamais”, “Bessie” (vencedora do Emmy) e “A Duquesa”. Rachel irá falar de sua carreira e obra, seus principais projetos e obras ao longo da vida.

Mediadores; Robert Townson & Marcos Souza

  • 17h – Debate online: As trilhas sonoras do Clube da Esquina

A música de uma geração além das telas. Como era a relação do cinema com o processo criativo do Clube? Como eles passaram a compor trilhas para o audiovisual? Um panorama da música dos compositores do Clube da Esquina nas telas, pela voz de dois de seus membros: Tulio Mourão (“Jorge, um Brasileiro, “O vestido”, “Vagas para moça de fino trato”, “O viajante”), e Nivaldo Ornelas (“A dança dos bonecos”, “Em nome da razão”, “Tampinha”).

Nivaldo Ornelas (RJ), Tulio Mourão (BH)

Mediação João Batista Melo(BH) e Felipe Radicetti (PR)

  • 20h – Palestra online: David Mansfield (EUA)

O compositor norte-americano, autor de dezenas de trilhas como “O ano do dragão” (indicada ao Globo de Ouro), “O siciliano”, “O portal do paraíso”, “O diabo entre as pernas” e “Rastro Perdido” (indicada ao Emmy) falará sobre a sua música e os filmes para os quais trabalhou.

Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ)

Dia 12/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

  • 10h – Palestra online: John Lunn (Inglaterra)

O compositor da trilha de todas as temporadas e dos longas metragens de uma das séries de mais sucesso, “Downton Abbey” (música premiada com o Emmy em duas temporadas) além de várias outras séries e filmes como “The White Queen” (também ganhadora de um Emmy), “O último Reino” e “Belgravia”. John irá falar de sua carreira e sua música.

Mediação João Batista Melo (BH) e Alex Pfeiffer (RJ)

  • 15h – Debate híbrido: Trilhas sonoras e o cinema infantil

Como a música cria a narrativa de filmes infantis? A música também ajuda contar a história? Leva emoções e sensações além de sonoridades que envolvem a criança? Os bastidores, a criação e produção das trilhas infantis serão debatidas neste painel.

João Batista Melo (BH) e Beth Carmona (SP)

Tim Rescala (RJ) – Ao vivo de SP

  • 17h – Concerto híbrido: Musimágicos em SP

Tim Rescala

Rafael Luperi

Marcos Souza

Alexey Kurkdjian

Natalia Machiaveli

Zeh Netto

Alexandre Guerra

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

  • 20h – Concerto híbrido: Sinfonietta Paulista interpreta os convidados nacionais e internacionais

Regência e arranjos – Rafael Vicole

Ao vivo direto do Teatro Santa Marcelina

Dia 13/11 – Online

  • 10h – Palestra online: Os desafios dos Festivais de Trilhas Sonoras

Gorka Oteiza – SoundTrackFest (Bilbao, Espanha)

14h30 – Online

Bate papo com o ganhador do prêmio Remo Usai, Eduardo Souto Neto (RJ)

Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

  • 15h – Debate online: Trilhas sonoras e a Bossa Nova

A Bossa nova rompeu fronteiras internacionais e chegou em telas de cinemas e séries no Brasil e no Mundo. O que representa a Bossa nova como trilha sonora? Uma época? Um jeito de se vestir, de se amar? Uma música romântica que mexe com imaginário do telespectador? Especialista na área o compositor Alberto Rosenblit e o sócio benemérito da Musimagem Roberto Menescal discutem este tema.

Roberto Menescal (RJ)

Mediação: Alberto Rosenblit (RJ)

  • 17h – Debate online: A música de Villa Lobos para o cinema

As composições do brasileiro Villa-Lobos no cinema nacional e internacional. Músicas que criou para trilhas e romperiam fronteiras para as salas de concertos.

Turibio Santos (RJ)

Manoel Corrêa do Lago (RJ)

Sheila Schvarzman (SP)

Alexandre Guerra (SP)

  • 20h – Palestra online: Christoper Gordon (EUA)

Christopher Gordon

Conversa com o compositor australiano, autor das trilhas de “Mestre dos Mares”, “A última dança de Mao”, “Amor sem pecado” e “A mansão Marsten” (indicada ao Emmy).

Mediador: Zeh Netto

* As 4 mesas INTERNACIONAIS terão tradução simultânea para o português.

Cursos aberto para profissionais, estudantes e entusiastas

Dia 8/11 – Online

  • 10h às 12h – Curso: Games e trilhas sonoras

Composição de trilhas sonoras para jogos eletrônicos. Introdução a efeitos sonoros e ao áudio interativo. Evolução do hardware dos jogos eletrônicos e seu impacto na capacidade de produção de som. Estilos históricos de trilha sonora. Introdução à música interativa e ao desenho de som para efeitos sonoros.

Antonio Teoli (EUA)

Dia 9/11 – Online

  • 10h às 12h – Curso: Compondo com softwares gratuitos

É possível compor uma trilha utilizando softwares gratuitos? Acompanhe como planejar, organizar os arquivos e utilizar softwares gratuitos para compor uma trilha sonora.

Rafael Vicole (SP)

  • 15h – Curso: Trilhas sonoras e novelas 

A representação do som na Televisão/Novelas. A sincronização som/imagem. Elementos da trilha sonora: voz, ruídos, música. A audição do espectador. Aspectos técnicos da captação e reprodução dos sons. Dominação dos conceitos básicos do som, suas propriedades físicas, bem como as especificidades dos modelos analógico e digital. Compreensão dos procedimentos básicos de captação e edição de som de modo a construir um discurso sonoro coerente e criativo dentro da narrativa televisiva. Também deverá se familiarizar com as principais correntes de pensamento a respeito do som e seus diferentes usos na televisão.

Ricardo Leão (RJ)

Dia 11/11 – Híbrido direto da faculdade Santa Marcelina-SP

  • 10h – Curso: Publicidade e trilhas sonoras

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

Zeh Netto (RJ) – Ao vivo de SP

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN