Festival Varilux de Cinema Francês no Rio

Giselle Costa Rosa

DE 8 A 22 DE JUNHO, O PÚBLICO BRASILEIRO PODERÁ CONHECER A NOVA SAFRA DA PRODUÇÃO CINEMATÓGRAFICA FRANCESA EM 50 CIDADES

Festival Varilux de Cinema Francês, ocupa entre 9 e 22 de junho 12 salas de cinema espalhadas pela capital carioca, além de uma em Niterói. As salas escolhidas para as sessões são Cine Odeon, Espaço Itaú De Cinema Botafogo,Instituto Moreira Salles, Cine Jóia Copacabana e Rio Shopping, Arena Carioca Dicró, Biblioteca Parque Manguinhos, Cinemaison, Kinoplex Fashion Mall, Cinemark Downtown eCinespaço Rio Design. O Varilux invade também a tela do Cine Arte UFF, em Icaraí.

choco3-700x300

Filme “Chocolate” com Omar Sy

A mostra é uma ótima pedida para conhecer a nova safra da produção cinematográfica francesa, com títulos exibidos em Cannes, como “Chocolate”, de Rochsdy Zem, com o premiado ator francês Omar Sy, que ficou conhecido e admirado mundialmente por sua atuação em “Intocáveis”. Também tem o ator Jean Dujardin de volta às telonas em “Um Amor à Altura”, comédia romântica de Laurent Tirard. Outro filme de destaque é o drama,  “Um Belo Verão”, de Catherine Corsini, que aborda as questões em torno da liberdade sexual e feminismo na Paris da década de 70. Além disso, o festival terá a presença do jovem e muito badalado ator Vincent Lacoste (Hipocrátes, Diário de uma Camareira), protagonista ao lado da atriz Julie Delpy, da comédia, Lolo, o Filho da Minha Namorada, dirigida pela própria atriz, que participará de apresentações e debates nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

"Um Belo Verão", de Catherine Corsini

“Um Belo Verão”, de Catherine Corsini

Completam a lista de filmes, o longa Marguerite, de Xavier Giannoli, com Catherine Frot, premiada com o Cesar 2016 da Melhor Atriz, baseado na história da rica e excêntrica americana Florence Foster Jenkins que não desistiu de cantar em público apesar de não ter talento algum. Os Cowboys, de Thomas Bidegain, que acompanha a saga de um pai em busca da sua filha adolescente fugida de casa, e com suspeita de ter se convertido ao Islã. La Vanité, comédia dramática de Lionel Baier com a atriz espanhola Carmen Maura sobre um velho arquiteto que recorre a uma associação de auxílio ao suicídio. Roschdy Zem, se juntam ao diretor Philippe Le Guay (Pedalando com Molière), para trazer a comédia Flórida, um dos mais aguardados, com Sandrine Kiberlain e Jean Rochefort, dois ícones de gerações diferentes do cinema francês, inspiração para o cartaz dessa edição deste festival. Ao todo, a programação contará com 15 filmes inéditos e um grande clássico do cinema francês.

::: Confira toda a programação clicando aqui.

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.
NAN