Audição filme financiamento coletivo

Financiamento coletivo do filme ‘Audição’ entra na reta final

Wilson Spiler

Um texto, um improviso, e a vida pode mudar por uma escolha. Audição é um filme independente de longa-metragem que mostra os bastidores daquele momento em que cada ator utiliza-se das máscaras para expor sua verdade. As máscaras construídas para sobressair, para parecer mais, em meio àquele talento que todos julgam ou esperam ter… O momento em que todos se tornam personagens aos olhos de quem avalia e ganham papéis bem definidos através de  suas humanidades. Ao fim, como em qualquer seleção, a frustração dos não escolhidos, que impacta muito mais que a alegria dos contemplados.

Leia mais:

MULTIVERSO | STAR WARS: O FIM E UM NOVO RECOMEÇO
‘PROJETO GEMINI’ REVOLUCIONOU O CONCEITO DE 3D? [VÍDEO]
‘SEGREDOS OFICIAIS’ | CRÍTICA

Num misto de ficção e documentário, guiado pela metalinguagem, o filme de multi-histórias mostra um dia de seleção para um filme de multi-histórias. O documental mostra a naturalidade do ator, ilustrando a trajetória de cansaço e luta da profissão, enquanto, numa brincadeira farsesca, a ficção dos testes traz narrativas recorrentes do cotidiano do ator. Aliás, a intenção é que o maior número possível de participantes das filmagens-audições esteja de alguma forma na película, contrariando a premissa do próprio conceito de seleção. No fim, todos são importantes, todos foram selecionados.

Por fim, com previsão de 70 a 90 minutos de duração, o projeto tem como objetivo final a exibição em festivais, universidades, e uma  posterior distribuição para canais de televisão.

O financiamento

A filmagem do documentário Audição aconteceu de junho a agosto de 2018. Na época, todos os custos de produção foram conseguidos por apoio ou financiados pelos diretores do projeto. A maior parte dos profissionais envolvidos não recebeu qualquer forma de pagamento, compreendendo o caráter experimental e a proposta de um filme de guerrilha. Após um processo  de roteirização e a negociação, bem como espera para o início da montagem, o longa entrou na pós-produção, uma fase muito mais dispendiosa. Visando a qualidade da finalização e o pagamento simbólico dos profissionais envolvidos nesta fase, que demanda mais tempo e dedicação, a produção decidiu pedir um apoio financeiro.

De fato, o financiamento coletivo é uma forma criativa e simples de financiar um produto artístico, com ganhos para a produção e para quem financia. Além disso, o apoiador pode ajudar a produção e ainda recebe um prêmio simbólico, que cresce à medida que o valor aumenta. Enfim, confira os prêmios e ajude o cinema independente clicando AQUI.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN