‘Fogo Contra Fogo’ é sobre o Apartheid, veja o trailer!
Alvaro Tallarico
Em 21 de novembro, próximo ao Dia Nacional da Consciência Negra, estreia nos cinemas brasileiros o drama biográfico “Fogo Contra Fogo” (Kalushi: The Story of Solomon Mahlangu). O longa-metragem, que vem através da Elite Filmes, é baseado em uma história real de luta contra o sistema segregacionista do Apartheid no final dos anos 70 na África do Sul. A saber, fala sobre Solomon Kalushi Mahlangu, um jovem vendedor ambulante que entra para o movimento de libertação visando lutar contra o opressivo governo do Apartheid na cidade de Pretória. Contudo, quando ele e seus companheiros são abordados pela polícia durante uma missão, Solomon sofre duas acusações de homicídio. A partir disso, precisa provar sua inocência e sobreviver.
Leia mais:
– MARIGHELLA | FILME DE WAGNER MOURA GANHA PRIMEIRO TRAILER: CONFIRA!
– ESTREIAS DO CINEMA | SEM BLOCKBUSTERS, VEJA O QUE ASSISTIR NA TELONA!
– NÉSTOR GUZZINI E A BRASILIDADE | BÔNUS
Aliás, “Fogo contra Fogo” é protagonizado pelo ator revelação sul-africano Thabo Rametsi. Ademais, tem como atrativo mostrar o movimento contra o Apartheid através do olhar de pessoas comuns e desconhecidas que morreram pela liberdade. O filme é uma produção sul-africana, com direção de Mandla Dube, e roteiro do mesmo em conjunto com Leon Otto. Além de Thabo Rametsi, o elenco conta com Thabo Malema e Welile Nzuza.
::: TRAILER
O QUE FOI O APARTHEID
Apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. Nesse regime, somente a minoria branca possuía direito a voto e detinha todo poder político e econômico no país. Por outro lado, a maioria negra tinha a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder e obrigava os negros a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.