‘For Life’ debate o sistema penitenciário dos EUA
Fábio
A princípio, ‘For Life’, em cartaz na Netflix, é uma série sobre um presidiário tentando provar na justiça sua inocência e lutando, assim, pela sua liberdade. Mas a produção vai além. Baseada em fatos reais, ela propõe um debate interessante sobre o sistema penitenciário norte-americano, bem como nos faz refletir também sobre ética. Afinal de contas, é válido quebrar algumas regras em nome da verdade? Ou só podemos seguir o caminho da justiça usando as regras estabelecidas?
For Life acompanha os passos de Aaron Wallace (Nicholas Pinnock). Dono de um clube noturno é preso injustamente acusado de ser um traficante de drogas. Cumprindo uma sentença perpétua, ele se forma em direito enquanto está preso, graças a uma brecha na legislação. Advogando para outros detentos, ele adquire experiência e depois de 12 anos recluso, consegue ter acesso ao seu processo para lutar por um novo julgamento e, assim, conseguir a tão sonhada liberdade.
- Recheada de plot twists, ‘A Saída’ é um boa aposta da Netflix
- Full Circle | HBO Max produz minissérie de Steven Soderbergh
- Última temporada de ‘Brooklyn Nine Nine’ estreia em setembro
Procuradoria Geral
O caso de Wallace ganha um contorno maior graças a disputa eleitoral que acontece em Nova Iorque para saber quem será o novo procurador geral do estado. De um lado, Glen Maskins (Boris McGiver) o promotor público, conservador, que o prendeu injustamente; do outro a liberal Anya Harrison (Mary Stuart Masterson), esposa da diretora Safiya Masry (Indira Varma), que aplica reformas transformadoras na penitenciária onde Wallace cumpre sua sentença.
Essa disputa promove uma bela discussão sobre a finalidade do encarceramento. Se por um lado, defende-se que ali serve apenas para retirar um indivíduo do convívio social e puni-lo em uma espécie de inferno para que ele pague por seus crime. Por outro lado, temos quem acredita que a prisão seja uma maneira de fazer com que o indivíduo adquira consciência sobre o crime cometido por ele, dando a oportunidade dele refletir e se arrepender do ato cometido e, através de um trabalho social, seja recuperado e reinserido na sociedade.
Vale tudo pela Justiça?
Apesar de Wallace ser inocente, For Life não o trata como uma pessoa pura e nem o santifica. Em outras palavras, mostra que o ex-empresário é um ser humano complexo como todos nós, com suas virtudes e também seus defeitos. Aliás, a mesma preocupação se aplica aos demais personagens principais, onde praticamente todos ali não são totalmente ruins ou bons. Muitas vezes eles precisam usar meios ilegais para conseguir provas para seus casos, trazendo, assim, uma reflexão interessante ao espectador. Afinal de contas, podemos burlar o sistema para conseguir provar nosso ponto de vista ou devemos seguir as regras sem violá-las? Os fins justificam os meios ou devemos seguir uma ética desde o início do processo?
Isaac Wright Jr.
Em suma, For Life é levemente inspirada na história de Isaac Wright Jr. Em 1989, ele foi acusado de liderar uma quadrilha de traficantes de cocaína. No entanto, a contrário da série, ele não era um dono de clube noturno e sim um empresário musical.
Wright ficou preso durante o julgamento e só foi condenado em 1991. A saber, durante o período, ele passou a estudar direito dentro da penitenciária e decidiu advogar pela própria causa. O resultado foi catastrófico e ele acabou condenado a prisão perpétua.
No entanto, Wright continuou a lutar pela sua inocência, investindo todo o seu tempo estudando o caso e seguidas apelações no tribunal. Somente após cinco anos ele conseguiu comprovar que testemunhas mentiram durante o seu depoimento e que um procurador usou métodos escusos e ilegais para condená-lo. Assim, ele conseguiu anular a sentença e arquivar o caso.
Livre, Wright fez doutorado em Direito, passou na ordem dos advogados do Estado de Nova Jersey, em 2008. Porém, por causa do seu passado, ele passou por uma investigação e sua a admissão oficial na Ordem só veio em 2017.
Com um roteiro competente, bem amarrado e com diversos temas relevantes e contemporâneos da nossa sociedade, For Life é muito interessante. Apesar de alguns clichês, ela foge do padrão das séries penitenciárias e nos faz refletir a cada episódio. Fazendo que que a gente questione a todo momento a nossa opinião, mostrando lados que, a princípio, tendemos a ignorar.
Então, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – For Life
Título original: For Life
Criação: Hank Steinberg
Elenco: Nicholas Pinnock, Indira Varma, Joy Bryant, Dorian Missick, Tyla Harris, Timothy Busfield, Boris McGiver, Brandon J. Dirden, Mary Stuart Masterson, Glenn Fleshler
Temporada: 1
Episódios: 13
Duração: 43 minutos
Data de estreia: sex, 25/06/21
Onde assistir: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: drama, policial
Ano de produção: 2020
Classificação: 16 anos