Ford vs Ferrari

‘Ford vs Ferrari’ | CRÍTICA

Thiago Alexandre

Toda marca automotiva tem seus apaixonados. E exatamente por isso esse filme tem potencial para discussões bem acaloradas. Afinal resolveram explorar uma história que é desconhecida de muitos de muitos gearheads, Ford vs Ferrari conta a história da tentativa de compra da Ferrari pela Ford, que estava quebrada lá em 1963, com Enzo Ferrari sem herdeiros vivos ou legalmente reconhecidos.

O início da disputa

Dada a forma como aconteceu o insucesso da negociação e a posterior compra da Ferrari pelo grupo FIAT, Henry Ford II resolveu que iria vencer a marca do cavalo rampante em seu próprio território. O feito seria realizado na famosa corrida de 24 Horas de Le Mans. O grande problema desse objetivo era o amplo domínio da Ferrari nesse “evento”. E isso será o fio condutor do filme durante as duas horas e meia de duração.

Então, somos apresentados a uma das figuras centrais de toda a história: Carroll Shelby (Matt Damon), vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1959, que, impedido de continuar correndo devido a problemas cardíacos, virou construtor de carros de corridas. Quem nunca ouviu falar do famoso Shelby Cobra?

Ford vs Ferrari (1)

Rivalidade durou quase 10 anos

A grata surpresa de Ford vs Ferrari é a presença de uma figura frequentemente esquecida nessa história e um dos grandes responsáveis pelo seu final. O filme é centrado na figura, nem sempre doce, de Ken Miles (Christian Bale). Um combatente da Segunda Guerra que virou um excelente piloto e projetista de carros e conseguiu um relativo sucesso na época, ainda que isso não virasse dinheiro no bolso. Ele caiu como uma luva na equipe de garagistas de Shelby e teve enorme relevância no desenvolvimento do projeto que deu origem ao GT40 da Ford para vencer a Ferrari.

Leia mais:

DISNEY+ É FINALMENTE LANÇADO: CONHEÇA O CATÁLOGO DE ATRAÇÕES!
‘SONIC: O FILME’ GANHA, ENFIM, TRAILER COM NOVO VISUAL: ASSISTA!
FILME DO SCOOBY-DOO VAI MOSTRAR ORIGEM DO GRUPO: VEJA O TRAILER!

Mesmo com diversas licenças poéticas, Ford vs Ferrari conta de forma brilhante um momento de rivalidade do automobilismo que marcou uma época. A saber, as duas montadoras conseguiram monopolizar a atenção da imprensa nas 24 Horas de Le Mans por quase 10 anos. O longa usa de forma muito bem elaborada o personagem de Ken Miles, servindo até como justiça poética devido a sua história. Além disso, mostra um conflito interno que surgiu dentro da própria Ford entre os engravatados da companhia que controlavam o dinheiro, mas se escondiam atrás da burocracia, bem como o bando de garagistas duros que trabalhavam com Carroll Shelby, capazes de criar soluções incríveis juntos e que sempre precisam escapar dos jogos políticos.

Ótima representação da época

A produção é bem balanceada e acerta demais na representação da época, ainda que tenha alguns momentos que lembre Velozes e Furiosos. Frequentemente somos brindados com ótimas cenas, seja nas que representam as fábricas das duas gigantes e suas diferenças no modo de construção, mesmo de um jeito bem sutil. Ou das que mostram como eram perigosas as corridas daquele tempo. E todas elas demonstram o poder e a relevância de uma das épocas de ouro da fabricação de automóveis.

Ford vs Ferrari (2)

A trilha sonora segue o tema do filme. Afinal, o que seria melhor do que barulho de motor e de borracha queimando no asfalto? Só falta o cheiro de óleo de motor queimado na pista.

Enfim, a melhor forma de pensar sobre Ford vs Ferrari é como ter aquele livro preferido adaptado para o cinema, onde detalhes precisam ser alterados para agradar uma quantidade maior de pessoas e se fazer entender. Contudo, o conjunto inteiro está em harmonia e o produto final é algo que agrada e deixa aquela sensação boa ao seu final. É quase igual, mas que ainda tem um ar de novidade que vale a pena ser visto e revisto no cinema.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Ford vs Ferrari
Direção: James Mangold
Elenco: Christian Bale, Matt Damon, Caitriona Balfe, Jon Bernthal
Distribuição: 20th Century Fox (Disney)
Data de estreia: 14/11/2019
País: Estados Unidos
Gênero: Biografia, Drama
Ano de produção: 2019
Duração: 150 minutos
Classificação: 12 anos

Thiago Alexandre

NAN