Fratura Netflix (1)

‘Fratura’ (Netflix) | CRÍTICA

Jorge Feitosa

Insanidade e cães.

O cão, em algumas culturas antigas, como a egípcia, está relacionado à morte e ao reino dos mortos. É, de fato, uma figura ambivalente que serve tanto como guia na escuridão quanto como predador, por ser próximo ao lobo.

Leia mais:

‘EL CAMINO: A BREAKING BAD FILM’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘CAMPO DO MEDO’ (NETFLIX) | CRÍTICA
‘ESCOLA DE SOLTEIRAS’ (NETFLIX) | CRÍTICA

A trama

A saber, em Fratura (Fractured), Ray (Sam Worthington) segue em viagem com sua esposa Joanne (Lily Rabe) e sua filha Peri (Luy Capri) até parar em uma loja de beira de estrada, onde prefere comprar bebida a pilhas pro discman da menina. Então, ele vai levando a vida até que a filha é encurralada por um cão sinistro e cai em um buraco de obra.

A partir daí, o filme de Brad Anderson, com roteiro de Alan. B McElroy, segue uma trama na qual o protagonista se vê colocado em uma situação conflitante, se separando da família até que suas próprias condições mentais e seu passado obscuro o colocam em confronto direto com a equipe excessivamente atenciosa do hospital.

Fratura Netflix

Pura adrenalina

E o diretor sabe muito bem como enquadrar personagens ambivalentes em situações limite até que estes explodam em uma descarga de adrenalina. No caso, aqui, literalmente. Já a interpretação de Worthintgton, ainda que não tenha nenhum grande arroubo, segura bem a proposta do diretor, auxiliada pela fotografia sombria e pelos efeitos práticos que tornam o conjunto da obra bastante crível.

O roteiro merece destaque por não se alongar demais, sem coadjuvantes em excesso e fazendo muito bem a transição entre cada ato no tempo limite para que o espectador se mantenha interessado até o final. O uso do cão e da adrenalina para que a história avance foi realmente uma bela pedida.

Direção metódica e roteiro redondo

Enfim, Fratura talvez não seja um candidato a grandes premiações, mas sua direção metódica e, por vezes, explosiva, juntamente com seu roteiro redondinho, o tornam uma boa escolha entre tantos outros filmes com mais cartaz que conteúdo.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Fractured
Direção: Brad Anderson
Roteiro: Alan B. McElroy
Elenco: Sam Worthington, Lily Rabe, Stephen Tobolowsky, Adjoa Andoh, Lucy Capri
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2019
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN