Fraudes na internet: saiba como evitar golpes!
Priscilla Queiroz
Hoje em dia, compartilhamos várias informações na internet, tais como dados do cartão de crédito para efetuar uma compra virtual ou até mesmo para fazer algum cadastro etc. Essas informações super valiosas são o alvo dos cibercrimonosos. As fraudes na internet vêm crescendo bastante nos dias atuais. As pessoas devem tomar muito cuidado com o que compartilham.
Golpes nos canais digitais é uma armadilha. Além disso, as informações são usadas de forma ilegal. Geralmente esse golpe vem mascarado em links através de mensagens de texto, WhatsApp, e-mail. Sempre devemos ficar de olho, pois as mensagens são suspeitas e esses links contém vírus.
Vale lembrar também, que é arriscado fazer compras em sites desconhecidos. Ou seja, nem sempre são seguros. Aliás, uma outra informação importante é que, apesar dessas fraudes na internet acontecerem todos os dias, é sempre bom se atentar para a época da Black Friday, pois é um ótimo momento para os golpistas agirem.
Redes Sociais
Por outro lado, podemos citar mais um exemplo: as promoções nas redes sociais. Os criminosos estão usando ferramentas como o Google Ads para criarem anúncios atrativos, chamando atenção dos usuários com ofertas e descontos. São bem semelhantes com os anúncios reais.
Os usurários inserem os dados, em seguida clicam no link e vão parar em outro site falso que pede as informações pessoais. Muitas empresas acabam ficando no prejuízo perdendo trafego e até mesmo deixando de lucrar.
Saiba como se prevenir
Para concluir, a melhor maneira de se proteger é sempre desconfiando de algumas informações. Anúncios e mensagens suspeitas por qualquer canal digital, fazer compras em sites de confiança, conhecidos, que seja criptografado, contendo o http:// e o cadeado que aparece na barra de endereço da página.
Além disso, busque sempre informações sobre a empresa que anuncia o produto. Desconfie também de preços bem abaixo da concorrência. De fato, essa é outra maneira de chamar a atenção dos usuários.
Enfim, tomando esses cuidados, todos podem ter uma tranquilidade a mais ao navegar pela web. E, se vir algum anúncio suspeito, denuncie. Assim você evita novas fraudes na internet, colabora com o próximo e impede o prejuízo de empresas sérias.