Freaks Um de Nós crítica do filme netflix

‘Freaks – Um de Nós’ é uma piada de muito mau gosto

Wilson Spiler

Incluído recentemente na Netflix, o filme Freaks – Um de Nós (Du Bist Eine Von Uns) é uma produção alemã lançada em 2020, que, assim como outras recém-lançadas, aborda a temática de super-heróis na vida real.

Mas, diferentemente, de Watchmen e The Boys, que abusam do drama e da violência, a produção europeia vai numa pegada mais bem-humorada, menos adulta, numa vibe parecida com o péssimo Como Virei Super-Herói, também pertencente ao catálogo da Netflix. Embora a dramaticidade também apareça algumas vezes, ainda que de forma muito, mas muito errada.

Sinopse de Freaks – Um de Nós

Em Freaks – Um de Nós, Wendy (Cornelia Gröschel) trabalha em uma lanchonete e mora com o marido e o filho em um subúrbio. Quando ela conhece o sem-teto Marek (Wotan Wilke Möhring), sua vida muda completamente. Isso porque ele a aconselha a parar de tomar os remédios que sua psiquiatra prescreveu porque ela fazia parte de um grupo de pessoas especiais com super poderes. E aí que mora o grande erro do filme.

Wendy, assim como Marek e Elmar (Tim Oliver Schultz), os três “super-heróis” do longa têm claramente problemas graves de saúde mental. Ela sofre de constantes crises de ansiedade, enquanto os outros dois são transtornados por conta de ocorridos com seus familiares, mas de formas distintas.

Piada séria

O grande erro é que Freaks – Um de Nós trata esses problemas de forma completamente negacionista. A película deixa uma mensagem terrível de que os comprimidos só funcionam para reprimir os doentes, que a sociedade não quer que os enxerguem da forma como eles são. Ou seja, deixando claro que não são para tomá-los. Mas a Psiquiatria é uma ciência e os medicamentos completamente eficazes. Tornar isso uma piada (de muito mau gosto, por sinal) chega a ser perigoso.

Como filme, Freaks – Um de Nós até pode divertir em certos momentos, apesar de ser bobo ao extremo e com efeitos especiais questionáveis, ainda que acredite que tenham sido propositais. Mas a mensagem que passa é terrível. A cada minuto de projeção, o espectador esperava (ao menos eu) que essa bizarrice fosse corrigida e finalizasse com um discurso diferente. Mas não. Infelizmente, ele se assume galhofa e negando completamente a Ciência. Um serviço desnecessário da Netflix para tempos em que a notícia vem por WhatsApp. E prova de que o cinema alemão também tem suas tosqueiras.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Freaks – Um de Nós (Netflix)

Freaks – Um de Nós: elenco do filme (Netflix)

Cornelia Gröschel
Tim Oliver Schultz
Wotan Wilke Möhring
Nina Kunzendorf
Frederic Linkemann

Ficha Técnica

Título original do filme: Du Bist Eine Von Uns
Direção: Felix Binder
Roteiro: Marc O. Seng
País: Alemanhã
Gênero: ficção científica, drama, comédia
Duração: 101 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN