21 episódios de Friends para assistir antes da ‘Reunião’
Pedro Marco
Chamada a princípio de nomes como ‘Insomnia Café’, ‘One of six’, ‘Across the Hall’ e ‘Friends Like Us’, a série de Kauffman, Bright e Crane deixou as noites de quinta-feira dos EUA há 17 anos, mas até hoje deixa uma grande ansiedade no coração dos fãs saudosistas. No entanto, mesmo sem o especial roteirizado ou o filme tanto pedido pelos órfãos da série, uma reunião dos seis atores será transmitida pela HBO Max no dia 27 de maio, relembrando vários dos momentos mais especiais dos episódios de suas 10 temporadas.
E para que não deixe passar nem um easter egg, ou tenha de rever todos os 236 episódios, preparamos para você uma lista com os 21 episódios mais importantes da série para maratonar antes da ‘Reunião’. Vamos lá?
- Assista ao primeiro trailer do especial Friends: The Reunion
- ‘Love, Death & Robots’: 2.ª temporada é a animação em seu ápice
- ‘Sweet Tooth’: série baseada em HQ da DC ganha trailer oficial
S01E01 – Aquele do Piloto
É incrível perceber como, em suma, tudo já estava ali. A personalidade marcante dos seis, desde Joey segurando um sanduiche e paquerando Rachel no dia do seu casamento, até Mônica incomodada com sua mesa estando fora de lugar, é montada de forma orgânica, harmônica, bem como extremamente marcante nos primeiros 20 minutos do seriado.
Somos apresentados aos seis se unindo pela primeira vez quando Rachel foge de seu casamento com Barry, e aparece logo após Ross desejar se casar (como diria Chandler na cena, “e eu quero um milhão de dólares”). Frases marcantes da Phoebe como “eu adoraria, mas não quero”, ou “eu acabo de arrancar quatro cílios, isso não deve ser bom”, mostram o teor bizarro e a frente de seu tempo que a série levaria, além de demonstrar o quão bem pensados já estavam os personagens.
Ao fim, um vislumbre do que seria o grande arco da série com Ross e Rachel dividindo um oreo e pensando, assim, na possibilidade de saírem um dia, e a histórica quebra dos cartões de crédito. Um clássico que faz jus a proporção que o seriado tomou.
OS: No auge da série, por episódio, Matthew Perry de fato ganhava US$ 1 milhão, como desejado.
O VAI E VOLTA DE ROSS E RACHEL
S01E23/24 – Aquele em que Rachel descobre
Pulamos então para o final dessa primeira temporada, com Ross cansado de tentar, sem sucesso, chamar a atenção de sua amada dos tempos de escola. No entanto, com um último gesto marcado pelo presente de um broche similar ao de sua avó, Rachel descobre finalmente os sentimentos de seu amigo, e parte para encontra-lo no aeroporto com um buquê de flores.
Mal sabia ela, porém, que ele voltaria de viagem com uma companhia bem inusitada.
S02E07 – Aquele em que Ross fica sabendo
Após 30 episódios, enfim o beijo de Ross e Rachel. Entre tapas, beijos e momentos cômicos, Ross decide largar sua namorada chinesa e se entregar ao amor de adolescência, numa apoteótica cena sem plateia e com toda a química natural dos atores.
S02E14 – Aquele com o vídeo da formatura
Bem, após sete episódios passamos pelo incidente da lista, onde Ross acaba comparando sua atual e futura namorada, gerando uma briga intensa com Rachel, e voltamos à estaca zero.
Eis que um vídeo da festa de formatura de Monica e Rachel surge mostrando como eram alguns dos amigos no passado, e os sentimentos que Ross sempre manteve pela amiga da irmã. Se no anterior tivemos uma cena velada de público para não estragar a tomada, aqui a cena de Rachel atravessando a sala para beijar o Ross gera uma reação teatral na plateia digna de Vingadores Ultimato.
S03E02 – Aquele em que ninguém está pronto
Sem dúvida um dos mais engraçados e homenageados episódios da série, o que já o daria um lugar cativo nesta lista. A relação de Mônica e Richard, o e Joey vestindo todas as roupas de Chandler abrem com chave de ouro o terceiro ano do seriado.
Porém, este episódio traz ainda um auge do sentimento mútuo do casal central da série e desenvolve até onde estão dispostos a ir um pelo outro.
S03E15/16 – Aquele em que Ross e Rachel dão um tempo/ Aquele da manhã seguinte
Ok, novamente roubamos trazendo um episódio duplo, porém é imprescindível lembrar todo o rolo entre Rachel, Ross, Chloe e Mark que gerou o polêmico “break” do casal. Com Ross interrompendo sua namorada no trabalho em um desastroso piquenique surpresa, a crescente carreira de Rachel é colocada como ponto decisório de um tempo para os dois, e a avalanche de decisões erradas a seguir.
S04E23/24 – Aquele com o casamento de Ross
“Eu aceito você… Rachel”. Em mais um episódio duplo chegamos ao final do arco após a separação de Ross e Rachel, bem como todo o relacionamento com Emily resultando em um precoce casamento. Porém, uma frase mal pensada na Hora H revelou um resquício vivido de sentimento entre os dois que traria à tona o casal de protagonistas. Bem, não o único casal de protagonistas, visto que enquanto isso têm-se o início dos improváveis e amados Mônica e Chandler.
CHANDLER E MÔNICA
S05E03 – Aquele centésimo
A marca de 100 episódios da série não poderia passar em branco. O marco do nascimento dos trigêmeos da Phoebe será para sempre um dos mais emocionantes momentos da série. Além disto, o episódio marca o relacionamento de Chandler e Mônica com sua primeira briga como casal.
S05E08 – Aquele com todos os dias de ação de graça
Todos os maiores trunfos de Friends reunidos em um só episódio. O alto nível da quinta temporada, os mega aguardados episódios de ação de graças, muitos flashbacks do passado dos personagens, e um dos maiores momentos românticos da série. Enquanto todos relembram seu pior dia de ações de graça, temos um retcon incluindo um flerte prévio de Mônica e Chandler desde a primeira vez que se conheceram. Com o momento a lá Mr. Bean do Joey com a cabeça presa no peru, o feito é repetido por Mônica para fazer Chandler a perdoar por um antigo acidente, e ouvimos o primeiro “eu te amo” dele para ela.
S05E11 – Aquele com todas as resoluções
Saímos do dia de ação de graças e vamos direto para o ano novo. Um episódio com várias promessas de ano novo traz inúmeros momentos divertidíssimos, além de um grande avanço para a questão Mônica e Chandler. Agora Rachel e Joey sabem sobre o secreto romance.
S05E14 – Aquele em que todos ficam sabendo
Se a quinta temporada é consideravelmente o ponto lato da série, este é o ponto alto da temporada. A triste despedida do peladão dá a Ross a oportunidade de se mudar para o apartamento da frente, onde se tornaria palco de uma das maiores catarses do personagem. Como se não bastasse o icônico MY EYES, MY EYES de Phoebe ao descobrir o casal de amigos, Ross correndo e gritando para Chandler sair de cima da irmã dele marca definitivamente a mudança no status quo do grupo, e sua química inigualável.
S06E24/25 – Aquele com o pedido de casamento
Apesar de possuir também suas idas e vindas, este ponto crava o quão superior emocionalmente é o casal Chandler e Mônica acima de Ross e Rachel. Com um retorno de Richard à trama, o amor dos dois é colocado em uma prova definitiva em um ápice emotivo. O pedido de casamento realizado pela Mônica parece uma cena simples, mas diz tanto sobre os personagens que não poderia ficar de fora de uma lista de episódios essenciais.
S07E23/24 – Aquele com o casamento de Chandler e Monica
De um final de temporada para o outro. O fechamento de ciclo desse noivado chega neste apoteótico season finale com fugas, reviravoltas e um Joey pastor. Não chega a ser realmente essencial para entender a série mas sem dúvida será para sempre um dos mais marcantes.
S09E21 – Aquele com o teste de fertilidade
Provavelmente o mais emocionante episódio da série. As incompatibilidades de Chandler e Mônica são colocadas na tela quando o assunto é cuidar de um filho, mostrando porque que o mais improvável casal da TV também é o mais real e melhor desenvolvido. Apesar de grandes momentos divertidos, o episódio fecha com um grande soco no estômago que arranca lágrimas até dos mais carrancudos.
PARA CHORAR DE RIR
Antes de irmos para o derradeiro final, se está com mais tempo para fazer sua maratona relâmpago, aqui estão um dos episódios mais divertidos da série, além da trama principal dos dois relacionamentos.
S01E07 – Aquele do blecaute.
Começando por um lá da primeira temporada, este é o episódio que crava, assim, o personagem de Chandler como uma apoteose cômica. Estando isolado do resto do grupo, o amigo fica preso em um caixa eletrônico com uma modelo da Victoria Secret, e uma narração em off expõe todo seu talento de expressão corporal e curtas linhas de texto. Aliás, chiclete seria perfeição.
OS: Vale ressaltar que esse episódio fez parte de um especial da NBC onde todos os seriados tiveram tramas relacionadas a blecaute. Participaram, a saber: Friends, Mad About You, Seinfeld e Mandman of the People. O evento foi chamado de “Blackout Thursday” e de “Comedy in the Dark”.
S04E01 – Aquele da água-viva
O início da quarta temporada é um grande desafio para a série, vinda do excelente terceiro ano. Dando sequência à viagem para a praia que os amigos fizeram, temos momentos icônicos. Como, por exemplo, o Joey sereia e o estranho método contra queimadura de águas vivas. Mas claro, o grande tesouro do episódio é a briga entre Ross e Rachel. Principalmente sobre a carta de desculpas, marcada pelo auto e sonoro WE ARE ON A BREAK!
S04E12 – Aquele com os embriões
Talvez uma das mais marcantes cenas da série e que será severamente recriada no especial. Apesar do tema do episódio ser, a princípio, a inseminação da Phoebe, com direito a um emocionante final com o teste de gravidez, o episódio conta, em suma, com um quis show histórico entre os amigos. Trazendo várias perguntas pessoais, a aposta acaba gerando uma troca de apartamentos, uma grande tensão entre os amigos, e uma das maiores lendas de Friends: Qual o emprego do Chandler?
S06E17 – Aquele do Unagi
Nada a declarar. Apenas DANGEEEEEEER!!!
S07E10 – Aquele com o tatu natalino
Novamente tendo Ross como centro do humor do episódio, aqui temos outro grande clássico de Friends. A saber, segundo o trailer, ele será homenageado no reunion.
S10E12 – Aquele com o casamento da Phoebe
Na reta final da última temporada, não poderia faltar nesse meio tempo o grande momento de uma das personagens mais queridas da série. O casamento da personagem mais insana do grupo consegue, em suma, ser maluco, normal e coeso o suficiente. Paul Rudd é o sétimo amigo perfeito e, enfim, só elogios. Momento único e obrigatório de ser relembrado.
S10E17/18 – O Último episódio parte 1 e 2
É óbvio que, por fim, não poderia faltar o series finale. Apesar de não ser algo mega surpreendente, o final da série é, em suma, bastante satisfatório. Ele cria uma legião imensa de fãs ao encerrar uma década de histórias marcantes. E claro, o final tem de tudo. É engraçado, dramático, emocionante, bem como cheio de momentos chaves que tiraram os jovens amigos de 1994 para se tornarem os adultos independentes de 2004. O nascimento dos gêmeos; a deixada da chave; e claro, o fechamento de Ross e Rachel com o emblemático “Eu saí do avião”; fecham a série com um clichê tão gostoso que é difícil de reclamar.
Ufa, finalmente. Preparados para o reunion? Claro que faltaram muitos clássicos como aquele com a água viva; bem como aquele com o Chandler na caixa; além daquele em que Joey aprende francês e vários outros. A vontade de rever e rever é gigantesca, e será ainda maior depois que revermos nossos amigos dia 27. A ansiedade de um reencontro de velhos conhecidos será recompensada logo mais no HBO Max, e a gente volta aqui para comentar, combinado?
Até mais.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.