Tenso e envolvente, ‘Fuga da Meia-Noite’ é um belo cartão de visitas
Wilson Spiler
Dirigido e roteirizado por Oh-Seung Kwon, um estreante em longas-metragens, o filme Fuga da Meia-Noite (Midnight), que chegou recentemente ao catálogo do Telecine e do GloboPlay, é um mais um bom suspense sul-coreano que promete deixar o espectador em alta tensão durante toda a sua projeção.
Na trama, Kyeong-mi (Jin Ki-joo), uma jovem surda que trabalha em um call center com linguagem de sinais, testemunha durante uma noite o esfaqueamento de So Jung-eun (Kim Hye-yoon). Assim, tanto ela quanto a mãe Kyeong-mi (Gil Hae-yeon), que também tem deficiência auditiva, se tornam alvos para o assassino em série Do-sik (Wi Ha-joon). A única pessoa que poderá salvá-las é o irmão da vítima, Jong Tak (Park Hoon), que atua como segurança.
-
Guia de quadrinhos do Doutor Estranho: o que ler antes do filme?
-
Mesmo bobo e previsível, ‘Vamos Consertar o Mundo’ tem suas qualidades
Um Lugar Silencioso coreano?
À primeira vista, a história parece sugar a ideia da surdez das protagonistas utilizada tão bem em Um Lugar Silencioso. E, de certamente, o faz mesmo. No entanto, aqui o contexto é bem diferente. Não estamos falando de monstros na acepção da palavra, mas de um serial killer de carne e osso. Não fazer barulho também faz parte da tentativa de fuga, obviamente, mas, novamente, em Fuga da Meia-Noite, estamos lidando com um assassino “de verdade”.
A questão da deficiência auditiva funciona muito bem, principalmente na questão da comunicação. Até porque a mãe e a filha não estão sozinhas, mas lidam com policiais, pessoas na rua, pedindo ajuda e não sendo compreendidas. Essa barreira na linguagem é bem aproveitada, tornando a tensão aplica no filme muito mais verossímil.
O filme carrega na aflição do espectador, utilizando-se de uma trilha sonora impecável, muitas vezes com tambores para medir o grau de angústia e medo das protagonistas; assim como de uma fotografia mais escura que trabalha o contraste da luz com a surdez das mulheres como analogia à compreensão da comunicação.
Entre mortos e feridos
No entanto, toda a parte crível de Fuga da Meia-Noite perde pontos quando associamos ao trabalho da polícia, que beira o pastelão em determinados momentos. Embora execute de maneira porca a tarefa, nem na vida real teríamos uma corporação tão despreparada (espero eu).
Mesmo diante de alguns (poucos) deslizes, ainda assim, estamos falando de um diretor e roteirista estreante, que, provavelmente, deve aprimorar essas soluções “infelizes” ao longo da carreira. Partindo dessa premissa, Fuga da Meia-Noite é um filme notável, cujo cineasta merece ter seus próximos passos acompanhados de perto.
Onde assistir ao filme Fuga da Meia-Noite?
A saber, o filme Fuga da Meia-Noite está disponível para assinantes do Telecine e do GloboPlay. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Fuga da Meia-Noite, do GloboPlay
Fuga da Meia-Noite (GloboPlay): elenco do filme
Jin Ki-joo
Wi Ha-joon
Kim Hye-yoon
Gil Hae-yeon
Ficha técnica
Título original do filme: Midnight
Diretor: Kwon Oh-seung
Roteiro: Kwon Oh-seung
Duração: 103 minutos
País: Coreia do Sul
Gênero: suspense
Classificação: 14 anos