‘Ed Wood’ | o pior cineasta do mundo e seu amor pelo cinema
Fábio
Na semana de celebração do 139.º aniversário de nascimento de Bela Lugosi, nada mais justo do que lembrar de ‘Ed Wood’. O filme dirigido por Tim Burton, celebra tanto a carreira do “pior diretor de todos os tempos”, quanto a parceria dele com o ator húngaro que ficou mundialmente conhecido como um dos melhores dráculas da história do cinema.
Ed Wood era um cineasta terrível, capaz de dirigir coisas intragáveis como ‘Glen or Glenda’, A Noiva do Monstro e aquele que é considerado o pior filme de todos os tempos: Plano 9 do Espaço Sideral. A obra que se tornou cult com o passar do tempo, faz jus à fama. Ele é completamente sem pé nem cabeça, com todos os defeitos possíveis e imagináveis em um filme. Mas uma coisa é inegável. Apesar de não ter nenhuma qualificação, Wood era apaixonado para o cinema e esse amor acaba refletindo em seus “filmes”.
- ‘Valentina’: a luta diária dos transexuais por respeito
- Mostra de SP 2021 divulga sua programação presencial
- Obras cultuadas inéditas no Brasil estreiam ainda em outubro na Supo Mungam Plus
O Plano 9
Embora seja um filme autobiográfico, Tim Burton prefere recortar justamente o período mais “criativo” da vida do cineasta. Por isso, ele retrata os anos em que Ed Wood (Johnny Depp) se reúne com o veterano e decadente Bela Lugosi (Martin Landau) para filmar a sua “obra-prima” Plano 9 do Espaço Sideral.
Segunda parceria entre Burton e Depp, Ed Wood não tenta valorizar o cineasta ou tratá-lo como uma vítima da indústria. Tão pouco tenta mostrá-lo como um injustiçado ou incompreendido pela época. Ao contrário, deixa muito bem explícito o quanto seu trabalho era amador, mal feito e sem o menor sentido. Muitas vezes utilizando restos de outros filmes para completar a sua “história”. No entanto, apesar do total falta de qualidade, Burton ressalta o amor do cineasta pelos seus filmes.
O que faz um filme ser trash
Hoje é muito cultuar ou fazer um filme trash. Produtoras como a Troma se tornaram famosas por isso. Mas, na verdade, as suas produções nãos e assemelham aos filmes de Ed Wood por uma grande diferença. Enquanto a Troma fazia filmes ruins com o propósito de serem ruins, Wood fazia péssimos filmes achando que estava fazendo uma obra de arte. O amor pelo cinema faz a total diferença. Ser trash não significa fazer de qualquer jeito. Ser trash é fazer o melhor com o que tiver em mãos.
Seguindo esse pensamento, Burton faz um filme comovente, divertido e que nos dá uma aula sobre amor à sétima arte. Mostrando que mesmo um péssimo diretor e fracassado como Wood, tem uma história capaz de comover. E não importa se ele será lembrado pela sua qualidade. A sua humanidade e paixão pelo cinema é suficiente para gravar o seu nome na história.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – Ed Wood
Título original: Ed Wood
Direção: Tim Burton
Roteiro: Scott Alexander, Larry Karaszewski
Elenco: Johnny Depp, Martin Landau, Patricia Arquette, Sarah Jessica Parker, Jeffrey Jones, Bill Murray, George Steele, Juliet Landau, Ned Bellamy, Mike Starr
Data de estreia: 07/10/1994
Onde assistir: Star+
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia, biografia
Duração: 127 minutos
Ano de produção: 1994
Classificação: 14 anos