‘Jogada de Risco’ e os 25 anos da estreia de PTA
Fábio
Paul Thomas Anderson está de volta aos holofotes com o ‘Licorice Pizza’, seu novo filme e que deve ser um dos sérios candidatos aos principais prêmios do Oscar 2022. Coincidentemente, neste ano seu primeiro longa ‘Jogada de Risco’ comemora 25 anos de lançamento. E se, a princípio, não se trata de um dos melhores dos seus grandiosos trabalhos. Este é, sem sombra de dúvidas, um ótimo filme, onde PTA já mostrava o seu estilo e como ele seria influente nas décadas seguintes.
Escrito e dirigido por PTA, Jogada de Risco marcaria também a parceira do diretor com três atores que participaram, ao longo dos anos, de diversas de suas obras. Philip Baker Hall, John C. Reilly e o saudoso Philip Seymour Hoffman (que aqui faz uma mera ponta). Sem contar também com a atuação de outros dois grandes nomes no elenco: Samuel L. Jackson e Gwyneth Paltrow.
- Globo de Ouro 2022: veja a lista completa de indicados!
- ‘Encounter’: Riz Ahmed brilha em sofisticado thriller de invasão alienígena
- ‘Imperdoável’: convencional, mas atraente
Um começo nada convencional
Assim como boa parte dos seus filmes, Jogada de Risco começa de uma maneira pouco convencional, deixando o espectador, a princípio muito confuso. Afinal de contas, não é todo dia que vemos um senhor bem vestido como Sydney (Hall) encontrando um perdedor como John (Reilly), na porta de um dinner, oferecendo ajuda sem querer algo em troca.
Em pouco tempo, descobrimos que o idoso é um veterano em aplicar pequenos golpes em cassinos e que deseja passar seus ensinamentos a um jovem pupilo sem, a princípio, nada em troca, bem como motivo aparente.
Com um texto muito bem escrito, PTA centraliza a história na relação entre Sydney e John e apimenta a história adicionando dois personagens: O perigoso Jimmy (Jackson) e a garçonete (que as vezes se prostitui) Clementine (Paltrow). O primeiro atrai a amizade de John, enquanto a segunda conquista seu coração. E nesta nova equação, a relação paternal entre os protagonistas estremece com novos acontecimentos imprevistos.
Poucos personagens
Com apenas esses quatro personagens, PTA vai confundindo a cabeça do espectador, que ainda não sabe o motivo da aproximação de Sydney e John e como esses dois outros personagens vai entrando na engrenagem dessa amizade, deixando tudo, aparentemente, sem lógica. Mas ao momento que ele vai tirando algumas camadas, tudo vai ficando mais claro ao espectador que vai se surpreender com o caminho tomado pelo filme e, principalmente, sobre a real intenção de Sydney.
Por fim, se na culinária alguns renomados chefs costumam dizer que “menos é mais” na hora de misturar ingredientes para se cozinhar determinado prato. Aqui, PTA segue à risca essa receita, condensando a história, focando apenas naquilo que é essencial para a trama e criando, assim, uma iguaria digna de uma estrela Michelin.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJ
Ficha técnica – Jogada de Risco
Título original: Hard Eight
Direção e roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Philip Baker Hall, John C. Reilly, Gwyneth Paltrow, Samuel L. Jackson, F. William Parker, Philip Seymour Hoffman
Data de estreia: 20 de janeiro de 1996
Onde assistir: Youtube e AppleTV!
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Duração: 102 minutos
Ano de produção: 1995
Classificação: 14 anos