‘O Grande Truque’ é, injustamente, um “Nolan menor”
Fábio
Quando falamos de Christopher Nolan, os primeiros filmes que lembramos são os da trilogia Batman; assim como obras grandiosas como ‘Dunkirk’, ‘Interestelar’, ‘A Origem’ e ‘Tenet’ ou o independente Amnésia, que o revelou. Uma pena que ‘O Grande Truque’, que comemora em outubro 15 anos de lançamento, é pouco lembrado como um dos grandes filmes de sua carreira. No entanto, este é sim um dos seus belos e “menores” trabalhos.
Com um elenco recheado de estrelas e coadjuvantes de peso, O Grande Truque é uma belíssima produção sobre magia, ciência, obstinação, rivalidade, superação, vingança e, principalmente, sacrifício. Afinal de contas, até que ponto nós estamos dispostos a sacrificar nossas vidas em troca de um número que nos tornará um ícone do nosso segmento e até onde o desejo de vingança pode tomar espaço em nossa vida?
- LEGO Star Wars: Contos Aterrorizantes: Especial de Halloween da Disney+
- ‘Lamaçal’ mostra que traumas infantis são eternos
- ‘Ed Wood’ | o pior cineasta do mundo e seu amor pelo cinema
Sinopse
O Grande Truque se passa no século 19 e, em suma, conta a história da rivalidade entre dois mágicos desse período que, antes de um terrível acidente envolvendo a esposa de um deles, eram grandes amigos. Robert Angier (Hugh Jackman), conhecido como “O Grande Danton” e Alfred Boren (Cristian Bale), que era chamado de “O Professor”. A rivalidade entre os profissionais beira a insanidade, onde os dois não medem esforços para superar o seu rival tanto na mágica em si, quanto nas artimanhas para um tentar descobrir o segredo do outro.
Tecnicamente falando, O Grande Truque é impecável. Fotografia, reconstituição de época, figurinos e os truques mágicos são de cair o queixo. Um trabalho primoroso e caprichoso que remete aos grandes trabalhos de Nolan. O roteiro é outro belo acerto. Feita em parceria com o irmão Jonathan, a história é envolvente, repleta de reviravoltas e um final eletrizante, com um plot twist que deixa o espectador em choque.
Elenco
Como se não bastasse, O Grande Truque ainda tem outro grande trunfo. A força de um elenco estrelado por Christian Bale, Hugh Jackman, Michael Caine e Scarlett Johansson. Sem contar as belas participações especiais de David Bowie e Andy Serkis em um momento crucial da história.
Jackman e Bale se entregam de corpo e alma em seus personagens e são ancorados por grandes atuações de Caine e Johansson. Estes últimos dando suporte aos mágicos se equilibrando com precisão entre as loucuras, devaneios e obstinação dos protagonistas. Nolan consegue dar espeço suficiente de tela para que cada um desses grandes nomes brilhe em momentos oportunos da história.
Reviravoltas
Durante as pouco mais de duas horas de filme, Nolan consegue envolver o espectador fazendo com que a plateia ora torça por Alfred, ora torça por Robert, a cada truque criado ou a cada revelação seja feita. Mas, acredite, nada prepara o público para o terço final do filme. É justamente ali que Nolan prova que ele é o verdadeiro autor do grande truque.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – O Grande Truque
Título original: The Prestige
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan
Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Piper Perabo, Scarlet Johansson, Rebecca Hall, Samantah Mahurin, David Bowie, Andy Serkis, Daniel Davis, Jim Piddock, Christopher Neame, Mark Ryan, Roger Rees, Jamie Harris
Data de estreia: 20 de outubro de 2006
Onde assistir: Globoplay, Google Play, AppleTV
País: Reino Unido, Estados Unidos
Gênero: suspense, drama, thriller
Duração: 130 minutos
Ano de produção: 2006
Classificação: 14 anos