Trocas Macabras

‘Trocas Macabras’ | A adaptação esquecida de Stephen King

Fábio

Difícil entender porque o ótimo ‘Trocas Macabras’ (Needful Things, 1993) seja praticamente ignorada. Uma das melhores adaptações de Stephen King é desdenhada tanto fãs do escritor, bem como os do gênero de terror. Uma pena, porque é o tipo de obra que agradaria os dois públicos.

Talvez, o motivo desse desdém seja porque Trocas Macabras não é um filme de terror explícito, repleto de cenas gore ou sustos a cada minuto. A saber, ele é mais do que isso. Trata-se de um suspense que, em suma, busca deixar o espectador intrigado do início ao fim, e mostrar como o Mal e o demônio são capazes de nos seduzir com enorme facilidade.

Trocas Macabras

Sinopse

Castle Rock é, a princípio, uma cidade pacífica. Mas, assim como todas as cidades do mundo, nem tudo é o que parece. Em outras palavras, existem pequenos conflitos e pessoas vingativas que só precisam de uma faísca para explodir. E essa aparece que a abertura de um novo comércio. A saber, a aparentemente inofensiva loja de antiguidades comandada pelo misterioso proprietário, Leland Gaunt (Max von Sydow). O simpático bom velhinho parece saber exatamente o desejo de cada pessoa da cidade. E mesmo se o comprador não ter dinheiro ele consegue levar o objeto do desejo pra casa. Para isso, basta apenas ele fazer um “pequeno favor”: pregar uma peça em um dos vizinhos escolhidos pelo simpático comerciante.

De boas intenções o inferno está cheio

Claro que em pouco tempo descobrimos que o simpático senhor Gaunt é, na verdade, o diabo. E que suas inofensivas “pegadinhas” são o estopim para deixar a cidade em pé de guerra, colocando, assim, os moradores de Castle Rock um contra o outro.

Aliás, uma das melhores coisas em Trocas Macabras é a personificação do diabo. Ao contrário da imagem assustadora que estamos habituados, a escolha de um simpático idoso para representar o Mal é um belo acerto. Ainda mais quando o personagem é interpretado por Sydow, um ator brilhante que consegue traduzir com perfeição a ambiguidade de Gaunt.

Elenco

E como se não fosse suficiente ter Sydow no elenco, Trocas Macabras tem outros ótimos nomes, como Ed Harris, Bonnie Bedelia, Amanda Plummer e J.T. Walsh. Embora não brilhem ou tenham o mesmo talento que Sydow, dão consistência ao filme e forma, assim, uma equipe de primeira.

Ou seja, são vários elementos que fazem de Trocas Macabras uma bela adaptação de uma história de Stephen King. Claro que não se trata de algo tão brilhante como O Iluminado (que, a saber, é odiado pelo autor do livro), mas é muito melhor que versões pra lá de duvidosas como Torre Negra e a minissérie do mesmo O Iluminado (que, por fim, estranhamente é elogiada pelo escritor).

Ficha técnica – Trocas Macabras

Título original: Needful Things
Direção: Fraser C. Heston
Roteiro: W.D. Richter
Elenco: Max von Sydow, Ed Harris, Bonnie Bedelia, Amanda Plummer, J.T. Walsh, Ray McKinnon, Duncan Fraser, Valri Bromfield, Shane Meier
Onde assistir: Apple TV e Amazon Prime Video (MGM)
Data de estreia: 27 de agosto de 1993
País: Estados Unidos
Gênero: drama, terror, suspense
Ano de produção: 1993
Duração: 120 minutos
Classificação: 16 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN