Um Plano Simples é uma pérola escondida de Sam Raimi

Fábio

Conhecido acima de tudo pela primeira trilogia do ‘Homem-Aranha’ e pela franquia ‘A Morte do Demônio’, Sam Raimi é um diretor versátil e tem algumas pérolas escondidas em sua filmografia. Uma delas é ‘Um Plano Simples’ (A Simple Plan, 1999) que, sem sombra de dúvidas, é, assim como seus blcokbusters, um dos seus melhores trabalhos.

Estrelado por Bill Paxton, Billy Bob Thornton, Bridget Fonda e Brent Briscoe, o filme aborda, em suma, uma questão importante: como o excesso e falta de dinheiro é capaz de destruir amizades, relacionamentos e laços familiares.

Sinopse – Um Plano Simples

Em uma reserva florestal, numa pequena dos Estados Unidos, os irmãos Hank Mitchell (Bill Paxton) e Jacob Mitchell (Billy Bob Thornton), além do amigo Lou (Brent Briscoe) encontram US$ 4,4 milhões dentro de um avião, que sofreu um acidente. Surge então a grande questão: devolver ou repartir o dinheiro entre os três?

Mas, a decisão que parecia simples, ganha contornos bem maiores.  Inicialmente, planejam não usar o dinheiro até o avião ser encontrando e a situação se acalmar, mas, por motivos diversos, Jacob e Lou pressionam Hank, exigindo a parte deles. Logo, a amizade que havia entre os três começa a se desmoronar e, para piorar a situação, um agente do FBI chega à cidade para investigar a possível queda de um avião na região.

Terror real

Raimi é brilhante ao mostrar que o terror sobrenatural é fichinha perto do terror real. O horror que pessoas aparentemente simples e comuns são capazes de realizar por causa da ganância e a possibilidade de ‘vencerem na vida’ de uma hora para outra.

Atuações

Ator limitado, mas muito esforçado, o saudoso Paxton entrega seu coração em Um Plano Simples e, talvez, sua melhor atuação. Na pele do bom moço e protetor do irmão com uma deficiência mental, ele vai se transformando aos poucos, na medida que sua situação vai se complicando e sua ‘face maléfica’ vai tomando conta de sua personalidade.

Mas é Bob Thornton quem realmente brilha em Um Plano Simples. Atuação que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Por causa da limitação intelectual do personagem e ele trabalha com maestria as expressões faciais, bem como os gestuais de Jacob que, apesar dessa deficiência mental, é o primeiro a perceber que o dinheiro está acabando com o amor que sente pelo irmão e pelo melhor amigo.

Influência

Por fim, é importante ressaltar como Raimi bebe, sem copiar, da mesma fonte que a de Alfred Hitchcock. O Mestre do Suspense sabia como ninguém explorar o mal que, a princípio, existe dentro das pessoas. E não é nenhum exagero afirmar que em Um Plano Simples, o ‘pupilo’ soube explorar muito bem a maldade humana.

Ficha técnica

Estreia: 22 de janeiro de 1999
Direção: Sam Raimi
Roteiro: Scott B. Smith
Elenco: Bill Paxton, Billy Bob Thornton, Bridget Fonda, Brent Briscoe, Jack Walsh, Chelcie Ross, Becky Ann Baker, Gary Cole, Bob Davis, Peter Syvertsen
País: Estados Unidos
Idioma: Inglês

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN