Garoto dos Céus crítica do filme 2022 (1)

Foto: Pandora Filmes / Divulgação

‘Garoto dos Céus’ é um intrigante thriller sobre poder e religião

Cadu Costa

Uma vez o lendário professor brasileiro Malba Tahan (1895-1974) disse: “Religião aliada à política é uma arma perfeita para escravizar os ignorantes”. A frase é perfeita para explicar o olhar que devemos ter sobre Garoto dos Céus (Walad Min Al Janna), representante da Suécia ao Oscar 2023 e uma das estrelas do Festival de Cannes de 2022.

Escrito e dirigido por Tarik Saleh, o filme conta a história de Adam, interpretado por Tawfeek Barhom, filho de um pescador num vilarejo que recebe uma bolsa de estudos na mais renomada universidade do Cairo, Al-Azhar, o epicentro do poder do islamismo sunita no Egito.

O Grande Imã da universidade, considerado a maior autoridade religiosa no país, acabou de morrer, e um novo homem precisa ser eleito para o cargo que precisa compartilhar das mesmas ideias do governo e, para isso, um informante – Adam – deve se infiltrar numa célula radical e com inclinações terroristas.

Leia também:

‘Fervo’ e o amor acima de tudo

‘Babilônia’ entrega o que promete: cinema como arte atemporal

‘Esquema de Risco – Operação Fortune’ é um ótimo filme de ação dos novos tempos

Moralismo religioso

Apesar do tema espinhoso, não há nenhum árabe na ficha técnica e, segundo o diretor Saleh, filho de egípcio, isso não seria possível no contexto atual do Egito.

Oriundo de uma parceria entre Suécia, França, Finlândia e Dinamarca, Garoto dos Céus aborda a corrupção do governo local e o falso moralismo tão comuns no alto escalão do Islã, mas que, na verdade, se aplica a qualquer nível de poder que se misture com a religião.

O Poderoso Chefão – Parte III sueco

Visto como um thriller político, não seria exagero o compararmos a clássicos como “O Poderoso Chefão – Parte III” nessa onda de assassinatos que ditam a violência da história que se desenrola. A disputa por poder com diferentes grupos tentando emplacar seus candidatos ao cargo soa um tanto familiar até mesmo para nós que quase entramos numa teocracia recente.

Embora possa haver momentos em que Garoto dos Céus não atinja todas as notas de sua história perfeitamente montada, é difícil não ser engolido pela mecânica desse cenário. Tem espionagem nível “007” ou “Missão Impossível”, e, por isso é, sem dúvida, um thriller convincente, embora um tanto convencional, em um cenário altamente não-convencional.

Onde assistir ao filme Garoto dos Céus (2022)?

A saber, Garoto dos Céus estreia nesta quinta-feira, 19 de janeiro de 2023, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Garoto dos Céus (2022)

Garoto dos Céus (2022): elenco do filme

Tawfeek Barhom

Fares Fares

Mohammad Bakri

Ficha Técnica do filme Garoto dos Céus (2022)

Direção: Tarik Saleh

Roteiro: Tarik Saleh

Duração: 126 minutos

País: Suécia, França, Finlândia, Dinamarca

Gênero: suspense, drama

Ano: 2023

Classificação: 14 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
0

Créditos Galáticos: