Garra de Ferro: Nós fazemos nossa própria sorte?
Giovanna Ribeiro
Garra de Ferro, do diretor Sean Durkin, protagonizado por Zac Efron, Jeremy Allen White, Harris Dickinson e Stanley Simons, reconstitui a trágica história da família Von Erich. Inseridos no mundo intensamente competitivo do wrestling profissional no início dos anos 1980, a família era conhecida por suas vitórias no esporte, mas também por suas derrotas pessoais. Acometidos por uma chamada “maldição”, cada membro da família acabou sucumbindo, seja por fatalidades, ou pela própria saúde mental.
Leia mais:
- Ferrari e os homens ambiciosos de Michael Mann
- Instinto Materno é um belo suspense com ótimas protagonistas
- Uma Prova de Coragem é um típico filme de Sessão da Tarde
É importante destacar sobre Garra de Ferro, que ao espectador que espera mais um filme sobre luta, com foco nos confrontos braçais, pode se surpreender negativamente. Pois, mesmo sendo um filme sobre wrestling, o ringue não é o ponto alto do longa-metragem, tampouco ele se destaca com coreografias especialmente elaboradas.
Garra de Ferro é um drama sobre saúde mental, masculinidades, e o quanto a verdadeira maldição, passada de pai para filho, é o machismo e sua capacidade de destruir, não só a vida das mulheres, como também, esvaziar os homens de sua própria humanidade. Através da figura do patriarca, vivido por Holt McCallany, observamos os irmãos Von Erich desamparados, mesmo dentro de casa.
Conclusão
E tal conclusão é passível de ser cravada logo nos minutos iniciais – e é escancarada por personagens coadjuvantes potentes, como a Pam, de Lily James: afinal, é tudo uma questão de sorte ou azar? ou, somos vítimas e algozes, no nosso próprio destino? Pam, antes de vir a se tornar esposa de Kevin (Efron), já alertava ao namorado: o sobrenome é o menor dos problemas.
O drama consegue ser um dos mais melancólicos da temporada, justamente por, camuflado atrás dos músculos quase absurdos de Zac Efron e Jeremy Allen White, entregar um enredo que nos desafia, o tempo inteiro: até onde será possível aguentar? E assim como o personagem de Zac Efron, somos testados a não chorar. O mérito do filme, é finalmente, conseguir arrancar as lágrimas mais sinceras, que um roteiro bem adaptado, atuações na medida e uma direção eficiente, podem conseguir.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Onde assistir o filme Garra de Ferro
O longa estreia em breve nas principais plataformas de streaming.
Trailer do filme Garra de Ferro
Ficha Técnica do filme Garra de Ferro
Título original: The Iron Claw
Direção: Sean Durkin
Roteiro: Sean Durkin
Elenco: Zac Efron, Jeremy Allen White, Harris Dickinson, Stanley Simons, Maura Tierney, Holt McCallany, Grady Wilson, Valentine Newcomer, Scott Innes, Chavo Guerrero Jr., Stanley Simons, Michael Harney
Data de estreia: 07 de março de 2024
Duração: 132 minutos
País: Estados Unidos da América, Reino Unido
Gênero: Drama, Biografia, Esportes
Ano: 2023
Classificação: 16 anos