Gatos no Museu é diversão ingênua e inocente para a criançada
Marcelo Fernandes
O monopólio de Hollywood impede a ida de diversos filmes de outras culturas a aparecerem no circuito. Por isso, é no mínimo um motivo de comemoração Gatos no Museu ser exibido nas salas comerciais. A animação russa, baseada em uma história real sobre os gatos do Museu Hermitage, conseguiu furar uma bolha e pode agradar os pequenos
Leia mais:
- The First Slam Dunk tem drama, energia e emoção na medida certa
- Mansão Mal-Assombrada é comédia despretensiosa e povoada por personagens carismáticos
- O Portal Secreto confia mais no texto do que em efeitos especiais para contar história divertida
Localizado em São Petersburgo, uma cidade histórica por diversos motivos, o museu foi salvo pelos felinos em algumas ocasiões. O filme pega o plot e adapta para os dias atuais, contando a história de Vincent, um solitário gatinho que vive em uma ilha deserta. Após alguns rápidos eventos, ele conhece o rato Maurice, um roedor viciado em comer obras de arte famosas.
Eles acabam chegando ao Hermitage, e o que seria o paraíso para Maurice torna-se um problema com o esquadrão de gatos que faz a segurança do prédio, e principalmente das obras, deixando o protagonista numa encruzilhada entre ajudar os seus iguais e proteger seu amigo.
Soluções simples
O roteiro é um tanto inchado: parece querer falar de muita coisa e acaba não desenvolvendo nada muito a fundo. Existem fantasmas, a chegada da Mona Lisa, um interesse amoroso para Vincent, além do dilema inicial. Os vários caminhos acabam tendo soluções simples, o que fica mais ao gosto das crianças, principal público alvo.
Conclusão
Fora isso, embora deixa Cleópatra, crush do protagonista quase sem agência durante toda sua duração, Gatos no Museu tem boas piadas, um ritmo ágil sem ter a velocidade de blockbusters atuais, e com diversas citações à História da Arte que podem despertar a curiosidade das crianças. Para os adultos, vale uma piada ou outra e, caso já exista o interesse prévio, as alusões a grandes pinturas e artistas devem agradar.
E que venham mais produções fora do eixo hollywoodiano. Mesmo sendo mediano para bom, é sempre um prazer ver outros países lançando seus projetos e promovendo sua história, saindo um pouco da monocultura estadunidense.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme Gatos no Museu
Ficha Técnica do filme Gatos no Museu
Título original: Koty Ermitazha
Direção: Vasiliy Rovenskiy
Roteiro: Elvira Bushtets, Fyodor Derevyanskiy, Vasiliy Rovenskiy, Gerry Swallow
Elenco: Jordan Worsley, Stephen Peter Krisel, Maria Smakhtina
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 10 de agosto de 2023
Duração: 83 minutos
País: Russia
Gênero: Animação, Aventura, Comédia, Família
Ano: 2023
Classificação: Livre