‘Ghost in the Shell: Guerra Sustentável’ é fraco e sem rumo
Matheus Soares
Lançado recentemente na Netflix, o filme animado Ghost in the Shell: SAC_2045 Guerra Sustentável (Kôkaku Kidôtai). O longa animado é uma compilação da 1ª temporada do anime de mesmo nome. O final da série não foi muito bem recebida, então a Netflix lançou essa produção, juntando e corrigindo algumas coisas. Mas se a correção é tão sem rumo assim, não quero nem imaginar a série.
A história se passa no ano de 2045, quando uma nova unidade de policiais especiais tem que lidar com uma ameaça: os pós-humanos, homens e mulheres melhorados ao extremo criados para ser uma nova raça de humanos, assim como liderar e acabar com a guerra que está rolando.
Leia também:
‘Quarentão’ tenta mostrar que tudo pode ter um lado bom
Lady Gaga divulga clipe de música para ‘Top Gun: Maverick’ com cenas inéditas do filme
‘A Caminho do Verão’ não é apenas uma produção para o público teen
Gênero Cyberpunk
O termo e conceito de cyberpunk vem a ganhar força de verdade com Blade Runner e Neuromancer. É um estilo que imagina um mundo distopico futurista. Contudo, o sistemas econômicos são confusos, com o capitalismo entrando em crise, entre várias outras coisas. Em Neuromancer, por exemplo, são empresas remanescentes que lideram os países.
Com esse plano de fundo, temos Ghost in The Shell, tanto o anime quanto seu spin-off, com foco maior no filme. O G4 (grupo das quatro mais poderosas nações do mundo) declarou guerras às indústrias. Daí vem o nome da produção. Com isso surgiram diversas guerras civis, até mesmo em países desenvolvidos.
Vale a pena?
Sinceramente? Não, nem mesmo para os fãs da franquia. Se a série animada se perdeu no caminho, o filme nem se acha. Começa com uma história, depois vai para os pós-humanos e, por fim, acaba em uma história de uma jovem que criou um sistema homicida. As tramas estão conectadas, mas o espectador tem que fazer um esforço absurdo para entender e, às vezes, nem fica tão claro assim.
Além disso, a animação parece uma cutscene de um jogo de PlayStation 2. Com muitas cenas travadas, Ghost in the Shell: SAC_2045 Guerra Sustentável se salva somente nas cenas de batalhas, que são de tirar o fôlego, principalmente as que envolvem algo cibernético.
Onde assistir ao filme Ghost in the Shell: SAC_2045 – Guerra Sustentável?
A saber, Ghost in the Shell: SAC_2045 Guerra Sustentável estreou nesta segunda-feira (9) no catálogo da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme Ghost in the Shell: SAC_2045 – Guerra Sustentável, da Netflix
Ghost in the Shell: SAC_2045 – Guerra Sustentável (Netflix): elenco do filme
Atsuko Tanaka
Osamu Saka
Akio Otsuka
Ficha Técnica (Ghost in the Shell: SAC_2045 – Guerra Sustentável)
Título original: Kôkaku Kidôtai
Roteiro: Kenji Kamiyama
Direção: Kenji Kamiyama e Shinji Aramaki
Duração: 120 minutos
País: Japão
Gênero: fantasia, cyberpunk e anime
Classificação: 18 anos