Gilberto Gil na ABL Foto Marcelo Tabach

Gilberto Gil é eleito para a ABL

Wilson Spiler

Em eleição na Academia Brasileira de Letras (ABL), na tarde desta quinta-feira (11), Gilberto Gil, aos 79 anos, recebeu 21 votos e formou maioria absoluta para ocupar a cadeira de número 20 da Casa.

O cantor e compositor baiano acompanhou a votação em casa, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Isso porque uma norma da ABL proíbe que candidatos participem da sessão.

Quem ocupava a cadeira 20 da ABL antes de Gilberto Gil?

Também participaram o poeta Salgado Maranhão, que recebeu sete votos, assim como o autor e crítico literário Ricardo Daunt (nenhum voto). A eleição teve a participação de 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual. Alguns votos foram nulos ou brancos.

Gilberto Gil deve assumir o posto em março de 2022, quando a ABL volta do recesso de fim de ano. O artista vai substituir o acadêmico e jornalista Murilo Melo Filho, que morreu em maio de 2020. A saber, outros ocupantes da cadeira 20 foram Salvador de Mendonça (fundador) – que escolheu como patrono Joaquim Manuel de Macedo –; bem como Emílio de Meneses; Humberto de Campos; Múcio Leão; e Aurélio de Lyra Tavares.

Artista multipremiado

Cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical, Gilberto Gil é embaixador da ONU para agricultura e alimentação e exerceu o cargo de ministro da Cultura entre 2003 e 2008, durante dois mandatos do ex-presidente Lula.

O artista tem dois prêmios Grammy Awards, nos anos de 1998 e 2005; e também ganhou duas vezes o Grammy Latino, em 2001 e em 2002. Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela Unesco.

Fernanda Montenegro na ABL

Recentemente, no dia 4 de novembro, a atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, também foi eleita por maioria absoluta à cadeira de número 17 da ABL. Ela recebeu 32 dos 34 votos dos acadêmicos — 2 foram brancos.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN