‘Granizo’, uma comédia surreal com mais erros do que acertos

Bruno Oliveira

Granizo, novo filme de comédia dramática argentino que chegou na Netflix, conta a história de Miguel Flores (Guillermo Francella), um famoso meteorologista com status de estrela de cinema. No primeiro dia de seu programa sobre o clima, ele comete um erro terrível com suas previsões e acaba sendo odiado por todos, se tornando assim quase o inimigo número 1 do país.

Após esse acontecimento ele vê sua vida afundar e, em busca de um lugar para se esconder, acaba tendo que fazer as pazes com sua filha e aprende um pouco de humildade com o curioso Bernardo (Norman Briski).

Black Mirror, é você?

Cá entre nós, vocês notaram algo de errado nessa sinopse? Talvez seja uma implicância minha, mas onde um meteorologista vira uma estrela do país? Ele é tão famoso que ganha um programa de televisão só para ele, com direito a banda e a leituras de tuítes ao vivo. Como se fosse algo bem próximo de um Raul Gil ou de um Faustão. Fico imaginando ele dando a previsão do tempo e acabando o show em dois minutos.

A falha do protagonista foi errar a previsão dizendo que o tempo ficaria bom durante o dia todo. No entanto, cai uma chuva de granizo exagerada de madrugada que causa um dano a várias pessoas que confiaram cegamente em sua previsão. Com isso, as pessoas começam o criticam tanto a tal ponto de ameaçá-lo de morte por causa disso. Em um nível bem baixo, chegou a me lembrar de Black Mirror devido à situação nonsense que nos é apresentada aqui. Além disso, se a cena de granizo inicial é exagerada, espere a final.

Pontos interessantes

Particularmente, o filme Granizo não me agradou muito, mas, ainda assim, é possível encontrar pontos interessantes nele. O fato de usar o fracasso para se reconciliar com sua filha chega a ser emocionante. Problemas do passado que poderiam ser resolvidos com uma conversa acabam sendo um bom ponto da história.

Outro detalhe a se destacar é o fato do protagonista ter que procurar pela sua humildade. Não que ele fosse uma pessoa prepotente ou arrogante, mas era tão focado em seu trabalho que era incapaz de se permitir ser humilde. Após conhecer um personagem misterioso e excêntrico, ele entende melhor essa ideia e percebe que é muito difícil ser perfeito. Todos temos falhas e é isso que nos faz humanos.

Conclusão

Granizo é uma comédia dramática bem mediana. Devido ao seu alto teor de nonsense, peca por não ser mais escrachada. Acredito que esse tipo de narrativa abraçaria melhor o fator Black Mirror que me veio à cabeça. Não acho que todos terão a mesma percepção. Na verdade, é muito provável que minha visão tenha sido única. Dessa forma, acredito que o público em geral vá conseguir usufruir melhor da história a ponto de se divertir.

Onde assistir ao filme Granizo?

A saber, o filme Granizo, se encontra disponível para os assinantes da Netflix desde o dia 30 de março de 2022. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Granizo, da Netflix

Granizo (Netflix): elenco do filme

Guillermo Francella
Romina Fernandes
Norman Briski
Peto Menahem

Ficha Técnica

Título original: Granizo
Diretor: Marcos Carnevale
Roteiro: Fernando Balmayor e Nicolás Giacobone
Duração: 118 minutos
País: Argentina
Gênero: comédia dramática
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

NAN