‘Grid Legends’ é uma grande pedida para fãs de corrida
Thiago Alexandre
No final de fevereiro, a EA/Codemasters lançou Grid Legends, o mais recente e quinto jogo da série de jogos de corridas. Game que tivemos a oportunidade de experimentar com muita satisfação na sua totalidade logo após o lançamento. Ainda mais sendo jogador de longa data dos jogos da série é muito legal perceber a evolução ao longo dos anos.
Em suma, o jogo chega com um modo história reformulado, em formato “live action” protagonizado por alguns artistas já conhecidos; claramente influenciado pelo sucesso da série “Drive to Survive”, da Netflix. A história não é espetacular, mas tem a falha de ser ambivalente. De um lado, a parte encenada pelos atores é envolvente o suficiente para fazer o jogador se sentir parte dela e passa a sensação de que somos importantes; inclusive chegando a surpreender com alguns detalhes que nunca pensei em ver em jogos de corrida, ainda que de modo superficial.
Mas do outro lado, na parte jogável, percebemos que por mais que sejamos esforçados e entreguemos os resultados esperados ou melhores, somos apenas o piloto 22, digo, o piloto número 2 da equipe e quem brilha é a Yume. Algo que ajuda a tirar um pouco desse gosto amargo da boca é a aparição de personagens de longa data da franquia e que sempre foram a pedra no nosso sapato nos jogos anteriores.
- ‘Tiny Tina´s Wonderlands’ conserva o legado da franquia
- Desafio das Minas: Arena On promove campeonato de Call of Duty liderado por mulheres
- CBLOL 2022: RED Canids vence Liberty na chave inferior dos playoffs
Grande evolução
Na parte gráfica a evolução foi sútil em relação ao jogo de 2019, mas ela aconteceu e muitas vezes queremos parar o carro no meio da corrida para admirar os gráficos. O som do jogo não deixa nada a desejar e nos deixa atentos ao que acontece durante toda a jogatina.
Mas na jogabilidade eu preciso deixar o meu grande elogio. Que mudança para melhor que aconteceu aqui. No jogo anterior, a sensação de pilotagem era muito ineficiente e piorava consideravelmente nas frenagens. Está muito claro o esforço para que isso melhorasse e o jogo voltasse a ficar prazeroso para jogar e curtir. Mesmo não sendo um simulador, é possível perceber que há diferença entre os carros e que por causa disso é necessário frear um pouco antes ou acelerar com mais cuidado dependendo do carro escolhido para uma determinada corrida.
Boa diversão
E não ser um simulador não é demérito algum. Grid Legends é muito divertido e o tempo passa voando quando estamos nele. E é lógico que há uma série de opções de dificuldades e assistências que podem ser alteradas de modo a deixar a pilotagem ao nosso gosto ou ainda ao que queremos fazer naquele dia. Isso é de tirar o chapéu.
O sistema de rivalidade da IA, chamado de Nêmesis, foi recalibrado e funciona muito melhor. Dependendo da agressividade que temos ao pilotar, bater e/ou fechar bruscamente os carros controlados pela IA fazem com que esses pilotos praticamente nos cacem na pista para fazer o mesmo conosco. Inclusive mesmo chegando ao ponto que eles simplesmente batem para nos tirar da corrida. E isso também acontecem entre eles e frequentemente temos quebras e batidas que acontecem do nosso lado, o que adiciona uma dinâmica completamente inesperada em algumas corridas.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
O Veredito
A jogabilidade leve e fluída de Grid Legends permitem que ele seja um jogo de corrida voltado para pessoas de todas as idades. As possibilidades de combinações mescladas com as opções de pistas e carros disponíveis fazem com que tanto o modo história quanto a carreira valham a a sua atenção, tornando a proposta do jogo ainda melhor. Por fim, ainda temos diversos detalhes espalhados pelo jogo, como personagens do modo história ou patrocinadores no modo carreira que fazem parte de outros jogos, que certamente agradam os fãs dos jogos da agora EA/Codemasters.
Prós
- Jogabilidade;
- Qualidade Gráfica;
- Corridas multi-classe.
Contras
- Música durante as corridas;
- Quilometragem necessária para os eventos finais do modo carreira.