Grito de liberdade nas leituras do Niño
Alan Daniel Braga
Proprietária do Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça, na Lapa, a consagrada atriz Ilva Niño – no ar como Cleide, a dedicada empregada da família Vilar, de Sarmandaia (TV Globo) – está dedicando o mês de setembro às leituras do projeto Niño de Leituras – Dramaturgia Brasileira. Navegando na onda das manifestações no Brasil, o objetivo do projeto é trazer ao público autores que retrataram a luta dos brasileiros, de 1964 até os dias de hoje.
O projeto já apresentou leituras de espetáculos como “Revolução na América Latina”, de Augusto Boal, que discutiu questões políticas da época de 64, “Feliz 1954”,de Eduardo Neves, que mostra a luta pela saúde e educação, e “Maria e seus cinco filhos”, de João Siqueira, que, apresentada pelo grupo Dia-a-Dia, narra a história de uma família, originária do campo, que migra para a cidade grande em busca de melhores condições de vida.
“Maria e seus cinco filhos” é encenada gratuitamente na Lapa
Na próxima quarta-feira (25), o projeto reunirá a classe artística para a leitura de “Liberdade Liberdade”, de Millôr Fernandes e Fernando Rangel, escrita em 1965. A leitura, dirigida por Luiz Eduardo Pinheiro, apresenta a realidade instalada no Brasil a partir do golpe de 1964, tentando traduzir o inconformismo da nação perante a repressão do regime e trazendo de volta a 2013 o “teatro da resistência”.
SERVIÇO:
Projeto Niño de Leitura – Dramaturgia Brasileira
Data: Quartas-feira
Horário: 19h30
Local: Teatro Niño de Artes Luiz Mendonça
Praça João Pessoa, 02 – Lapa
Entrada gratuita.