Grupo Farroupilha, de Ipatinga (MG), finaliza turnê no Rio de Janeiro com a peça ‘O Arquivo Vivo’

Giselle Costa Rosa

O Grupo Farroupilha, de Ipatinga/MG, chega à cidade maravilhosa com a comédia dramática O Arquivo Vivo. As cinco apresentações encerram a turnê do espetáculo pela região sudeste, depois de marcar presença em outras 06 cidades.

No Rio de Janeiro, o projeto ocupará dois espaços culturais distintos e conta com as parcerias do Galpão da Cidadania e da Opsis Produtora Cultural. A temporada carioca acontece nos dias 14 e 15 de outubro, às 19h, no Galpão da Cidadania e segue nos dias 17, 18 e 19 de outubro, também às 19h, no Teatro Glauce Rocha (centro), na programação da ocupação Glauce (com) vida.

O Arquivo Vivo conta, através de um humor crítico e ácido, a inusitada história de um arquivo vivo que habita os bastidores de uma repartição pública da prefeitura de uma cidade do interior. A partir daí surge uma série de confusões, que viram o município de ponta a cabeça. Esta dinâmica comédia sobre o poder é fruto de uma parceria entre o Grupo Farroupilha de Ipatinga e dois membros do conceituado Grupo Galpão de Belo Horizonte: Júlio Maciel, que responde pela direção, e Eduardo Moreira, que assina a dramaturgia com Sinésio Bina.

O texto da peça é uma livre adaptação do conto O arquivo vivo da prefeitura, de Beto Oliveira, um dos vencedores do Concurso Nacional de Contos de Humor, realizado em 2010, pelo Farroupilha, em parceria com o Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi).

A montagem traz no elenco Sinésio Bina, Torosca Silvestre, Claudiane Dias e Didi Peres que se desdobram na interpretação de vários personagens que se inter-relacionam em cena. O arquivo vivo leva a assinatura de Júlio Maciel, na direção, e dramaturgia de Eduardo Moreira e Sinésio Bina.

:: SERVIÇO 

Apresentações: Dias 14 e 15 de Outubro, às 19h

Local: Galpão da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75. Gamboa) / Telefone: (21) 2233-7460

Apresentações: Dias 17,18 e 19 de Outubro, às 19h

Local: Teatro Glauce Rocha (Av. Rio Branco, 179 Centro – Telefone: (21) 2220- 0259)

Classificação Livre

Duração: 60 min.

GRATUITO, com distribuição de ingressos 1h antes do início do espetáculo.

Agendamento escolar: agendar com Brigitte Bentolila (21- 2285.4127 / 994595433) e Ana Grillo Balassiano (21 – 2551.6780/999886575) ou pelo e-mail agendamentofarroupilha@gmail.com

Giselle Costa Rosa

Integrante da comunidade queer e adepta da prática da tolerância e respeito a todos. Adoro ler livros e textos sobre psicologia. Aventuro-me, vez em quando, a codar. Mas meu trampo é ser analista de mídias. Filmes e séries fazem parte do meu cotidiano que fica mais bacana quando toco violão.

0