GUIA DE LEITURA | DC – Parte 2: Vertigo – Quadrinhos para gente grande

Pedro Marco

O final dos anos 80 mudou a forma de como se fazer quadrinhos pelas mãos da DC Comics. Apesar da Marvel vir com os amados “Queda de Murdock” e “Saga da Fênix Negra”, foi a DC quem mudou o jogo com Watchmen, Crise nas Infinitas Terras e o clássico Cavaleiro das Trevas.

Como começar a ler quadrinhos | Episódio 2: DC – a editora das lendas

A grande leva de histórias mais sombrias e adultas (seguidas por Ano Um e Piada Mortal) atrelados à invasão britânica nos roteiros da nona arte, acabaram dando à editora das lendas, uma porta de entrada para um selo de histórias adultas. Nascia assim, a Vertigo. E, hoje, o Guia de Leitura traz alguns exemplos dessa belíssima editora.

Hellblazer

Talvez um dos maiores rostos da Vertigo, a revista de John Constantine é o exemplo mais cru do que a editora viria a ser. Linguagem pesada, demônios e roteiros mais complexos e tocantes, trazem um título que durou nada menos do que 300 edições. Tendo uma vasta gama de autores premiados passando pela revista, a saga do exorcista esotérico começa no título Origens (lançado pela Panini em sete encadernados) e tem sequência na aclamada fase Infernal (lançada pela Panini em oito encadernados).

RESENHA | UNIVERSO DC RENASCIMENTO – HELLBLAZER VOLUME 2

Sandman

Presente em praticamente todas as listas como um dos três melhores quadrinhos da história, Sandman é uma literatura fina e reflexiva. A saga do sonho pelo mundo cativa, emociona e faz o leitor sair como uma pessoa completamente diferente após as belíssimas 75 edições. Além disto, Neil Gaiman nos trouxe inúmeros spin-offs que complementam a experiência. Foi de lá que saiu Lúcifer, inspiração para Livros da Magia, e muitas outras.
Leitura obrigatória não só para fãs de quadrinhos, como para leitores em geral. A fase inteira saiu como edição definitiva em quatro encadernados parrudos da Panini.

RESENHA | ‘DEMOLIDOR – DECÁLOGO’ é irretocável

Fábulas

Um mundo fantástico, onde os personagens de contos de fada vivem entre os humanos. Segue uma saga de conspirações, guerras e investigações. Tendo um humor ácido, característico da editora, Fábulas surpreende com suas referências e originalidade. Levemente adaptada no seriado Once Upon a Time, a revista demonstra sua qualidade imensamente superior. Atualmente, segue sendo relançada pela Panini em encadernados de luxo.

Y – O Último Homem

Tendo uma série a caminho, a história de Y coroa a criatividade que define a Vertigo como o grande e premiado selo. Aqui, temos um garoto e seu macaco acordando num dia onde todos os homens morreram. Tendo de sobreviver num mundo governado por mulheres que seguem a perda de metade da população, a dupla traz uma aventura mega cômica, divertida e com cutucadas precisas. Assim como Fábulas, a história vem saindo em encadernados de luxo pela Panini Comics.

NAS BANCAS | Confira os lançamentos de HQs da TERCEIRA semana de MAIO

 

Homem Animal

Praticamente ressuscitando um herói quase esquecido da DC, Grant Morrison traz um clássico absoluto em sua fase pelo Homem Animal. Premiado pelo seu ápice em O Evangelho do Coiote, a fase do quadrinista segue impecável até o final. Questões de metalinguagem, dissuasão sobre vegetarianismo e demais questões ligadas ao respeito com os bichos, experimentam o quão diferente pode ser um quadrinho de super-herói. A saga completa foi lançada pela Panini em três encadernados.

Monstro do Pântano

Uma das grandes precursoras da editora, a revista d’A Saga do Monstro do Pântano, de Alan Moore, alçou o nível literário dos quadrinhos a um padrão quase impossível de ser seguido. Reaproveitando um antigo personagem da DC, Moore aplica toda sua experiência de terror e espiritualidade em sua fase longeva pelo personagem. Dividida em seis encadernados, a revista que criou Constantine demonstra ser um grande tesouro irretocável.

Preacher

Propositalmente lançada em 66 edições + 6 especiais, a saga do reverendo Jesse Custer, seu amigo vampiro Cassidy e sua amada Tulipa pelos Estados Unidos extrapola os níveis de humor negro da editora. A dupla Garth Ennis e Steve Dillon mostram uma grande Road Trip a procura de Deus, numa grande ode ao sarcasmo e às críticas de diferentes níveis. Tendo uma adaptação para TV aquém do potencial explorado nos quadrinhos, Preacher é uma grande querida dos fãs da editora e saiu no Brasil em nove encadernados capa dura pela Panini Comics.

Olha, dava para passar a vida citando os clássicos da Vertigo aqui para vocês. Apesar de ser um selo independente, ele conta com inúmeras participações dos heróis da Liga da Justiça. Mas, para saber mais, comente, peça uma parte 2 do guia Vertigo, continue nos acompanhando e até o próximo guia.

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
NAN