Guia de leitura de HQs da série ‘Loki’
Pedro Marco
Preparemos um Guia de Leitura de HQs da série ‘Loki’, pois é inegável que um dos grandes trunfos do início da Marvel Comics foi sua imensa pluralidade cultural. Tínhamos os temas de guerra em capitão américa, mundanos em Homem-Aranha, ficção científica em Hulk, a psicodelia de Dr. Estranho… E não obstante, uma viagem heroica pelo mundo da mitologia nórdica, em Thor.
Mas não do loiro másculo asgardiano que falaremos hoje. Pois no lado oposto desta moeda, temos Loki, um vilão histórico que permeia produções como Supernatural, filho do máscara, deuses americanos, e ganhará uma série para chamar de sua no Disney+.
Portanto, acompanhe conosco um guia de leitura de HQs completo do deus travesso: LOKI LAUFEYSON.
- Comercial de ‘Loki’ traz cenas inéditas: CONFIRA!
- Novo trailer da série ‘Loki’ revela mais sobre a TVA: VEJA!
- Coleção X-Men está disponível no Disney+
GUIA DE LEITURA DE HQS – LOKI
A primeira aparição de Loki nas HQs
Apesar de cronologicamente ter algumas antes, é sempre válido começar com o nascimento do personagem nos quadrinhos. Pelas mãos hábeis de Stan Lee e Jack Kirby, Thor foi criado na revista Journey into mistery em 1962, na edição #83. Porém, foi somente na edição #85 que seu irmão adotivo maligno iria dar as caras.
Na história, o deus da trapaça foi preso por Odin em uma árvore sagrada, e só seria libertado caso alguém chorasse em seus pés. Ao passar de eras, Loki usa seus poderes para conseguir derrubar algumas folhas de seus galhos, e aguarda para derrubar uma delas sobre Heindall quando este passa. Seu olho lacrimeja, libertando assim Loki, que vai até Nova York para tentar derrotar seu irmão e conseguir para si o martelo sagrado. Essa história pode ser encontrada na biblioteca histórica Marvel do Thor.
Uma revista Solo
Como é de costume, o personagem viria a ganhar sua revista própria. Em 2004, logo nas quatro primeiras edições dessas HQs de Loki, temos enfim uma história cronológica focada na real origem do personagem, explicando todas suas motivações pela conquista asgardiana.
Somente seis anos depois, em 2010, Loki viria a ter uma nova minissérie com seu nome. Em “Julgamentos de Loki” temos, a saber, um mega apanhado da origem e maiores aventuras do deus da trapaça por Roberto Aguirre-Sacasa e Sebastian Fiumara. Ambos foram publicados em encadernados de capa dura pela Panini.
O Motivador dos Vingadores
Assim como vimos nos cinemas, o real motivo que uniu pela primeira vez os maiores heróis da casa das ideias foi o nosso vilão nórdico favorito. Na primeira revista do grupo, Loki usa um falso incidente envolvendo Hulk para unir Homem de Ferro, Vespa, Homem-Formiga e Thor em seu encalço, se consagrando, dessa forma, como um dos maiores vilões da editora.
A história já saiu diversas vezes na coleção salvat de capa preta, vermelha, antologia, e mais recentemente na Coleção Clássica Marvel vol. 4
Guerra Vingadores/Defensores
Loki, em suma, viria a atormentar os Vingadores na década seguinte, durante a Guerra Vingadores/Defensores, ao se unir com Dormammu nas edições 115 a 118 das HQs dos Avengers. A história saiu a princípio em encadernados homônimos na coleção de capa preta da Salvat e na coleção dos maiores clássicos dos Vingadores Vol. 4.
Mexendo com os mutantes
No evento das Guerras Asgardianas, Loki decidiu mexer com os X-men, bem como com os Novos Mutantes de Chris Claremount, em Asgard. Com um presente mágico mal direcionado, Loki vai entrar, assim, em um embate histórico contra os filhos do átomo, que está sendo republicado pela Panini na coleção Marvel Vintage.
A maior brincadeira de todas
Durante o run do glorioso Walter Simonson, claro que não poderia faltar grandes peripécias de Loki. Desde participar de um novo Ragnarok, bem como uma série de aventuras e trapaças com seu irmão, Thor, a maior delas foi, sem dúvidas, transformar o deus do trovão em um sapo!
Essa história saiu na coleção em três partes do Thor de Walt Simonson pela editora Salvat.
O cerco
Durante o Reinado sombrio, Normam Osborn junta o Doutor destino, Capuz e Loki para formar, assim, a Cabala. E este grupo de vilões, vê Asgard como o último ponto de resistência para sua completa dominação. Com todos os desenrolares desta mega saga das HQs, Loki, em suma, acaba morrendo de forma trágica, deixando ao encargo de Thor vingar seu legado.
Kid Loki
Nem mesmo a morte segura o Deus da Trapaça. Apesar da versão original ter de fato morrido no cerco, um acordo com Hela fez com que Loki revivesse em uma versão criança logo em Thor #617 (lançada no Brasil na revista Homem de Ferro e Thor número 22). As venturas do jovem Loki seguiram durante a nova revista do poderoso Thor em 2011, e, já adolescente, na revista dos Jovens Vingadores em 2013. Todas publicadas no mix Homem de Ferro e Thor pela Panini.
Agente de Asgard
Com uma minissérie longínqua e agora de grande sucesso, temos Loki, agora renascido como Ikol, como o membro único do serviço secreto asgardiano. Com 3 encadernados publicados, a série de Al Ewing e Lee Garbett teve 17 edições com uma versão renovada e ainda mais trapaceira do deus nórdico.
Histórias compiladas nos encadernados: Confie em mim; Não posso mentir; e Últimos dias.
Loki para presidente
Em uma investida mega inesperada, e que talvez vejamos adaptada na série do Disney+, a revista VOTE LOKI (lançada em uma edição homônima na panini com direito a botón) traz a corrida eleitoral de Loki Laufeyson para , em outras palavras, se tornar presidente dos Estados unidos da América.
Asgardianos da Galáxia e a Guerra dos Reinos
O fim derradeiro do Kid Loki se deu na inusitada equipe dos Asgardianos da Galáxia. O grupo unido por Ângela tinha o intuito de procurar o farol Naflgar. A missão final do jovem deus é concluída, eliminando assim a sua existência e iniciando a grande guerra dos reinos que parou de vez todo o universo Marvel. As aventuras da equipe saíram pela Panini em dois encadernados de capa dura, e a guerra dos reinos em três encadernados de capa cartão.
As Guerras Infinitas
Uma nova busca pelas joias do infinito agita todo o Universo Marvel, desta vez com Loki no centro da trama. Em sua busca incessante pelo poder absoluto, Loki irá armar uma equipe própria para lutar contra Gamora e seguir seu plano de dominação do universo. A saber, a saga foi publicada pela Panini em minissérie e em versão encadernada.
Por fim, claro que ainda há muito mais do deus malandro para rechear de histórias. Suas artimanhas continuam acontecendo nas revistas do Thor, dos Vingadores e onde menos esperar. Se quiser saber mais sobre o imortal trapaceiro, acompanhe seus novos passos em sua série própria no Disney+, e não esqueça de vir contar pra gente tudo da série que você viu primeiro nesse guia de leitura Loki.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.