Guia de leitura | ‘Vingadores: Guerra Infinita’ – THANOS

Pedro Marco

Com a chegada de “Vingadores: Guerra Infinita” (Avengers: Infinity War, 2018), muitos se perguntam por onde começar a ler para conhecer o grande titã louco de pele roxa. Enfim, segue abaixo um rápido guia de leitura do grande vilão cósmico da Marvel.

+ MAIS:

A primeira aparição (Iron Man #55)

A primeira aparição da grande criação de Jim Starlim se deu nas páginas do primeiro volume do Homem de Ferro, na sua 55ª edição. Como um simples vilão coadjuvante, o grande autor das histórias cósmicas da Marvel não imaginava o impacto que sua cria teria no futuro.

ESPECIAL | 10 anos da MARVEL NO CINEMA


 

A Saga de Thanos

Com o aumento da popularidade de sagas cósmicas, Jim Starlim inicia a construção de uma grande saga do titã louco contra o Capitão Marvel e Adam Warlock. Em quase uma década da grande saga cósmica, Starlim monta um arco perfeito dos heróis, tendo como plano de fundo o titã louco.

Essas histórias podem ser encontradas facilmente nas bancas do Brasil de 2 formas. A primeira, de forma mais breve e resumida, nas duas primeiras edições da Coleção Histórica Marvel: Vingadores. Para uma leitura mais completa, pode ser adquirida as edições duplas da Vida e Morte do Capitão Marvel, e de Warlock, pela coleção de Graphic Novels Marvel da editora Salvat.

Thanos em Busca do Poder

Aqui, finalmente, entramos no cerne da história que será adaptado para o cinema. Dividida em 2 edições, a Graphic Novel acompanha Thanos em sua jornada de poder em busca das joias do infinito, até completar sua manopla.

A Panini lançou recentemente o encadernado Desafio infinito onde estas edições servem como um excelente prelúdio.

Desafio Infinito

Tendo a manopla completa com suas 6 gemas, Thanos busca destruir metade do universo da Marvel para conquistar o que ele mais ama. A morte. O que o titã louco não contava, era com a participação de grandes heróis da terra, alguns de seus antigos oponentes, e até algumas traições inesperadas. Considerada o grande clássico do vilão roxo, a história é a grande base do próximo filme da Marvel, além de uma aventura boa até hoje.

Lançada recentemente pela Panini no encadernado supracitado.

Guerra Infinita e Cruzada Infinita

As sequencias da grande trilogia do infinito de Jim Starlim servem de curiosidade para aqueles que quiserem saber o desfecho da manopla e suas gemas. No entanto, as 2 partes finais da trilogia não possuem a presença de Thanos como vilão principal, tendo a trama girando em torno de Adam Warlock, e sua parte maligna Magus.

Lançada primeiramente pela editora Abril, a Panini segue a promessa de encerrar a trilogia nos moldes do primeiro volume.

Abismo Infinito

Outra saga descartável que pode ser pulada por aqueles que buscam apenas o essencial do personagem, é este retorno de Jim Starlim às sagas cósmicas em 2002. Um aparente fechamento de arco falha em sua narrativa, com uma equipe improvável e uma trama vazia sem consequências algumas para o universo Marvel.

Aniquilação

Ao contrário das anteriores, aniquilação surge como um grande clássico moderno, e a história definitiva do universo cósmico da casa das ideias. Infelizmente, a saga de Keith Giffen lançada em 2006, chegou ao Brasil apenas no seu formato minissérie, carecendo ainda de um encadernado digno.

Lançada pela Panini.

O Imperativo Thanos

O run do grande Dan Abnett chega ao fim, fechando toda a história iniciada por Giffen em Aniquilação, e continuada em Aniquilação: A conquista, nas revistas dos guardiões da galáxia, e na Guerra de Reis. Para um final digno, Abnett traz de volta toda a grandiosidade cósmica dos personagens em um fechamento digno e grandioso, tendo o titã roxo como o grande antagonista que ele nasceu para ser.

Essa história acabou sendo ignorada, não saindo em edição mensal pela Panini, mas acabou resgatada e lançada em formato de encadernado pela editora Salvat número 64.

A Ascensão de Thanos

Com o crescimento da iniciativa Nova Marvel, Jason Aaron decide tomar as páginas do titã e contar ao mundo toda sua origem, de infância e adolescência conturbadas. O início da paixão pela morte e toda a sede de sangue, são mostradas nessa história que muitos diziam ser desnecessária (por explicar a motivação de um vilão mal por natureza), mas que traz uma grande diversão aos leitores. Provavelmente, essa história servirá de base para o prólogo de Vingadores Guerra Infinita em abril.

Esta graphic novel foi lançada pela Panini e pode ser facilmente encontrada.

Revelação, Relatividade e Final Infinito

Após novos anos longe das páginas, Jim Starlim surge novamente com uma trilogia cósmica sobre o grande vilão roxo que criou em 1973. No entanto, as três Graphic Novels (recentemente lançadas no Brasil) mostram um enorme caimento da qualidade de roteiro e arte do grande criador. Uma história rasa, genérica e sem consequências, completa a lista de obras dispensáveis para quem busca apenas o essencial de Thanos.

Para curiosidade, a trilogia foi lançada pela Panini ano passado em três encadernados separados.

Infinito

Por fim, uma das mais recentes publicações no Brasil foi o excelente e grandioso run de Jonathan Hickman pelos vingadores. No centro de sua passagem pela revista, Hickman constrói uma das melhores histórias já contadas na Marvel, tendo Thanos como o principal vilão.

Infinito coroou as páginas mensais de Vingadores em 2017, mas chegas as bancas dividida em 4 encadernados, entre a série principal e os tie-ins. A trama também será bastante utilizada no longa dos Russo, por ser onde fomos introduzidos à Ordem Negra de Thanos.

Thanos

Muita coisa sobre o grande vilão roxo ainda carece de lançamento no Brasil. Uma nova série solo do personagem segue fazendo grande sucesso de público nas terras do Trump, trazendo novas revelações de seu passado, e até mesmo futuro. Com o lançamento dos dois novos filmes dos irmãos Russo, muito mais coisa há de vir, deixando eterno o grande Titã louco da Marvel.

Lançada agora em abril nas bancas em um encadernado com as primeiras capa cartão.

Portanto, podemos ver a importância do titã nas páginas dos gibis da casa das ideias. Outras histórias menos importantes coroaram a saga do titã como: O fim do universo Marvel (também de Jim Starlling), Thanos Vs. Hulk; Vs. Thor; Vs. Deadpool… Enfim. Sua trajetória na Marvel Comics é realmente Infinita e com grandes altos e baixos. Para o grande filme que está por vir, apenas “Desafio infinito”, “Ascensão” e “Infinito” bastam, mas nem mesmo um vilão é completo sem uma análise de toda a sua saga.

Pedro Marco

Pedro Px é a prova de que ser loiro do olho azul e com cabelos e barbas longas, não te garantem ser parecido com o Thor. Solteiro, brasiliense e cozinheiro, se destaca como autor de 7 livros, host do Pipocast, membro da Academia de Letras de sua cidade, fundador de Atlética universitária, padrinho da Helena, e nos tempos livres faz 40h semanais como engenheiro civil. Escreve sobre cinema desde que tudo aqui era mato, sendo Titanic seu filme favorito
NAN