Guia de quadrinhos do Doutor Estranho: o que ler antes do filme?
Pedro Marco
Por mais que o mundo pare o universo cinematográfico da Marvel siga a todo vapor – e após já ter marcado presença em 2022 com a estreia de Cavaleiro da Lua -, é a hora de voltarmos aos cinemas para reencontrar o mago supremo em Doutor Estranho 2 – Multiverso da Loucura. Então, para você chegar preparado para identificar todas as referências do filme, fizemos um breve guia de quadrinhos da jornada do Doutor Estranho (ou Stephen Strange para os íntimos).
A origem
Assim como grande parte da reinvenção da Marvel Comics, o herói foi criado pelo grande Stan Lee, em uma parceria com o co-criador do Homem-Aranha Steve Ditko em 1963. Surgindo como uma história solo em Strange Tales #110, o mago seria apresentado como um personagem holístico e misterioso, cuja origem de cirurgião arrogante que perde a função motora de suas mãos, somente seria contada na edição #115. Estas primeiras história do personagem saíram na coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel, da Salvat, no volume #31.
-
Trailer e comercial de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura revelam cenas inéditas
-
‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’ ganha Fan-Event na REDE UCI
Uma terra sem nome, um tempo sem fim
Seguindo a cronologia da Strange Tales, nas edições #130 a 146, Stan Lee e Steve Ditko fazem o que é considerada a primeira graphic novel americana. Aqui temos o segundo encontro do mago com Dormammu e sua busca pela entidade cósmica “eternidade”. Certamente uma história essencial para entender a parte heroica e de superação do personagem.
Defensores
Nos anos 70, a Marvel cancelou a revista do Doutor Estranho, mas suas aventuras seguiram com uma super equipe. Junto com Hulk, Namor e o Surfista Prateado, o mago supremo integrava os Defensores. Assim, a equipe de heróis que se odiavam era reunida em motivos de emergência máxima, começando a ser escrita por Roy Thomas e depois passando para Steve Englehart. As HQs dos Defensores saíram na Coleção Histórica Marvel em 4 volumes.
Além disso, uma história extra da equipe foi publicada na coleção Salvat de capa vermelha com o nome de Defensores: Indefensáveis, onde o grupo enfrenta Dormammu e o feiticeiro multidimensional Umar.
Uma realidade à parte
Já a origem do personagem, assim como a saga Uma Realidade À Parte, saiu na coleção oficial de graphic novels #26. Aqui temos Steve Englehart e Frank Brunner desenvolvendo a mitologia do personagem e seus grandes vilões como o Barão Mordo, Shuma-Gorath e o misterioso Sise-Neg, que tenta recriar o universo Marvel aos moldes bíblicos.
É aqui que temos ainda o primeiro encontro do herói com o icônico Dormammu, e Stephen finalmente recebendo seu Manto da Levitação, em grandes inspirações nos mitos de H.P. Lovecraft. Estas histórias foram publicadas no título Marvel Premiere, que beneficiava os heróis que haviam perdido suas revistas próprias. O sucesso foi tamanho que o Doutor Estranho ganhou seus quadrinhos de volta.
As histórias místicas do Doutor Estranho, cada vez mais, ganhavam o universo Marvel como um todo. Nos anos 2000, o herói participou da criação dos Illuminatis, bem como influenciou a saga Hulk contra o mundo. O que leva a histórias como A Busca pelo Mago Supremo na revista dos Novos Vingadores. Strange retoma seu posto na equipe como um dos grandes protagonistas das Guerras Secretas, e após esta década de mega sagas, precisaria de um novo respiro em suas revistas solo.
Séries mensais no Brasil
A primeira revista solo do herói publicada no Brasil ocorreu somente em 2015, tendo 16 edições mensais. Com roteiro de Jason Aaron e artes sensacionais de Chris Bachalo, a série inicia com Stephen acordando nu e sem magia em um local estranho, sem armas ou memória de como chegou ali. Uma saga bastante sombria e que elevou o nível da revista mensal do personagem como poucas vezes foi feito. Vale lembrar inclusive que Aaron foi o responsável pelas histórias que servirão de base para Thor: Love and Thunder.
Na segunda série mensal, lançada em 2018, temos Loki assumindo o posto de mago supremo e o Doutor Estranho preso no Hotel Inferno de Mefisto. Um par de histórias que entra na cabeça doentia de Donny Cates em uma jornada mega divertida após os acontecimentos de Danação (que citaremos à frente).
Por fim, a terceira série solo mensal de quadrinhos do Doutor Estranho trouxe uma busca por artes místicas no espaço afora, e até mesmo um impasse de Stephen entre poder retomar sua vida como neurocirurgião, ou seguir seu rumo como Mago Supremo. A série foi escrita por Mark Waid e teve cinco edições lançadas pela Panini.
Histórias paralelas
Triunfo e Tormento
Em 1989, os quadrinhos do Doutor Estranho estiveram nas mãos do grande Mike Mignola (criador de Hellboy) junto a Roger Stern para a graphic novel Triunfo e Tormento. A história conta com um encontro inusitado entre Stephen e Victor Voom Doom na tentativa de resgatar a mãe do Doutor Destino do fogo do inferno. Uma das tramas que não necessariamente influencia na cronologia do personagem, mas certamente é uma das melhores já feitas.
Shamballa
Sendo constantemente relançada no Brasil em diferentes formatos, a obra de J.M. Dematteis, com arte de Dan Green, traz Stephen em um desafio final dado pelo ancião após sua morte. Uma jornada de autoconhecimento pelos locais mais sagrados do planeta e pelo interior de sua própria alma. No cinema, foi referenciada como a senha do wi-fi no templo da anciã. Recentemente relançado em uma edição gigante de luxo.
O Juramento
Em 2006, Brian K. Vaughan e Marcos Martins trouxeram O Juramento, em uma investigação paranormal para descobrir quem quer matar o Doutor Estranho. Uma grande aventura do Mago com a Enfermeira Noturna e o submundo do Universo Marvel em Nova York. Publicado pela Panini e pela editora Salvat na coleção de capa preta.
Danação
Em 2018, Doutor Estranho acabou abrindo as portas do inferno e liberando o “Senhor do Mal” Mephisto. O vilão, então, toma para si a cidade de Las Vegas e parte numa cruzada contra os filhos da meia noite, liderados pelo Mago Supremo. Roteiro de Donny Cates e Nick Spencer, com arte de Rod Reis, publicado pela Panini em um encadernado único.
Esta história se passa após a saga Império Secreto que também ganhou um encadernado dedicado ao Doutor Estranho no ano anterior.
E você? Qual sua história favorita do Mago Supremo? Como está a ansiedade para o filme? Comenta com a gente, e nos vemos dia 5 de maio com a estreia de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura!
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: