Guia de HQs do universo ‘Sandman’
Pedro Marco
Siiiiim meus queridos, Sandman já está entre nós na Netflix, e como velhos amigos do Oneiros nas HQs, não poderíamos ficar sem trazer um mega especial pra vocês no Pipocast.
Então se liga aí que são dois episódios lançados em um espaço de uma semana, trazendo não apenas todas as curiosidades sobre os dois primeiros arcos e sobre a série, mas também UM AUDIO-DRAMA EXCLUSIVO POR EDIÇÃO DO QUADRINHOS!!!
E para acompanhar junto com a gente, que tal um guia sobre o que ler de Sandman nas HQs? Então vem aqui comigo.
- ‘Sandman’ da Netflix é uma aula de adaptação
- Panini lança novel ‘Belle’, adaptação do renomado longa animado
- ‘Boa noite Punpun’, a obra prima de Inio Asano
O início
Sandman surgiu como uma forma de apresentar o autor inglês Neil Gaiman para o mercado de quadrinhos norte-americano. Junto com Dave McKean, o escritor havia reinventado a heroína Orquídea Negra, mas precisava de um nome com maior peso para estrear nas prateleiras das comic shops. Assim, surge a oportunidade de reinventar o herói Sandman, que na época já havia sido reescrito por Jack Kirby e por Roy Thomas.
O que ler antes
Como todo bom universo dos quadrinhos, Sandman está constantemente sendo influenciado pelo universo DC, em especial pelo selo Vertigo. Em principal os dois primeiros arcos, o caminho de Morpheus será cruzado por nomes, lugares e situações de duas das maiores fases dos quadrinhos de horror. Sendo:
- Hellblazer Origens, por Jamie Delano (publicado no Brasil em oito edições)
- A Saga do Monstro do Pântano por Alan Moore (publicado no Brasil em seis edições)
A Série Principal
A base de Sandman é sua série principal lançada em 75 edições ao longo de sete anos. Para melhor se situar, estas revistas se dividem em 10 arcos. São eles:
- Prelúdios e Noturnos (Edições #1 a #8)
- Casa de Bonecas (Edições #9 a #16)
- Terra dos Sonhos (Edições #17 a #20)
- Estação das Brumas (Edições #21 a #28)
- Um Jogo de Você (Edições #32 a #37)
- Fábulas e Reflexões (Edições #29 a #31, #38 a #40 e #50)
- Vidas Breves (Edições #41 a #49)
- Fim do Mundo (Edições #51 a #56)
- Entes Queridos (Edições #57 a #69)
- O Despertar (Edições #70 a #75)
Principais Spin-offs
Agora que já lemos a série principal, chegou a hora de dar uma olhada nos spin-offs escritos pelo próprio Neil Gaiman.
- Sandman: Noites sem fim
Sete histórias desenhadas por sete artistas sobre os sete perpétuos
- Sandman: Prelúdio
Apesar de se passar antes de Sandman #1, é uma história melhor entendida se lida ao final de tudo.
- Sandman Caçadores de Sonhos
Uma lenda japonesa adaptada por Gaiman tanto em prosa quanto em quadrinho.
- Dias da Meia-Noite
Um compilado de histórias sobre o sonhar editadas por Neil Gaiman
- Morte
A queridinha dos leitores em sua primeira aparição republicada e mais duas minisséries: O Alto Preço da Vida e O Tempo da Sua Vida.
- Livros da Magia
Também conhecida como a história que mais teria influenciado Harry Potter, a história em 4 partes publicada por Neil Gaiman e Charles Vess em 1991 trouxe Sandman, Constantine e vários personagens do sonhar para a história do jovem Tim Hunter.
- Teatro da Meia-Noite
A ligação definitiva entre o perpétuo Sandman e sua versão heroica Wesley Dodds.
Sandman HQs sem Neil Gaiman
Não só nas mãos do criador o sonhar teve vida. Histórias solo de Cain e Abel, Coríntio, Lucien, As Fúrias e Destino foram publicadas na série “Sandman Apresenta”. Dentre as mais influentes, estão:
- Love Street
O retorno da parceria entre o mundo dos sonhos e John Constantine em 3 edições escritas por Peter Hogan em 1999.
- Os quadrinhos de Jill Thompson
Apesar de parecer improvável, os 10 anos de Sandman foram celebrados com uma versão para bebês dos personagens chamado de “Pequenos perpétuos”, e ganhando uma sequência em 2011 com “A festa de Delirium”.
Em 2003, teve uma história curta escrita e desenhada por Jill Thompson chamada “Morte: A Festa”. Mais tarde, em 2005, a Morte faria uma participação especial em Dead Boys Detectives, também de Jill Thompson.
- Lúcifer
O Estrela do Amanhã introduzido em Prelúdios e Noturnos e desenvolvido em Estação das brumas, teve uma longeva série própria com 75 edições escritas por Mike Carey.
O Universo de Sandman
Em comemoração aos 30 anos de Vertigo e os 25 anos de Sandman, a editora junto a Neil Gaiman decidiram retornar ao universo do sonhar com uma grande expansão e sequência das histórias. Para iniciar, foi lançado um One-Shot que apresenta este novo momento, onde mais uma vez o Sonhar sofrerá a ausência de seu mestre. Para ampliar o entendimento, pode se recomendar também a série DC: Metal, onde o novo senhor do Sonhar foi apresentado.
- Sonhar
A primeira revista, lançada em 20 edições, trata do novo colapso do Sonhar ao enfrentar a ausência de Daniel, o novo mestre dos sonhos. É onde reencontramos Lucien, Dora e Marv em uma das maiores crises do mundo dos sonhos e que traz uma grande nostalgia para os leitores antigos.
- Lúcifer
Em 24 edições, acompanhamos a queda de Lúcifer para se tornar um mendigo em uma cidadezinha de Londres e sua busca para tentar voltar a ser o Príncipe das Trevas novamente
- Livros da Magia
Timothy Hunter também retorna em novas 23 edições onde decidirá se vai ser o maior mago ou maior vilão que o mundo já viu.
- Hellblazer
Em 12 edições, vemos o retorno triunfal de Sandman para o Universo de Sandman, em um caso simples de exorcismo em Londres que toma proporções jamais vistas.
- Casa dos Sussurros
Com o novo colapso do Sonhar, surge uma terceira casa entre a dos Mistérios e a dos Segredos. A casa dos Sussurros de Erzulie vai trazer um novo panorama para a terra dos sonhos em 22 edições.
- Horas de Vigília
Em 12 edições, a série mostra a criação dos pesadelos e como um desgarrado por colocar todos os sonhadores em um sério risco.
Extra:
- Joana Constantine
Se tornando instantaneamente uma queridinha dos espectadores da série, a chamada Lady Constantine teve suas aparições nas edições 13 e 29 da série principal de Sandman por neil Gaiman, mas também ganhou uma história própria publicada por Andy Diggle em 2003 em uma minissérie de 4 partes.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Então. Deu vontade de ler ou reler Sandman? Acompanha com a gente no Pipocast! Segue o link abaixo: