Cantor Gustavo Mioto lança o DVD ‘Inconfundível’
Rafael Vasco
O cantor sertanejo Gustavo Mioto acaba de lançar seu quarto DVD, chamado ‘Inconfundível’, em que apresenta nove faixas inéditas gravadas em show ao vivo na cidade de São Paulo. Além disso, o projeto conta com a participação especial da cantora Marília Mendonça, na música ‘Restrição Sentimental’.
Aliás, a produção visual do trabalho é um show à parte, com uma grande estrutura de painel de LED para a iluminação e vídeos que se revelam a cada canção e melodia entoada por Mioto. Com isso, o projeto pretende levar ao público a uma imersão e interatividade com a potente música do artista.
Assim, durante coletiva virtual para promover a nova empreitada, o sertanejo falou sobre suas influências, parcerias e a produção musical ao longo da pandemia.
- The Weeknd lança edição comemorativa de 10 anos do álbum ‘Thursday’
- Música + Papo do Spotify é opção para antigos ouvintes de rádio
- EP homônimo do Muddora busca resgate do pop-rock nacional
Gustavo aposta no diferente
O cantor destaca a influência de artistas estrangeiros nesse novo projeto. “Na faixa ‘Geladeira’ eu puxei umas referências de The Weeknd, Ed Sheeran e Imagine Dragons. Além disso, coloquei bastante guitarra, ela tem uma vibe mais pesada, é uma música que fala de alguém que não superou um término”. Sendo assim, Gustavo garante que apesar da letra doce e sentimental, a produção musical acabou garantindo a batida forte que ele queria no arranjo.
Parceria e mistura de gêneros
A saber, o trabalho traz o dueto do artista com Marilia Mendonça, em ‘Restrição Sentimental’. “A música com ela surgiu de forma bem natural, já éramos amigos, então sempre conversamos sobre fazer essa parceria”, diz Gustavo. Segundo ele, os fãs dos dois sempre pediam a colaboração, “nossa base de fãs é bem parecida, falamos mais ou menos sobre as mesmas coisas”, conta.
Nesse sentido, Gustavo também é adepto da mistura de gêneros. “Ela é sempre bem-vinda para o enriquecimento da cultura, do nosso gênero inclusive”. Assim, para Mioto, o estilo sertanejo tem raízes no intercâmbio entre os diferentes gêneros, “João Paulo e Daniel gravaram pagodinhos, Léo Canhoto e Robertinho traziam guitarras, sempre gostei dessas misturas”, revela.
Portanto, lembra o cantor, “temos visto a galera do pop gravando com o sertanejo e vice e versa. O pop nacional está cada vez mais forte, tem muita gente massa. Eu acho que essas misturas são incríveis”.
Gustavo Mioto e a pandemia
O novo DVD foi gravado no mês de junho, porém, em uma casa de shows vazia em São Paulo. Gustavo avalia que a experiência foi diferente do que estava acostumado. “É tenebroso tocar sem público. Por exemplo, não gostei de fazer lives justamente por isso, me sentia incompleto sem o povo”, admite.
Entretanto, para o artista, o contato com a plateia é essencial. “Essa troca é onde extravaso, elimino a energia negativa”. Logo, ele confessa que a falta do público reflete até mesmo na escolha da faixa de trabalho do disco.
“Quando tocamos com público, sentimos na galera qual a primeira música que deve ser lançada. Mas, nesse ponto não tivemos isso, foi menos quente do que poderia ter sido se tivesse lotado de gente’, lamenta.