Helldivers 2: conheça mais sobre o jogo - Ultraverso

Foto: Reprodução

Helldivers 2 é ótima evolução do original

Felipe de Andrade

O primeiro jogo da franquia Helldivers chegou ao mercado em 2015 para toda a família PlayStation disponível na época e  também para PC, via Steam. Devido ao seu grande sucesso, o shooter de ação multiplayer online com visão isométrica ficou vivo até os dias de hoje. Ele ganhou diversas atualizações e expansões com o passar dos anos. Com sua temática inspirada em obras de ficção, principalmente Tropas Estelares, não é exagero dizer que este é o primeiro jogo que a Sony publicou para Windows.

Agora, quase nove anos, seguidos por um adiamento, a sequência, enfim, abraça a nova geração. Helldivers 2 chega ao mercado para PlayStation 5 e PCs pelas mãos da Arrowhead Game Studios. Ele é uma publicação da Sony, po rmeio do seu selo PlayStation Studios.

Helldivers 2

O jogo é uma continuação direta do título anterior, mas toda sua estrutura e jogabilidade surgiram do zero. Para começar, ao invés de jogo de tiro com visão isométrica semelhante a franquia Diablo, Helldivers 2 passa a ser um shooter em terceira pessoa. Ele tem elementos de rpg e roguelike, renovando a forma de jogar.

No melhor estilo Tropa de Estelares (novamente) e Fallout, a abertura do jogo conta com um vídeo politicamente incorreto de uma campanha de alistamento. Elamostra para os cidadãos da Superterra, o lar da humanidade, que é possível defender a Liberdade e seu estilo de vida ao fazer parte da força de paz de elite, os Helldivers. Com isso, os interessados passam a combater hordas de alienígenas em planetas vizinhos, impedindo seus avanços em direção à Superterra e espalhando a Democracia Gerenciada por toda a galáxia.

A história

Helldivers 2 não possui um modo história ou uma campanha linear. Ao invés disso, o game começa com um rápido tutorial e logo na sequência estamos atribuindo um nome para o Superdestróier que iremos comandar. Ela nada mais é do que uma nave gigantesca que serve como base de operações e meio de locomoção entre os planetas da galáxia.

Antes de cada nova investida na fatídica Guerra Galáctica é possível acessar o Arsenal e definir a arma principal e secundária. Além disso, escolhemos uma granada para levar para a próxima missão, assim como escolher as partes da sua armadura que podem conter estatísticas, vantagens e efeitos passivos diferentes e voltados para estilos mais defensivos ou agressivos, dependendo da preferência do jogador. Novos equipamentos podem ser adquiridos trocando medalhas que são conquistadas após o término das missões e seus objetivos adicionais, também sendo possível encontrar algumas espalhadas pelos Campos de Batalha.

 

Preparação

Enquanto o jogador se prepara para a ação pode acessar o Gerenciamento da Nave, onde é possível mudar o nome dela, melhorar as estratégias comprando artilharia pesada para o soldado, ataques aéreos especiais disparados pela naves acima do campo de batalha, e ainda há muitos armamentos e equipamentos que podem ser enviados em cápsulas sempre que solicitados através de comandos feitos com o direcional analógico do dualsense, aumentando o poder de fogo do soldado e sua equipe. Também é possível habilitar módulos da nave que garante uma série de melhorias passiva no gameplay, como aumentar os carregadores das armas, reduzir o tempo de demora dos ataques aéreos e coisa de tipo.

Saindo da burocracia para ação, a cada nova missão o jogador precisa definir o planeta e selecionar um dos objetivos disponíveis em sua superfície de acordo com a facção inimiga que ele enfrentará. Toda missão tem um tempo limite, e antes dele acabar é necessário realizar os objetivos, solicitar a extração e, ainda, proteger a área de pouso da nave de resgate. O que pode ser bem trabalhoso, mesmo estando com a equipe completa.

Os cenários e missões

Helldivers 2: conheça mais sobre o jogo - Ultraverso

Foto: Reprodução

Em planetas tomados por autômatos, que lembram muito as cenas que retratam a guerra contra as máquinas da franquia Exterminador do Futuro, enfrentamos robôs assassinos dos mais variados tipos, em missões como destruir estoques de combustível ou munição e fábricas, por exemplo. Já nos planetas infestados por criaturas insetóides gigantes chamados Terminídeos, outra vez, inspirados por Tropas Estelares, há objetivos como eliminar ninhos ou erradicar os enxames de uma área. Ainda existem missões compostas por operações genéricas para ambas as facções.

A repetição das missões e objetivos não é necessariamente ruim neste caso, até porque o estúdio conseguiu disfarçar tudo muito bem.  Mesmo conhecendo os mapas e selecionando os mesmos objetivos, uma partida nunca será igual a outra, pois o posicionamento dos inimigos e de alguns objetivos pelo mapa se dão de forma aleatória ou procedural.

Jogando

As partidas podem ser jogadas com apenas um soldado ou fazendo parte do esquadrão de até quatro jogadores online, cada um com seus soldados suas estratégias, mas em busca de um objetivo em comum.

Durante a exploração dos das áreas selecionadas além dos objetivos principais, também é possível encontrar atividades secundárias e pontos de interesse que podem garantir mais dinheiro do jogo e pontos de XP se concluídos durante as missões. Os pontos de XP servem para que soldados subam de nível ou patente, mas ao invés de garantirem pontos de habilidade como de costume, eles liberam equipamentos e estratégias do mesmo nível do soldado para serem comprados e aumentar o seu o poder de fogo e durabilidade.

A melhor maneira de se aproveitar Helldivers 2 é através do multiplayer online com até quatro amigos, pois assim novos níveis de dificuldade estarão aptos para seleção, aumentando a recompensa obtida, além da quantidade e a variedade de inimigos que enfrentamos em cada planeta que aumenta significativamente. Isso sem falar que é muito mais divertido participar da Guerra Galáctica em equipe, criando um grupo coeso com estratégias que se complementam, ou apenas largando o aço em centenas de alienígena em nome da ação pura e simples.

Helldivers 2: conheça mais sobre o jogo - Ultraverso

Foto: Reprodução

Os gráficos

Os gráficos são um show a parte, com cada planeta possuindo biomas únicos  e características como temperaturas altas ou baixas demais, o clima tropicais ou chuvosos, áreas devastada por bombardeios ou cheias de gás venenoso, para citar algumas variações.

Os inimigos também são bem feitos e podem chegar a dezenas na tela ao mesmo tempo, além de possuírem uma boa I.A. que garante batalhas bem complicadas e caóticas em certos momentos, que podem ser suavizados com a ativação do modo gráfico de desempenho, deixando tudo mais fluído na tela.

Você precisa ver isso:

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link.

O áudio

O áudio também faz bonito e apresenta faixas épicas ouvidas em vários momentos durante exploração e combate. Os efeitos sonoros observados contribuem para uma ótima imersão tanto durante a exploração quanto nas batalhas travadas. Principalmente ao fazer uso do áudio em 3D com o headset Pulse do PS5. A localização e dublagem são de primeira traduzindo todo sarcasmo e bom humor dos diálogos com perfeição. Pena que estes são poucos numerosos por enquanto, já que o jogo acabou de chegar ao mercado e ainda não recebeu novos conteúdos.

Problemas técnicos

Apesar de ser um ótimo jogo de ação exclusivamente online, seu lançamento sofreu um pouco com o título crashando algumas vezes nos primeiros dias. Além disso, alguns problemas técnicos e um número de jogadores maior do que o esperado forçou a Arrowhead a tomar uma medida forte. Ela desligou os servidores por quase 24 horas após três dias do lançamento para poder melhorar o desempenho. Atualizações diárias estão sendo disponibilizadas com correções.

Após essas ações foi possível perceber melhoras em todos os aspectos. Desde mais facilidade para entrar em partidas rápidas com outros jogadores, redução de bugs, menos quedas aparentemente sem motivos e alguns retoques na jogabilidade.

Veredito

Helldivers 2 é uma ótima evolução do título anterior e todas as mudanças na jogabilidade não poderiam ser mais acertadas. Com o gameplay mais dinâmico e partidas mais aceleradas, ficou muito mais divertido acabar com as hordas alienígenas enquanto se espalha a Democracia Gerenciada pela galáxia.

É possível observar a presença de dezenas de planetas que estão presentes no espaço do jogo, mesmo que ainda inacessíveis. Isso mostra que o estúdio tem grandes planos para que o jogo tenha uma vida bem longa pela frente. Sem contar os milhões de inimigos para levar bala em um futuro próximo.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Prós

  • Tropas Estelares em grande estilo
  • Boa I.A. e grande variedade dos inimigos
  • Batalhas incríveis para até 4 jogadores
  • Variedade de táticas, armamentos e equipamentos
  • Biomas únicos para os planetas

Contras

  • Missões repetitivas
  • Jogabilidade desafiante
  • Evolução lenta
  • Bugs que podem atrapalhar o jogo
  • Áreas reaproveitadas em vários cenários

Felipe de Andrade

0

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos:

Créditos Galáticos: