Helstrom série Hulu

‘Helstrom’, série da Hulu, mostra a árdua batalha contra Lúcifer

Stenlånd Leandro

O canal Hulu, dono do sucesso The Handmaid’s Tale, costuma apostar forte em possíveis grandes produções. A saber, isso tem se tornado muito comum. Uma coisa que nos deixa apreensivos, seria essa ideia estapafúrdia de tentar adentrar-se no mundo dos heróis. A Marvel já deixou bem claro que, mesmo gigantes do streaming como a Netflix não terão vez e precisarão concorrer contra o Disney+. Fica difícil crer que a série Marvel’s Helstrom, a aposta da Hulu no universo heroico, possa durar, visto o cancelamento de Manto e Adaga

Helstrom estreou no dia 16 de outubro, com 10 episódios. O que mais preocupou foi a pressa do canal em ter um episódio por dia, ou seja, praticamente hoje, na data desta crítica, foi ao ar o episódio final. A produção de terror, no entanto, não vai ter nenhuma conexão clara com os filmes conhecidos do Universo Cinematográfico da Marvel. Mesmo assim, trata-se de uma série derivada de seus estúdios e produtores.

O seriado mistura O Exorcista, Supernatural e até mesmo O Bebê de Rosemary. Isso porque a série Helstrom tem foco em possessões demoníacas. Como filhos do coisa ruim, sabemos que os vilões são muito corriqueiros de outras séries: DIABO, CAPETA, SATANÁS, BELZEBU e tudo aquilo que você queira considerar como maligno. Afinal, apesar de possuírem nomes próprios como Kthara (antagonista principal do primeiro ano) e Abul Basar (filho de Kthara), até onde sabemos, eles não costumam falar seu nome e denominam-se como A LEGIÃO.

Personagens bem construídos

Os protagonistas da série (Damon e Ana) são filhos de Marduk, um demônio que intitula-se Satanás e de uma mulher mortal chamada Victoria Wingate. Desde pequeno foi treinado na arte da magia negra, ao lado de sua irmã, Satana, que abraçava a sua herança, enquanto Damon se interessava mais pelo mundo mortal e sua parte humana. Damon e Satana foram separados após sua mãe descobrir a real natureza de Marduk. Damon é um professor de ética que brilha como exorcista.

Assim, ele não tem ilusões sobre salvar um mundo pelo qual não tem paciência e apenas espera poder ajudar algumas das pessoas que considera mais próximas. Aliás, em sua batalha contra um mundo oculto, Damon está determinado a erradicar os demônios à medida que eles surgem, e não vai parar até que sejam vencidos.

Helstrom série Hulu

Ana (Satana) Helstrom (Foto: Divulgação)

Em sua dimensão, Damon usufrui de um poder ilimitado e é capaz de realizar praticamente qualquer feito mágico. Ele pode sentir a presença do sobrenatural e lançar feitiços para transportar a si e aos outros para dimensões místicas e de volta à Terra. Ele possui um tridente mágico que lhe permite invocar fogo do inferno e fogo da alma que causa dor excruciante nos seres vivos através do contato direto da força vital de uma pessoa.

Por outro lado, Ana administra uma casa de leilões bem-sucedida, mas seu verdadeiro interesse está em caçar aqueles que ferem os outros. Traumatizada por seu pai quando criança, a moça é levada a livrar o mundo de pessoas como ele, mesmo que secretamente se preocupe com o retorno de seu pai.

Referências

Alguns episódios da série Helstrom remetem um bocado ao Bebê de Rosemary, além de diversos filmes que cultuam esta temática de que o filho do mau precisa nascer de algum ventre. E acredite, isto acontece aqui. Decerto, mais do que uma história de horror, o seriado acaba abordando os traumas de uma família fragmentada.

Assim, muito da história é ancorada no significado de família, tanto no sentido biológico, que diz respeito a heranças genéticas literais, como também sobre a família que formamos a partir de nossas escolhas. Helstrom aposta profundamente em uma aventura arrepiante com personagens que, acredite ou não, são bem construídos.

Muito além do antagonismo

Os vilões principais da série são a entidade maligna Kthara e seu filho Basar. Assim, eles tentam de todas as formas trazer o mau para a terra. Dessa forma, unem forças com outros demônios como Magoth. Esses vilões usam muito do que já sabemos do demônio: este tenta ludibriar sua mente com falcatruas para atingir seus objetivos.

Kthara

Helstrom está longe de ser uma série ruim, mas também não é das melhores. O seriado foi a última produção aprovada antes da troca de comando na divisão televisiva da Marvel. Em outubro do ano passado, Jeph Loeb foi substituído por Kevin Feige, que já comandava o braço cinematográfico da companhia.

Com o fim de todas as séries na Netflix, a aproximação dos últimos episódios de Agents of SHIELD, assim como o cancelamento de Fugitivos e Manto e Adaga, é o fim de uma era da Marvel na televisão. E, por isso, não há garantia alguma de que Helstrom terá um segundo ano.

A Hulu, assim, remove os holofotes de grandes produções que mostram que nem todos os vilões são de outro planeta ou conseguem voar por aí. Há também o mal que assola o mundo sobrenatural. O Motoqueiro Fantasma que o diga. E é aí que temos uma grata surpresa, bem ao estilo da Liga da Justiça Sombria com uma mescla de Esquadrão Suicida.

Aliás, enquanto muitos enaltecem Os Supremos, X-Men, Quarteto Fantástico e, claro, Os Vingadores, há mais um grupo de heróis conhecidos na Marvel: Os Thunderbolts. A saber, este grupo de “anti-heróis” – que pode aparecer na série se ela ganhar um segundo ano -, combateram os irmãos helstrom de igual pra igual. Os helstrom também já lutaram lado a lado de Mephisto, Blackheart dentre outros sobrenaturais.

Final prematuro?

Por fim, Helstrom é uma série interessante que poderá cativar o fã, já que é algo que se afasta do cânone. Num geral, temos algo satisfatório, injustamente subestimado pela crítica internacional.

Infelizmente, com o provável fim de Helstrom de forma prematura, considerando que toda série vinculada ao universo televisivo da Marvel foi engavetada, não haverá a menor chance de vermos demônios Satannish, Zarathos, Pesadelo, Mephisto, Lucifer, Irmão Vodu, Dormammu e, quem sabe, até Chton na série. Uma pena.

TRAILER

FICHA TÉCNICA

Título original: Helstrom
Direção: Paul Zbyszewski
Elenco:  Tom Austen, Sydney Lemmon, Elizabeth Marvel
Distribuição: Hulu
Data de estreia: sex, 16/10/20
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção, terror
Ano de produção: 2020
Episódios: 10
Classificação: a definir

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN