‘Homem-Aranha no Aranhaverso’ é a maior animação de todos os tempos
Cadu Costa
Após a premiação de Melhor Filme Animado na 76ª edição do Globo de Ouro, no último domingo, Homem-Aranha no Aranhaverso (Spider-Man: Into the Spider-Verse) enfim, estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 10.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO’ É UMA CELEBRAÇÃO À DIVERSIDADE
E o prêmio foi mais do que merecido, afinal, Homem-Aranha no Aranhaverso é tão impressionante, é tão absurdamente incrível e sensacional que sua exibição deveria ser uma atração turística, um evento de shoppings e cinemas ao ar livre por todos os dias para sempre. O jogo de cores, a história, o desenrolar dos acontecimentos, tudo é uma experiência tão extraordinária que faltam palavras pra descrever O MELHOR FILME do aracnídeo desde Homem-Aranha 2, de 2004.
Essa animação é também mais um passo da Sony na construção do seu próprio multiverso baseado nos personagens do Homem-Aranha. Uma ideia que persiste na empresa desde os filmes com Andrew Garfield que não agradaram muito. Mas como retomar esse projeto após o fracasso inicial? Com novos personagens, novas abordagens e novas culturas. E ninguém melhor pra esse reinício que Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate.
Quem é Miles Morales?
Bom, nos quadrinhos a Marvel tem a sua própria ideia de multiverso, várias realidades paralelas com diferentes versões de personagens. Seu universo principal e regular é conhecido com a numeração de 616. No início dos anos 2000, a editora pensou num novo universo mais próximo da realidade, mais perto da globalização e das atualidades da época. Uma reimaginação dos heróis lendários a um público novo sem o peso dos anos de cronologia. A isso ela chamou de Universo Ultimate 1610.
É esse novo mundo, aliás, o grande fator de influência dos filmes e séries do trilionário Universo Cinematográfico Marvel.
Leia mais:
– CCXP 2018 | VIMOS O TRAILER DE ‘HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA’ – CONFIRA A DESCRIÇÃO
– HOMEM-ARANHA | 10 CURIOSIDADES SOBRE A NOVA TEMPORADA
Na realidade Ultimate, o Homem-Aranha também existe e era mais novo, como o Tom Holland e seu Peter Parker do UCM. Mas, aqui, seu final é trágico. Após muitas aventuras, 160 edições e mais algumas minisséries, a Marvel resolveu matar Peter Parker. Sim, MATAR. Depois de uma épica batalha contra o seu arquirrival Duende Verde, Peter Parker morre ao derrotá-lo e salva assim Tia May, Mary Jane e Gwen Stacy. De chorar.
Mas nesse contexto, enquanto tudo isso acontecia, um outro jovem também havia sido picado por uma nova aranha alterada geneticamente e assistia ao confronto. Era o pré-adolescente Miles Morales, um garoto negro com ascendência hispânica.
Em Homem-Aranha no Aranhaverso, a sua história está sim muito bem contada sob a ótica dos quadrinhos. Em ambos, o tio do garoto Aaron Davis é o vilão Gatuno e acaba sendo responsável pela aranha que pica Miles Morales. Obviamente, algumas liberdades são tomadas pra diferenciar as duas mídias, mas nada que comprometa muito. Inclusive porque, até o momento, o filme não se passa no UCM.
Há também uma mudança importante na origem do uniforme de Miles Morales no filme.
Nele, Miles utiliza por um tempo um uniforme igual ao de Peter Parker, que ele comprou em uma loja de fantasias, e somente na metade da história recebe seu uniforme preto. Isso também acontece nos quadrinhos, entretanto, o modo como ele recebe tal uniforme é diferente.
Enquanto nas histórias em quadrinhos é a SHIELD quem fornece o novo uniforme do herói, no longa-metragem, Miles consegue tal uniforme através da Tia May. Com a nova roupa em mãos, ele finalmente assume a identidade de Homem-Aranha em seu universo.
Mas e o Aranhaverso?
Essa é a pergunta que não quer calar: como todas essas aranhas aparecem juntas? Bom, nos quadrinhos, o Aranhaverso (Spider-verse, no original em inglês) foi um evento em que vários Homens-Aranha de diferentes realidades, clones e personagens com poderes de aranha se juntaram para combater uma ameaça interdimensional. Tal ameaça era o grupo de vilões conhecidos como ‘Os Herdeiros’, que estavam assassinando todos os totens da aranha de vários universos. Ou seja, estavam matando todas as pessoas que incorporavam as características desse animal.
Já na animação, a motivação é o Rei do Crime que busca encontrar uma realidade nova por um motivo especial (não vou dar spoiler) e, aí, após as coisas darem errado por conta da interferência do Homem-Aranha/Peter Parker, nos é apresentado Miles Morales e seus novos ‘poderes e responsabilidades’.
É importante ressaltar e se aprofundar um pouco nesse novo Homem-Aranha. Como já dissemos, Miles Morales é um garoto negro, latino e morador do bairro do Brooklyn, em Nova York. Desde de cedo na sua vida, Miles teve que lidar com bullying, a pobreza e a criminalidade de sua vizinhança. A primeira vez que somos apresentados a esse personagem nos quadrinhos, vemos que ele foi sorteado para frequentar uma boa escola, onde Miles teria uma oportunidade para escapar a realidade que vivia.
No filme Homem-Aranha no Aranhaverso, as coisas não são tão diferentes. Miles tem uma mãe porto-riquenha, enfermeira e super protetora. Seu pai é um respeitado policial e o garoto se sente deslocado na nova escola. Quando ganha os poderes de Aranha, ele só assume o manto após a morte do Peter Parker do seu universo e segue o legado apenas quando outro Peter Parker aparece.
É interessante notar como o mundo se prepara para a presença do novo Homem-Aranha. E isso inclui o nosso.
Sim, porque é importante lembrar que ideia de um Homem-Aranha negro já vinha sendo discutida na Marvel há algum tempo, desde 2008, quando Barack Obama se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Era algo que o então editor-chefe da Marvel, Axel Alonso, andava pensando até que surgiu a oportunidade com Brian Michael Bendis, o idealizador de todo o Universo Ultimate. Além dele, o novo Homem-Aranha foi criado também por uma mulher, a desenhista italiana Sara Pichelli.
“Nós vimos a América ganhar seu primeiro Presidente negro e pensamos que talvez fosse a hora de darmos uma olhada em nossos ícones”, disse Bendis certa vez.
Pô, um ‘Homem-Aranha negro e latino’, co-criado com uma desenhista mulher num mundo cada vez mais complicado na questão da aceitação das diversidades? Faz total sentido! E não só isso. Podemos notar também que Miles não era apenas um ‘Homem-Aranha negro e latino’. Ele tinha seu próprio elenco de personagens coadjuvantes, uma personalidade e visão de mundo completamente diferentes das de Peter Parker, e até mesmo mais poderes originais como a capacidade de se camuflar, tornando-se praticamente invisível e uma espécie de descarga elétrica de baixa intensidade como uma ferroada. Além, é claro, de escalar paredes, força e sentido de aranha.
Miles Morales tem outras diferenças também como uma família presente e viva, o que poderia influenciar e muito na sua origem. Mas, dentro do contexto aracnídeo, ele possui a característica principal para ser Homem-Aranha: mais do que poderes, Miles Morales tem o incomparável senso de responsabilidade de Peter Parker. E o que era motivo de dúvidas por conta de tantas mexidas no personagem mais importante da Marvel, acabou sendo muito bem recebido pelos leitores e se transformou no mais novo queridinho da editora e agora também das telonas.
Será que veremos o personagem no UCM?
Bom, de certa forma, Miles Morales está presente no Universo Cinematográfico da Marvel. “Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, vemos Peter Parker ir atrás de um dos criminosos que estava comprando armas da gangue do Abutre. Para aqueles que não pegaram a referência, esse criminoso era Aaron Davis, o tio de Miles. Ele até mesmo diz que possui um sobrinho na cidade.
Outra referência ao personagem é o ator que interpreta Aaron, Donald Glover. Segundo Brian Michael Bendis, ele foi uma das inspirações originais para a criação do novo Homem-Aranha e também dublou Miles Morales em “Ultimate Spiderman”, série animada da Disney XD.
Se veremos Miles Morales/Homem-Aranha no UCM, não sabemos, mas por hoje temos essa versão ANIMAL do personagem. Esqueçam Vingadores, Capitã Marvel, X-Men, Mulher-Maravilha, esqueçam tudo isso. Homem-Aranha no Aranhaverso é a coisa mais inovadora que veremos este ano de 2019. A tecnologia dessa animação é tão fantástica que não precisa ser só assistida, mas vivenciada. Podemos jurar que estamos dentro de uma revista em quadrinhos. É a emoção na tela, é como fazer parte do espetáculo. E de ser “espetacular”, qualquer Homem-Aranha entende.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Spider-Man: Into the Spider-Verse
Direção: Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman
Elenco (Vozes): Shameik Moore, Hailee Steinfeld, Mahershala Ali, Jake Johnson, Liev Schreiber, Brian Tyree Henry, Luna Lauren Velez, Lily Tomlin, Nicolas Cage, Kimiko Glenn, John Mulaney
Distribuição: Sony Pictures
Data de estreia: qui, 10/01/2019
País: Estados Unidos
Gênero: animação, aventura, fantasia, comédia, família, ficção científica
Ano de produção: 2018
Duração: 117 minutos
Classificação: Livre