Leia a crítica do filme Homens à Beira de um Ataque de Nervos

Foto: Divulgação

‘Homens à Beira de um Ataque de Nervos’ coloca os ‘machos’ em seus devidos lugares

Wilson Spiler

O filme Homens à Beira de um Ataque de Nervos (Hommes au Bord de la Crise de Nerfs), estrelado por Thierry Lhermitte, Laurent Stocker, Marina Hands e grande elenco, estreou nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, nos cinemas brasileiros.

Exibida na seleção oficial do festival L’Alpe-D’Huez deste ano, a produção acompanha um grupo de homens, de idades que variam de 17 a 70 anos, que se inscrevem em um retiro terapêutico, liderado pelo coach Ômega, pois estão à beira de um colapso nervoso.

Com a promessa de uma experiência “exclusivamente reservado para homens” que, supostamente, opera milagres, o grupo se surpreende ao descobrir a verdadeira identidade sobre o local e seu operador.

Leia também:

‘Sra Harris Vai a Paris’ não inova, mas tem seu charme

‘Contatado’ e o fanatismo

‘Fé e Fúria’ expõe a surrealidade do Brasil atual

Pedro Almodóvar

Homens à Beira de um Ataque de Nervos não tem esse título por acaso. A própria diretora e co-roteirista Audrey Dana diz que o nome é um trocadilho proposital com o clássico de Pedro Almodóvar “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988). De acordo com a cineasta, “a ideia é mostrar que a ‘histeria’, que dizem ser algo tão exclusivo das mulheres, também pode ser aplicada aos homens.”

E, de fato, a diretora tem êxito nesse objetivo. Afinal, o machismo estrutural da nossa sociedade enxerga a mulher como mais impulsiva e até mesmo desequilibrada, enquanto o homem tem a imagem de sensato, do patriarca. E esse lado é realmente muito pouco retratado na telona, reforçando esses rótulos.

O estigma do macho alfa

No entanto, a obra Dana passa longe do charme do filme de Almodóvar. Uma dessas diferenças está claramente no elenco. Embora sejam rostos conhecidos do cinema francês, no longa espanhol tínhamos atores do quilate de Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano e Rossy de Palma. Fica até difícil competir.

Além disso, mesmo se tratando comédia, os personagens são exageradamente caricatos, algo muito mais bem construído no clássico de 1988. Mas veja bem: Homens à Beira de um Ataque de Nervos está longe de ser ruim. Só pela cena em que os participantes do retiro descobrem o ‘segredo’ do lugar, já vale o filme. Assim como essa tentativa de tirar esse estigma do macho alfa também é sempre bem-vinda.

Onde assistir ao filme Homens à Beira de um Ataque de Nervos?

A saber, Homens à Beira de um Ataque de Nervos estreou nesta quinta-feira, 13 de outubro de 2022, exclusivamente nos cinemas brasileiros.

Aliás, estão de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Homens à Beira de um Ataque de Nervos

Elenco do filme

Thierry Lhermitte

Ramzy Bedia

François-Xavier Demaison

Ficha Técnica do filme Homens à Beira de um Ataque de Nervos

Título original do filme: Hommes au Bord de la Crise de Nerfs
Direção: Audrey Dana
Roteiro: Claire Barré, Audrey Dana
Duração: 97 minutos
País: França, Bélgica
Gênero: comédia
Ano: 2022
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: