‘HQ de Briga: Volume 2’ chega aos episódios finais
Juliana Góes
Em 2019, o quadrinista Silva João publicou o livro HQ de Briga, que reunia os oito primeiros capítulos de seu trabalho homônimo. A saber, neste momento, Silva trabalha nos episódios finais do Volume 2 e deve disponibilizá-los gratuitamente em seu Twitter e na plataforma Tapas.
- CCXP Worlds: DC Comics apresenta Future State
- Veja quem narra o audiobook Harry Potter no Brasil
- Panini lança álbum de figurinhas NOW UNITED 2020
Na obra inspirada em vários mangás do gênero shonen, o autor utiliza todos os clichês de filmes de ação para narrar (de forma totalmente original) a história do Protagonista. Este, ao lado do Rival Amigável e do simpático Demônio, viaja até Rio Claro/SP para encarar o Antagonista e seu exército: os capangas número 1, 2, 3 e 4. Além disso, essa publicação rendeu a Silva uma indicação ao Troféu HQMix na categoria Novo Talento (Roteirista).
Sobre o livro
HQ de Briga – Volume 2 traz um arco chamado Como o Bronx foi conquistado e começa do mesmo ponto em que o primeiro livro acaba. Assim, o Antagonista, amarrado a uma cadeira e levando uma surra de uma personagem desconhecida, paralisa a narrativa. Então, começa a contar ao leitor como ele foi parar naquela situação. “É a história de como o Antagonista foi de bobo alegre a rei do crime (se é que ele é mesmo um rei do crime)”, revela o quadrinista.
Ademais, para esta sequência, Silva João conta que mudou quase completamente o seu processo criativo. “No primeiro volume eu simplesmente joguei as informações mais importantes em um papel e deixei a história seguir seu próprio rumo conforme desenhava cada página. Agora, todo esforço criativo é direcionado para contar pedaços dessa história, então preciso de mais cálculo. Mas tento sempre me deixar levar por caminhos que não planejei, de acordo com a minha vontade”, explica.
Portanto, sem dar spoilers, o autor já adianta que o episódio 3 deste volume traz momentos que extrapolam toda noção de metalinguagem já trabalhada em HQ de Briga. “Pra mim é muito importante narrar mesmo as coisas mais complexas de maneira simples, ainda que carregando a história de subjetividade. Foi um grande desafio facilitar a comunicação desta cena em particular, mas acredito que ela trará uma experiência divertida ao leitor”, conclui.
A versão física de HQ de Briga está disponível na loja de Silva João por R$ 40,00. Por fim, para ler a versão digital dos episódios já publicados é só acessar o Tapas ou o Twitter do autor.