‘Ilha de Segredos’ eleva a tensão até o último minuto
Wilson Spiler
O expressionismo alemão é uma das maiores referências para a sétima arte. A influência de filmes como Metropolis (1927), Nosferatu (1922); bem como obras do diretor Wim Wenders, como Asas do Desejo (1987) e Paris, Texas (1984); além de obras mais recentes como Edukators (2004) e Adeus, Lênin (2003), certamente, influenciaram muitos cineastas.
Recentemente, as produções alemães voltaram ficar em voga com o lançamento da série Dark, na Netflix, que gerou grande repercussão pela complexidade da sua trama de viagem no tempo. Agora, também chega à gigante do streaming outro filme do país recheado de mistérios: Ilha de Segredos (Schwarze Insel).
Curiosamente, apesar da produção ser alemã, o longa é dirigido pelo português Miguel Alexandre, com experiência em produções para TV.
-
Comédia brasileira ‘Diários de Intercâmbio’ é a mesmice de sempre
-
‘Estranho Passageiro – Sputnik’: novo terror da Netflix é o ‘Alien’ russo
A história de Ilha de Segredos
Ilha de Segredos conta a história de Jonas Hansen (Philip Froissant), um órfão que habita uma pequena ilha aparentemente pacífica. No entanto, o lugar guarda segredos que colocam o jovem em perigo. Principalmente depois que ele se aproxima da nova e misteriosa professora de alemão Helena Jung (Alice Dwyer).
Com o sonho de ser escritor, Jonas não tem o apoio do avô Friedrich Hansen (Hanns Zischler), mas recebe diversos elogios de sua mentora, por quem acaba se apaixonando. Mesmo se relacionando com Nina Cohrs (Mercedes Müller), Jonas acaba se vendo atraído por sua professora e cai de cabeça numa aventura que pode provocar graves consequências.
[youtube v=”J5knr5zRy_o”]
Vale a pena assistir?
Embora não beba da fonte do expressionismo alemão, Ilha de Segredos é um belo filme de suspense, que remete bastante à já citada Dark e até mesmo à série islandesa Katla, de bastante sucesso na Netflix. Isso porque é recheada de mistérios e eleva a tensão até o último minuto.
Além disso, Alice Dwyer está excelente no papel de professora misteriosa. Enquanto isso, Philip Froissant convence como jovem órfão. Aliás, a direção também é precisa, com tomadas mais fechadas que elevam o clima de aflição; bem como a trilha nervosa deixa a temperatura ainda mais alta.
Sem medir consequências e com situações que podem chocar os mais “puristas”, Ilha de Segredos é um belo exemplar do novo cinema alemão, que se reinventa de tempos em tempos, mas sempre mantendo um alto nível de qualidade.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de Ilha de Segredos, da Netflix
[youtube v=”Y7R78hR1MCU”]
Ilha de Segredos: elenco do filme
Philip Froissant
Alice Dwyer
Hanns Zischler
Mercedes Müller
Sammy Scheuritzel
Lisa Carline Hofer
Ficha Técnica
Título original do filme: Schwarze Insel
Direção: Miguel Alexandre
Roteiro: Miguel Alexandre, Lisa Carline Hofer
Data de estreia: qua, 18/08/21
Onde assistir ao filme ‘Ilha de Segredos’: Netflix
País: Alemanha
Gênero: drama, suspense
Duração: 104 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos