Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

Foto: Mylena Larrubia / ULTRAVERSO

O que cabe de Illy no Rio de Janeiro

Mylena Larrubia

A cantora Illy fez, neste sábado (29), o show de lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, “O Que Me Cabe”, no Teatro Prudential, localizado no bairro da Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro. Com parcerias com Marina Sena, Erasmo Carlos e Adriana Calcanhotto, o disco traz um aspecto mais pop para suas músicas, mas sem esquecer da baianidade que já marcava suas interpretações. E o show foi assim: pop e tropical desde o dourado de sua roupa até o vermelho das luzes do palco e de seus sapatos.

“Meus pés, essas mãos cansadas / Quero mudar / Transar, dançar com você”, com esses versos da música “Dentro de Mim”, que também abre o álbum, Illy deu início ao show no Teatro Prudential. Em seu canto não dava para perceber algum nervosismo, mas sua expressão era um tanto acanhada e preocupada. Ela explicou o motivo disso depois de cantar as três primeiras canções da noite:

“Que maravilha tá aqui nessa noite de estreia do meu disco ‘O Que Me Cabe’. Subi meio desconcentrada, sem o microfone. Trouxe o menino [o filho dela] hoje. Mãe de primeira viagem, sabe”, disse a cantora.

Leia também:

Day Limns apresenta novo single no 5º Hallowemo Revival Festival

Em ‘Midnights’, Taylor Swift tenta fazer o não-fã dormir

Oficina G3 faz show épico de retorno no RJ

Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

Musa do refrão

A cantora baiana usava um vestido justo dourado, que formava um conjunto com uma luva que só cobria os dedos, na mão direita, e se estendia em fitas de tecido no pulso; tinha também um laçarote envolvendo o pescoço, como um cordão, em que fitas também pendiam ao longo do vestido. Tudo dourado. Menos o sapato: um salto bem alto, do modelo meia pata, vermelho.

Quando cantou a música que dá nome ao álbum, “O Que Me Cabe”, Illy se tornou a própria musa da qual fala no refrão, enquanto dançava com um gingado que trouxe uma visualidade para o compasso da canção. Naquele momento, ficou claro como “não existe refrão sem musa”.

“Essa aqui eu ganhei de presente de uma artista que eu admiro muito. Da Marina Sena”, destacou a artista. Alguém na plateia gritou: “E é linda!”. Com isso, Illy introduziu “Quente e Colorido”, que tem participação de Marina, grande nome do pop nacional neste ano. Na terceira fileira do teatro, uma criança ria, muito animada, assistindo à apresentação, sentada no colo do pai, ao lado da mãe. Quando ia acabar a música, Illy percebeu a menina e ficou cantando olhando para ela, brincando e sorrindo. E, depois que a canção acabou, ela puxou o refrão novamente para a pequena, sem parar de sorrir.

Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

Caetano Veloso e Ana Frango Elétrico

O ar tropical, que aparece um tanto timidamente neste álbum, surge forte em “O Conteúdo”. A canção foi composta no início da década de 70 por Caetano Veloso. Com o arranjo novo, Illy conseguiu cantá-la mais enérgica do que na versão anterior. Na parte vocalizada do fim da música, um “ah ah ê ê”, o público cantou junto com a artista. E a cantora também puxou um coro, na parte “Jorge, Jorge…”, que a plateia seguiu prontamente.

“Eu abro esse show nada mais, nada menos do que com uma canção de uma compositora que é uma das que mais adoro na minha vida. E que agora eu vou chamar. E que acho que faz sentido aqui: Ana Frango Elétrico”, disse Illy quando acabou de cantar “Réveillon”.

“Sou muito sua fã!”, respondeu Ana ao entrar.

Elas cantaram juntas “Mulher Homem Bicho” e “Chocolate”, ambas de Ana Frango Elétrico. Na primeira, a convidada fez sons de cachorro quando é machucado, como imitando um leve choro do bichinho, durante a música, e isso animou a plateia. Antes de sair do palco, Ana se inclinou, fazendo uma reverência ao público. Illy a agradeceu, chamando-a de “Aninha”.

Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

Momento baiano

A cantora fez um momento bem centrado na Bahia. Seja pelas letras que falam de religião, de regionalismo ou por clássicos de lá. Partindo de “Acalanto para Martim”, música de “O Que Me Cabe” que homenageia seu filho, Illy já pediu um “vocês!” e o público cantou calmamente como numa oração.

A baiana foi seguindo em uma série de músicas muito conhecidas de outros cantores de sua terra, como “Suíte do Pescador”, de Dorival Caymmi, “Árvore”, de Edson Gomes e “Me Abraça e Me Beija”, de Lazzo Matumbi. Quando começou outra canção de Edson Gomes, “Perdido de Amor”, ela constatou: “Lá na Bahia a gente canta assim”. E a plateia aplaudiu e se agitou, cantando em conjunto.

Ao cantar “Afrouxa” de seu primeiro álbum, “Voo Longe”, Illy pediu para o público se levantar das poltronas do Teatro Prudential. Então, a plateia foi descendo as escadas e parando bem perto do palco. Formou-se uma cena linda: pessoas cantando, dançando, se abraçando, e olhando para cima, para a artista. A plateia não se sentou mais até o fim da apresentação. Ela também cantou “Sombra da Lua” e “Djanira”, músicas do mesmo disco, que fizeram grande sucesso. Em algum momento, chamou por seu filho, o qual ela parecia ouvir pelo ponto no ouvido.

Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

O que cabe dela

Caminhando para o final do show, Illy cantou “Eu e Você na Pista”, música que originalmente é uma parceria com Duda Beat. Repetiu várias vezes, junto com as vozes da plateia, os versos “Fazendo amor / Botando pra moer / Só eu e você, só eu e você”. Em seguida, ela fez uma despedida: “Muito obrigada, Rio, por me acolher aqui mais uma vez. Obrigada aos colegas também”, apontando para os músicos da banda.

Illy entrou para trás do palco após a despedida, mas o público gritava “mais uma!”. Ela concedeu o pedido e ainda foi generosa, cantando duas canções: “Nunca Errou” e repetiu, agora com Ana Frango Elétrico, a música que abriu a apresentação, “Dentro de Mim”. “Essa banda é maravilhosa!”, comentou a convidada quando acabaram de cantar.

Illy, então, deu um beijo na cabeça da convidada e se despediu novamente da plateia. As cortinas se fecharam. A cantora, ao longo da noite, deixou marcado um “o que me cabe” no Rio e em todo o Brasil: não o que cabe a ela, mas o que cabe dela.

Illy faz show incrível no Teatro Prudential Rio de Janeiro RJ outubro 2022

Setlist do show de Illy no Teatro Prudential (RJ)

Dentro de Mim
Cabimento
Por Dentro
O Que Me Cabe
Só Eu e Você
Quente e Colorido
Você Só Quer Me Comer
Desafio
O Conteúdo
Réveillon
Mulher Homem Bicho (Ana Frango Elétrico)
Chocolate (Ana Frango Elétrico)
Acalanto para Martim / Suíte do Pescador (Dorival Caymmi) / Árvore (Edson Gomes) / Me Abraça e Me Beija (Lazzo Matumbi) / Perdido de Amor (Edson Gomes)
Afrouxa
Sombra da Lua
Djanira
Só Eu e Você Na Pista
Nunca Errou
Dentro de Mim (bis com Ana Frango Elétrico)

Fotos do show de Illy no Teatro Prudential (RJ)

Fotos: Mylena Larrubia / ULTRAVERSO

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Mylena Larrubia

Estudante de Jornalismo na Escola de Comunicação da UFRJ. Tenho interesse em temas culturais e socioambientais, e por tradução e fotografia.
NAN