Imagine Dragons Mercury - Acts 1 e 2 crítica do álbum 2022

Foto: Divulgação

Imagine Dragons mostra que o amor ainda é a força mais revolucionária em novo álbum

Rafaela Cunha

Quantas palavras são necessárias para expressar um sentimento? Talvez essa reflexão seja necessária na tentativa de entender (ou justificar ) o quinto álbum lançado pela banda Imagine Dragons, Mercury – Acts 1 e 2. Dividido em duas partes, Mercury Act 1 e Mercury Act 2, produzidos pelo tão conhecido e renomado Rick Rubin, somam um total de 32 músicas que vagam entre um mix de sentimentos intensos e reais.

Indo na contra mão das produções musicais atuais que buscam lançar grandes hits, o disco foi pensado para ser expressivo e marcante, relatando momentos difíceis de luto e sofrimento vivenciados pelo vocalista da banda, Dan Reynolds.

Em 2019, o grupo anunciou que faria uma pausa e, nesse período, o frontman do Imagine Dragon passou por grandes perdas de pessoas amadas e utilizou da sua música para relatar e expressar tudo o que estava sentindo.

Leia também:

DÁ O PLAY: 30 músicas clássicas para comemorar o Dia Mundial do Rock

Animação infantil criada por Carlinhos Brown estreia espetáculo musical

Sting ressurge com o peso da nostalgia em ‘The Bridge’

Mercury – Act 1

Lançado no dia 13 de setembro de 2021, Mercury Act 1 pode ser resumido por duas palavras: vida e  luto. Através das canções presentes nesse disco como “Wrecked” , “Lonely” e “My Life”, o artista deixa claro que esteve tomado por sentimentos ruins causados pelas perdas. Em uma declaração dada pelo por ele, afirmou: “Eu passei um bom tempo da minha vida sem expressar a minha verdade, escrevendo sobre problemas, como crises de fé, de maneira metafórica para que minha família não soubesse do que estava falando”. Então, durante esse período, teve que lidar diretamente com a perda e sentiu a necessidade de deixar claro o que estava passando.

Em níveis musicais, o disco mantém o estilo pop do Imagine Dragons, mas passeia entre o pop rock e até mesmo rap, como na primeira canção do Mercury Acts 1 e 2, “Every”. O álbum conta também com estilos românticos e de superação, como nas canções “Follow You” e “It’s Ok” (que, em particular, me tocou profundamente). O período de pausa coincidiu com a pandemia, onde muitos de nós passamos por perdas e dores irreparáveis. Portanto, é muito emocionante e forte ouvir esses relatos.

Mercury – Act 2

Já a segunda parte de Mercury – Acts 1 e 2, composto por 18 faixas, que somam quase uma hora de música, a banda Imagine Dragons traz um respiro, expressando mensagens de superação, onde o artista deixa claro que, apesar de tudo, é importante recomeçar e continuar vivendo, tendo como principal motivo o amor. Isso fica bem claro em canções como “Symphony”  e “I’m Happy”. Esse sentimento se transforma é expresso não só nas letras, mas também nos arranjos e ritmos, que deixam claros esse salto de sensação com canções mais animadas e até mesmo românticas.

No lançamento, a banda deu a seguinte declaração: “Embora mergulhe em momentos de luto e busca, em sua essência, é uma celebração da vida e da humanidade. Embora a vida pareça incrivelmente frágil e finita, ainda estamos vivos”. Isso resume perfeitamente a sensação causada ao escutar a segunda parte do álbum.

Apesar de longo, Mercury – Acts 1 e 2, da Imagine Dragons, é capaz de produzir sentimentos e reflexões extremamente importantes, reais e, acima de tudo, atuais! Assim, a banda mostra que o amor ainda é a força mais revolucionária de todas e que existem muitos bons motivos pelos pais podemos continuar.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Ouça Mercury – Acts 1 e 2, novo álbum da Imagine Dragons

Rafaela Cunha

0

Créditos Galáticos: