‘Império da Luz’, filme de abertura do Festival do Rio 2022, é uma ode ao cinema
Bruno Oliveira
Império da Luz (Empire of Light) é o novo filme de Sam Mendes que faz sua estreia no Brasil no Festival do Rio 2022 sem uma data exata para estreia nos cinemas nacionais. Antes de comentar qualquer coisa sobre essa obra, devo vangloriar um pouco o diretor do qual nunca dei a devida atenção. Ele já foi responsável por longas como Beleza Americana (1999), Estrada para Perdição (2002); 007 – Operação Skyfall e 007 Conta Spectre (2012/2015), bem como 1917 (2019). Só esses exemplos já mostram que ele não é qualquer um e que merece estar entre os grandes. E seu novo trabalho veio chancelar o seu talento na função.
Sinopse
Hilary, vivida pela oscarizada Olivia Colman (A Favorita), é uma gerente de um cinema no sul da Inglaterra no início dos anos 80. Ela nos parece ser uma pessoa altamente introspectiva que faz o seu trabalho de forma exemplar e que após suas obrigações vai para sua casa sem apresentar nenhum momento de emoção intensa. Quando Stephen (Micheal Ward), começa a trabalhar no mesmo lugar, sua vida acaba ganhando um pouco de cores. Essa história de amor se torna mais emblemática por ser embalada pela magia do cinema que os cerca diariamente.
Ode ao cinema e ao amor
A magia a que me referi é apenas metafórica, mas ela é sentida de certa forma. Império da Luz acaba sendo também uma ode ao cinema. O quão fantástico ele é e como ele pode embalar a vida das pessoas que amam a aura desse lugar. Aqui, é como se ele fosse um Deus silencioso que apenas serve de ouvido e de testemunha para as histórias e aos acontecimentos do dia a dia de cada um. Ele se faz presente nos momentos felizes e também nos momentos bem tristes.
O cinema, em si, é apenas um pano de fundo para a verdadeira história aqui. O longa nos apresenta uma história de amor nem um pouco convencional. A trama tem romance, mas muito mais que isso: ela tem respeito. Esse detalhe é gigantesco se começarmos a analisar a nossa protagonista. Não sabemos direito sobre o seu passado, mas sabemos que ocorreu algo muito ruim relacionado a algum homem. Essa raiva misturada com rancor surge dela em um momento corriqueiro e cabe ao nosso coprotagonista entender a situação e estender a mão para ajudá-la. Algo simples e que faz diferença a personagem.
A retratação dos anos 80 é importante para a trama por dois motivos. Um, por mostrar como um cinema era majestoso nessa época, mesmo que seja um período de declínio do modelo comercial; dois, por ser uma época em que os negros eram perseguidos por skinheads. Algo muito triste e que entra na história de uma forma bem violenta, mas muito real para que possamos entender como era a vida de um jovem negro nessa época.
Atuações muito boas
Dizer que Olivia Colman fez um belo trabalho aqui é como chover no molhado. Ela está incrível como sempre, sem nenhuma exceção. Que atriz incrível e já lanço minha aposta para ela estar nas próximas premiações. Enquanto ela já era esperada uma grande atuação, o ator Micheal Ward me surpreendeu bastante.
Não o conhecia e, na verdade, ele não tem aquela cena que você realmente diz o quanto é bom. Mas a forma como atua serve como um contraponto perfeito a nossa protagonista. Aqui, por ser menos, acaba sendo mais e rendendo uma ótima atuação. Toby Jones (O Espião que Sabia Demais) e Colin Firth (O Discurso do Rei) também estão no elenco, mas ficam relegados apenas a fazer o básico, do qual fazem muito bem por sinal.
Conclusão
Império da Luz é um drama em ritmo lento, mas com uma bela história. Uma ótima direção de Sam Mendes, capaz de esconder segredos e provocar excelentes atuações. Para quem ama o cinema, assim como eu, é capaz de se emocionar por mostrar o que ele significa de verdade.
Por outro lado, o longa-metragem também pode emocionar por nos mostrar uma história de amor com pé no chão. Daqueles que a vida vem para atrapalhar e que torna cada um dos envolvidos mais experientes e com amor pela vida.
*Filme visto no Festival do Rio 2022
Onde assistir ao filme Império da Luz?
A saber, Império da Luz será exibido no Festival do Rio 2022, que acontecerá entre os dias 06 de outubro até 16 de outubro. Ainda não tem data oficial para estrear no Brasil.
Trailer do filme Império da Luz
Império da Luz: elenco do filme
Olivia Colman
Micheal Ward
Colin Firth
Toby Jones
Tom Brooke
Tanya Moodie
Crystal Clarke
Ficha Técnica do filme Império da Luz
Título original do filme: Empire of Light
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Sam Mendes
Duração: 119 minutos
País: Reino Unido e Estados Unidos
Gênero: Drama, Romance
Ano: 2022
Classificação: a definir