Indecente | Novo filme de suspense da Netflix abusa dos clichês
Bruno Oliveira
Indecente é o mais novo filme de suspense e mistério lançado pela Netflix nesse mês de janeiro. Ele traz a maravilhosa Alyssa Milano (Charmed ou Jovens Bruxas no Brasil) no papel da protagonista do longa e que faz par romântico com o ator Sam Page (House of Cards). Acima de tudo, o filme nos mostra uma investigação criminal que me fez lembrar demais aqueles livros que se vendem em bancas de jornal.
Daqueles que já possuem uma fórmula batida e que, por muitas vezes, muda apenas o cenário e o nome dos personagens. Mas, já sabemos tudo que vai acontecer com exatidão.
- O Velho/Novo Oeste em ‘Ataque dos Cães’
- ‘Bar Doce Lar’ | A beleza singular de uma história simples
- Papai Poderoso 2: Tudo Ou Nada | Apesar dos pesares, comédia da Netflix consegue divertir
A Trama
Grace, nossa protagonista vivida por Alyssa Milano, é uma escritora de livros sobre crimes misteriosos em que os culpados geralmente são homens com motivos passionais. Ela possui uma irmã, Kathleen Miller-Breezewood, que é vivida por Emilie Ullerup (Battlestar Galactica) e que quer conquistar a guarda do filho novamente. Ela trabalha como dominatrix na Internet. Seu assassinato causa a união de Grace com o detetive Ed, vivido por Sam Page, para desvendar esse caso de homicídio.
Por essa pequena sinopse já dá para notar que ele possui um pouco de metalinguagem. O fato dela ser uma especialista em crimes e cair sem querer em uma trama como suas histórias me fez ter um pouco desse sentimento. Tudo o que ela aprendeu sobre o modus operandi de assassinos é colocado em prática aqui para desvendar o caso. Talvez eu esteja forçando essa visão, mas eu senti um pouco desse recurso narrativo, que acaba sendo bem de praxe.
Afinal, quem é o real detetive da história?
Inicialmente, o detetive que aparece para ajudá-la é famoso e possui um belo histórico de resolver crimes. Por conveniências de roteiro, ele é vizinho da irmã da protagonista e os dois concretizam um encontro romântico exatamente no momento em que está havendo um crime na casa ao lado. Até aí, tudo bem né.
O problema é que a partir disso o grande detetive que começa cheio de moral é simplesmente deixado de lado porque a protagonista se mostra mais especialista em crimes do que o próprio detetive. Até a capitã de polícia ignora ele e passa a dar moral para ela. O que aconteceu aqui? Só aceitei e vamos todos pegar esse assassino juntos.
Surpresa zero
O grande clichê aqui é que já sabemos quem é o assassino no início. Bem, pelo menos eu descobri. Posso ter simplesmente ter chutado certo, mas acho que foi experiência demais em obras desse tipo. Poderia dizer que isso é mais uma metalinguagem? Não, seria forçado afirmar isso. A verdade é que quem está acostumado com o gênero, descobre rapidamente. A graça ficaria mais para quem não espera nada dele e, assim, poder ser surpreendido com sua revelação final.
Vale a pena assisti-lo?
A minha primeira resposta sem pensar muito seria “não, não vale”, mas acho que estaria sendo radical demais. Não o achei horrível, mas o seu alto teor de cliché me deixou com a sensação de que já vi esse filme em algum lugar. Só que com outros atores. Recomendo mais para os fãs do gênero mesmo e para quem quer ver um filme de mistério leve sem ter que pensar demais sobre ele. Ele é bem light e dá para assistir tranquilamente em uma tarde de sábado tediosa.
Onde Assistir
Indecente estreou na Netflix no dia 13 de janeiro de 2022 e por isso já está disponível para todos os assinantes do serviço. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de Indecente, filme da Netflix
Elenco
Alyssa Milano
Sam Page
Emilie Ullerup
Malachi Weir
David Lewis
Matthew Finla
Ficha Técnica
Título original: Brazen
Direção: Monika Mitchell
Roteiro: Suzette Couture, Donald Martin e Edithe Swensen
Duração: 94 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Crime, Drama, Mistério
Classificação: 14 anos
Data de Lançamento (Brasil): 13 de janeiro de 2022