Inimiga Perfeita crítica do filme

Nem tudo é o que parece em ‘Inimiga Perfeita’

Wilson Spiler

Inspirado no best-seller Cosmetique de L’Ennemi, da autora belga Amélie Nothomb – ainda inédito no Brasil -, o filme Inimiga Perfeita (A Perfect Enemy) chegou às principais plataformas de vídeo no último dia 3 de dezembro.

Com locações na Alemanha, Espanha e França, o longa-metragem acompanha a história de Jeremy (Tomasz Kot, de Guerra Fria), um bem-sucedido arquiteto. Ele acaba conhecendo Texel (Athena Strater, de A Grande Mentira) enquanto espera por seu voo em um terminal que projetou 20 anos atrás. A jovem insiste em contar a sua história de vida, onde o presente e o passado do homem se misturam, deixando o encontro cada vez mais suspeito.

Atuações convincentes

Dirigido pelo espanhol Kike Maíllo, que também assina o roteiro ao lado de Cristina Clemente e Fernando Navarro, o filme Inimiga Perfeita é, no mínimo, intrigante. De início, a trama parece arrastada, com uma relação, digamos, forçada entre os dois protagonistas. Trabalhando apenas com a dupla de personagens em praticamente todo a projeção, aos poucos, vamos percebendo que nem tudo é o que parece.

E é assim que a obra fisga o espectador de vez. A partir da história pouco crível da jovem, o enredo traz uma reviravolta que faz quem assiste ficar com curiosidade cada vez maior de saber como será o desfecho. Tudo diante de atuações sólidas e convincentes de Kot e Strater.

Papéis invertidos

Utilizando-se basicamente de diálogos bem inseridos e uma trilha sonora densa, Inimiga Perfeita constrói um clima de tensão instigante com um plot twist – ao contrário do que parecia no início – nada forçado e muito bem-feito, onde mocinhos e vilões tem papéis invertidos, ou, ao menos, desmantelados.

Aliás, Inimiga Perfeita não tem heróis. O filme revela que, na verdade, muitas vezes, somos os nossos próprios monstros. Os segredos que guardamos, bem como os pecados que tentamos esconder dos outros – e de nós mesmos – tornam-se sufocantes e afetam nossa saúde mental. Para o bem ou para o mal.

Portanto, assim como o título do longa, viramos nossos próprios inimigos. Isso porque, em Inimiga Perfeita – até mesmo perante nossas vidas – podemos estar sempre diante de uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento. Afinal, quem sabe os mistérios que cada um guarda consigo?

Onde assistir ao filme Inimiga Perfeita?

A saber, o filme Inimiga Perfeita está disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Inimiga Perfeita

Inimiga Perfeita: elenco do filme

Dominique Pinon
Tomasz Kot
Marta Nieto

Ficha Técnica

Título original do filme: A Perfect Enemy
Direção: Kike Maíllo
Roteiro: Cristina Clemente, Kike Maíllo e Fernando Navarro, baseado no livro de Amélie Nothomb
País: Espanha, Alemanha e França
Duração: 99 minutos
Gênero: suspense
Ano de produção: 2021
Classificação: a definir

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN