‘Instinto Materno’ é um belo suspense com ótimas protagonistas
Bruno Oliveira
‘Instinto Materno’ é o novo filme dirigido por Benoît Delhomme (Os Infratores), roteirizado por Sarah Conradt (50 States of Fright), e estrelado por Anne Hathaway (Os Miseráveis) e Jessica Chastain (Histórias Cruzadas). Sendo praticamente um remake do filme belga de mesmo nome, que por si só é baseado no livro de 2002 escrito por Barbara Abel, vemos uma história de suspense familiar trágica e bem dramática com ótimas atuações das atrizes protagonistas.
Sinopse
Situado nos anos 60, acompanhamos a vida de duas amigas e vizinhas: Alice (Jessica Chastain) e Céline (Anne Hathaway). Elas vivem como aquelas típicas donas de casa perfeitas e sempre bem arrumadas para o cotidiano. A vida delas muda para sempre quando Max, o filho de Céline, sofre um terrível acidente e morre na frente das duas. Agora, aquela convivência amorosa e pacífica dará a vez para desconfianças e paranoias, uma vez que Céline culpa, de certa forma, Alice pelo acontecimento trágico.
- ‘Uma Prova de Coragem’ é um típico filme de Sessão da Tarde
- ‘Dias Perfeitos’ é um drama contemplativo, simples e tocante
- ‘Godzilla e Kong: O Novo Império’ é o filme pipoca para assistir na melhor sala possível
Início triste e pesado
O que começa como um lindo conto de fadas familiar, logo se transforma em um horror. Calma! Esse não é nenhum filme de terror, mas o clima criado é pesado e sentimos a dor dessa mãe, e do pai também, mas ele não é tão presente em tela. Podemos até tentar mensurar a dor, mas nunca conseguiríamos imaginar de forma completa como é esse buraco no peito, a não ser que tenha passado por isso também. É com esse clima pesado e culpa que o primeiro ato se encerra, mas isso é só o prenúncio do que virá.
Suspense com desconfiança e paranoia
Logo, o suspense toma conta da tela e acompanhamos a história pelo ponto de vista de Alice. Ela sente uma certa culpa por não ter conseguido avisar Céline e por não ter conseguido impedir o fatídico acidente. Continua sendo uma boa amiga, mas Céline não consegue dar esse espaço. Para piorar esse climão, Alice não gosta da amizade que seu filho nutre com a própria Céline. De certa forma é estranho, pois parece que Céline quer tratá-lo como próprio filho.
Não demora muito e as paranoias de nossa protagonista Alice começam a aparecer. Acontecimentos estranhos e duvidosos surgem ao redor e automaticamente acha que sua melhor amiga é a culpada por tudo. Paranoias, pesares e, principalmente, culpa tomam conta dela e fica difícil para nós e para ela entender exatamente o que está acontecendo. A trama vai ficando mais nebulosa até que o clímax chega. Embora tenha sido rápido, foi bastante satisfatório e ainda possui um final bem agridoce. Uma dica para entender as intenções de Céline é sobre as cores de sua roupa. Algumas escuras e outras em tons pastéis ditam o seu momento emocional e pode revelar coisas que não poderíamos imaginar.
Conclusão
‘Instinto Materno’ é um ótimo suspense que vai nos deixar de cabelo em pé e nervosos para entendermos tudo o que está acontecendo. Nossas duas protagonistas dão o tom certo para o drama e arrasam na interpretação. O choro é convincente trazendo bastante credibilidade a história. Se gostar, assim como eu, saiba que existe uma continuação literária chamada ‘Além do Instinto’ que chega em breve em nossas livrarias pela editora Globo Livros. Agora é esperar para transformarem mais essa história em filme também.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer – Instinto Materno
Ficha Técnica
Título original: Mother’s Instinct
Direção: Benoît Delhomme
Roteiro: Sarah Conradt
Elenco: Anne Hathaway, Jessica Chastain, Josh Charles, Anders Danielsen Lie, Caroline Lagerfelt, Baylen D. Bielitz, Eamon Connell
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 28 de março de 2024
Duração: 94 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2024
Classificação: 14 anos