Isaac Karabtchevsky volta à regência da Petrobras Sinfônica
Wilson Spiler
O maestro está de volta! Aos 86 anos, depois de um ano e meio recluso por causa da pandemia, Isaac Karabtchevsky retorna à regência da Orquestra Petrobras Sinfônica. A saber, a apresentação, com público reduzido, será no dia 10 de setembro, às 19h, na Sala Cecília Meireles, espaço da Funarj. O evento faz parte da série “Orquestras”.
Com participação de Cristiano Alves na clarineta, o repertório escolhido para o retorno tão aguardado do maestro contará com obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Robert Schumann.
Voltar a viver
Para o maestro Karabtchevsky, voltar a reger é o mesmo que voltar a viver. Ele destaca a importância de estar de volta ao lado da orquestra, mas também lamenta o falecimento de músicos que fizeram parte da história da música brasileira.
“Para nós, músicos da Petrobras Sinfônica, o concerto que se avizinha é uma redenção no sentido literal da palavra – para mim significa, após 18 meses de ausência, voltar a viver!”, declara Karabtchevsky.
Aliás, o maestro também exaltou o solista Cristiano Alves, que o acompanha no espetáculo.
“O solista desse concerto é um músico maior, amplo e generoso, Cristiano Alves. E a orquestra é a nossa querida Petrobras Sinfônica! Assistir ao concerto é presenciar um ato de amor, após a recente perda, tão sofrida, de dois de nossos melhores artistas: Gustavo Meneses e Nelson Abramento. Eles estarão presentes em espírito e inspiração que, esperamos, possam ser compartilhados”, declara Karabtchevsky.
-
EXCLUSIVO: Fred Camacho fala sobre primeiro single solo e álbum
-
Aos 68 anos, não falta vigor à nova música de Ronaldo Barcellos
Repertório da Orquestra Petrobras Sinfônica
Já o solista Cristiano Alves, 1º clarinetista da Orquestra Petrobras Sinfônica, fala sobre a escolha do repertório para o concerto. Além disso, destaca a obra de Mozart e o seu contentamento em voltar a tocar ao lado do maestro.
“No auge de sua maturidade artística, Mozart concebeu uma obra repleta de cores e texturas tão ricas quanto diversas e o tema do segundo movimento é conhecido como uma das mais belas páginas da história da música. Peça obrigatória em concursos internacionais e audições orquestrais, representa um desafio ao intérprete na busca por transmitir a justa concepção estilística aliada à personalidade artística do próprio executante”, afirma Cristiano.
O músico ainda elogiou efusivamente a Orquestra Petrobras Sinfônica, assim como o maestro que a rege.
“Não imagino oportunidade melhor para um artista quanto poder debruçar-se sobre tal repertório, tendo junto a si uma das melhores e mais ativas orquestras de nosso continente, a querida Petrobras Sinfônica, capitaneada pelo maior maestro que nosso país já produziu, Isaac Karabtchevsky. Só posso agradecer e buscar oferecer aquilo que de melhor trago por toda a vida!”, completa.
Transmissão pela internet
Enfim, o concerto será transmitido pelo YouTube da Petrobras Sinfônica da Sala Cecília Meireles e da Alerj. Por outro lado, a apresentação presencial contará com 30% da capacidade. A Sala Cecília Meireles segue o Protocolo de Segurança Sanitária elaborado pela Funarj, ratificado pela Secretaria Especial da Covid-19 do Estado do RJ e adotado pelo Governo do Rio de Janeiro, via decreto.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.